Você provavelmente já ouviu falar em marketing orgânico, mas caso não tenha ouvido ou se mesmo após ouvir está com dúvidas acerca do assunto, não se preocupe que iremos lhe auxiliar.
Neste conteúdo você verá tudo que precisa sobre o conceito, desde a sua definição até como você pode potencializar as suas estratégias de marketing orgânico.
O que é marketing orgânico
Iniciamos com a definição, em resumo, podemos dizer que marketing orgânico é aquele que é realizado sem fazer uso de publicidade paga.
Sendo assim, o termo orgânico, por sua vez, é usado para definir pessoas que chegam até o seu site, blog, ou página de maneira natural, sem ser através de propagandas e anúncios.
Campanhas de marketing orgânico têm como objetivo conquistar acessos orgânicos.
As ações nesse tipo de marketing devem ser constantes e os clientes devem aderir à marca de forma natural ao longo do tempo. Dito isso, tenha em mente que as estratégias de marketing orgânico levam tempo para demonstrar resultados, nada acontece de imediato.
Resultados obtidos com o marketing orgânico
Dentre os principais benefícios do marketing orgânico, podemos dizer que os acessos orgânicos aumentam a reputação da sua marca e, muitas vezes, geram recomendações.
Isso porque clientes que chegam naturalmente a uma página, sem ser por anúncios, tendem a se interessar de fato pelo conteúdo disposto.
Ademais, as estratégias de marketing orgânico focam exatamente nisso, produzir um conteúdo relevante para conseguir gerar mais acessos naturalmente. Com isso, teremos o surgimento de lealdade, aliada a um sentimento de confiança, dos clientes com a empresa.
Termos relacionados com esse tipo de marketing
Por isso, muitas vezes o marketing orgânico é relacionado com o marketing de conteúdo, que são estratégias focadas em produzir um material de qualidade, que consiga atrair e reter os consumidores.
Outro termo que podemos ver relacionado é o marketing de atração, também chamado de “inbound marketing”. Afinal, as técnicas dessa modalidade visam atrair os clientes. Normalmente, as ações tomadas no marketing de atração utilizam os seguintes recursos:
- Blogs;
- Vídeos;
- Podcasts;
- Páginas interativas;
- Livros digitais.
Como potencializar a sua estratégia
Por fim, podemos pensar em maneiras de potencializar as estratégias do marketing orgânico.
Estude e aplique estratégias de SEO
A primeira dica, uma das mais valiosas, é utilizar técnicas de SEO no conteúdo da sua página. Lembrando, SEO é a sigla para “Search Engine Optimization”, ou seja, “otimização de mecanismos de busca”.
Um breve exemplo de prática que pode auxiliar é o uso correto de palavras-chave ao longo do conteúdo disposto em sua página.
As técnicas de SEO, quando bem aplicadas, irão garantir que o seu site tenha uma melhor colocação nas ferramentas de pesquisa online.
Sendo assim, com conteúdo adaptado ao SEO, através de buscas online os clientes podem chegar até o seu site, ou seja, de maneira orgânica, sem o uso de publicidades pagas.
Marketing de conteúdo é uma excelente opção
Outra estratégia, de certa forma aliada com a primeira, é investir no já citado marketing de conteúdo.
A produção de materiais de qualidade, que possuam relevância para seu público-alvo é fundamental para gerar autoridade e credibilidade para a sua marca.
O Marketing de conteúdo é um dos principais responsáveis por fazer com que empresas se tornem referências no mercado.
Isso porque, dentre outros fatores, esse tipo de matéria foca em entender e atender às necessidades dos clientes, o que causa uma alta proximidade.
Tenha um site funcional e interligado
Outra peça fundamental para atrair e reter clientes em sua página é tê-la operando com excelência. Isso quer dizer que tudo em seu site deve funcionar da maneira correta, ser responsivo.
Os botões devem corresponder aos comandos sem problemas, o site deve carregar rapidamente e o conteúdo disposto deve se adaptar a diferentes plataformas, como computadores celulares e tablets, por exemplo.
Ressaltamos que essas são apenas algumas das funções possíveis, tudo deve funcionar.
Outra estratégia interessante que envolve o desenvolvimento do site é ter os seus conteúdos conectados entre si.
Aqui temos o que é chamado de “link building”, que consiste na ligação de conteúdos entre sites, ou na própria página.
Um bom exemplo de link building é utilizar palavras chaves que são destacadas no texto de uma postagem e, ao serem clicadas, levam a outro conteúdo relacionado com aquele termo.
Essa técnica gera engajamento pois mantém os clientes no seu site por muito mais tempo.
O marketing orgânico pode ser a solução que você busca
Podemos concluir que as estratégias de marketing orgânico se mostram extremamente eficientes, portanto, pode ser uma excelente aposta para potencializar o seu conteúdo e consolidar a sua marca no mercado.
Afinal, trata-se de um marketing que não é intrusivo, gera valor, confiança e constrói algo extremamente sólido.Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.