sifão

Precisando comprar um sifão? A gente te ajuda a escolher!

Obras não precisam significar dores de cabeça! A escolha de materiais muitas vezes é dificultada porque há pouco conhecimento do produto a ser adquirido e de suas funções. No caso do sifão, item fundamental para o funcionamento das instalações hidrossanitárias da sua casa, a escolha adequada é um dos melhores investimentos para garantir bom funcionamento.

As áreas em que é usado (banheiros, áreas de serviço e cozinhas) geralmente sofrem constantes reformas devido à má instalação de tubulações, dentre elas o sifão. Para evitar esses imprevistos e visando te ajudar a fazer uma excelente escolha, elaboramos uma série de dicas e informações cruciais para você comprar o seu sifão. Confira a seguir!

Entendendo o que é um sifão

Sifão é o nome dado ao dispositivo hidráulico usado em instalações hidrossanitárias que serve para impedir que a entrada de gases do esgoto e fossas retornem para os ambientes, bloqueando a subida do mau cheiro para os ambientes da sua casa.

Ele é um elemento constituinte das tubulações onde há fluxo de água: é uma curva na tubulação que se enche de água, impedindo a subida de gases e odores. Quando a água entra na tubulação, ela expulsa os gases presentes ali para fora do sistema (normalmente localizado na rua ou no tubo de coleta fora da residência), criando uma pressão que permite a evacuação do esgoto.

Além de ser a garantia de uma casa livre de odores indesejados e gases tóxicos, é um aliado na hora de evitar entupimentos e vazamentos.

Qual o funcionamento do item?

Basicamente o sifão é um tubo curvo em forma de U ou S que é acoplado na tubulação do seu banheiro, cozinha, lavabo ou área de serviço. Essa curva é preenchida de água, quando ativado o sistema hidráulico, que fica ali acumulada numa certa pressão.

Conforme os dejetos e gases vão passando pelas tubulações, a pressão do sifão funciona como uma válvula que empurra esses gases em direção da rua, impedindo que eles retornem ao ambiente ou que se exalem para fora do cano. Dito de outra forma, é um mecanismo de expulsar gases de tubulações pela pressão da água acumulada.

Existem diferentes tipos e usos de sifão, cada qual destinado a uma finalidade e tendo um determinado formato. Vamos conhecer alguns?

Tipos de sifão

Existem diversos tipos de sifão no mercado, cada um com características específicas para diferentes tipos de lavatórios e pias. Os principais tipos de sifão são:

●     Sifão flexível: é um modelo que pode ser moldado em diferentes formatos, permitindo a sua adaptação a diferentes tipos de pias e lavatórios. É muito utilizado em banheiros de pequeno espaço, pois são facilmente moldáveis;

●     Sifão de garrafa: recebe esse nome devido a sua forma de garrafa e serve de substituto a todos os outros tipos de sifão, inclusive o sifão de metal para banheiro. Sua particularidade é que seu formato permite uma maior vazão em espaços reduzidos;

●     Sifão comum: é largamente o mais usado, devido a praticidade e baixo custo. É composto de um tubo curvo em forma de U e tem como função impedir que o odor e gases retornem ao ambiente;

●     Sifão para máquinas de lavar: de uso exclusivo para lavadores, sua principal característica é possuir um tubo mais longo e uma tampa removível para facilitar a limpeza;

●     Sifão para banheiras: possui um tubo longo, como os sifões para máquinas de lavar, mas ao contrário daqueles este é de formato curvo e com maior vazão. Facilmente adaptável aos mais diversos tipos de banheiras;

●     Sifão oculto: caracteriza-se como um tipo que fica escondido dentro da parede ou da bancada, ou mesmo no caso das cubas de embutir, deixando visível apenas a grelha. Por ter um design mais clean, discreto e minimalista, é indicado para áreas livres e vãos com passagens, ambientes recreativos e comerciais;

●     Sifão de esgoto: serve para escoar a água do esgoto, podendo ser aplicado em pias, bancadas e áreas de serviço.

É importante escolher o tipo de sifão adequado para o ambiente em que será instalado, levando em conta a finalidade e as particularidades do espaço. Sempre, em caso de dúvidas, é importante contatar um profissional especializado.

Mesmos os diversos tipos de sifões possuem, entre si, uma variedade de materiais dos quais são feitos. Vejamos mais sobre cada um deles e o que os diferem no quesito qualidade e custo-benefício.

Principais materiais

O mais importante ao escolher o material é a finalidade e o ambiente onde ficará o sifão. Os sifões podem ser encontrados no mercado em diferentes materiais, os mais comuns são: PVC, aço inoxidável, e o sifão de metal para banheiro, especialmente o de cobre e o de bronze. O sifão de PVC garante leveza, resistência, durabilidade e ainda é o mais econômico de todos os tipos, sendo ideal para ambientes úmidos.

O Sifão de aço inoxidável é bastante resistente à corrosão e é a opção mais aconselhável para quem busca durabilidade, além de deixar o ambiente com uma estética mais moderna. O sifão de cobre, por sua vez, não é muito comum, mas é ideal para tubulações de cobre. Conhecido pela durabilidade e resistência em escalas industriais, os sifões de bronze são ideais para locais com grande movimentação de pessoas.

No quesito qualidade, o sifão de metal para banheiro é superior, especialmente o de aço inoxidável, embora seja de preço mais elevado. Os sifões de PVC, por outro lado, são os mais largamente utilizados, em seus diversos tipos, devido ao seu melhor custo-benefício.

Qual a relação da cuba com o sifão no momento da escolha?

É extremamente importante escolher um sifão que seja compatível com o modelo da cuba, para garantir um encaixe perfeito e evitar futuros vazamentos. Ambos, portanto, devem ser escolhidos juntos na hora da compra.

Por exemplo, cubas de sobrepor costumam ter um espaço menor entre a cuba e a bancada, exigindo um sifão mais curto. Já uma cuba de embutir para banheiro geralmente exige um sifão mais longo e passando pela bancada.

A escolha de um sifão pode parecer um detalhe irrelevante no seu projeto, mas há aí um grande engano! Como podemos ver, é um elemento fundamental para o bom funcionamento das suas instalações hidráulicas de banheiros e cozinhas.

Conhecer os seus tipos, materiais e modo de funcionamento, portanto, é importante para quem deseja fazer a melhor escolha na hora da sua compra, garantindo o melhor custo-benefício e durabilidade. Agora que você já sabe tudo o que precisava sobre o tema, é só ver a sua obra concluída com qualidade e isenta de futuras dores de cabeça.

Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *