ambiente limpo

Qual é a importância de um ambiente limpo para os idosos?

Deixar o ambiente limpo da casa em dia, assim como sua organização é um verdadeiro desafio para a maioria das pessoas.

Seja pelo jeito de vida corrido que não exige de tanto tempo para o foco às tarefas domésticas ou até mesmo por outros tipos de problemas.

É muito importante ressaltar isso, pois até uma reforma piso de taco pode exigir uma limpeza mais profunda. 

Porém, as pessoas acabam ignorando certas tarefas que devem ser postas em prática para que a vida da família, seja muito mais confortável durante a semana.

Incluir certos hábitos bons, no seu dia a dia, vai demandar pouco tempo e facilita a limpeza de toda a casa. 

Afinal, limpar a pele de vidro residencial é às vezes bem difícil, mas com a prática, o que precisar ser limpo, será limpo com mais facilidade.

E, com essa rotina bem estabelecida, a manutenção da organização da sua residência vai se tornando mais fácil e ainda sobra tempo para descansar. Sabe-se que todos os ambientes precisam ser limpos em alguma frequência, mesmo que em uma bem pequena.

É o caso de uma funeraria 24 horas, um lugar como este, precisa ser limpo periodicamente, principalmente para que não se impregne certos maus odores no ambiente. O ambiente cheiroso se torna agradável e bem singelo. A boa limpeza sempre é boa.

Principalmente, em ambiente com idosos, ter um local bem limpo e organizado, vai fazer toda a diferença para eles. 

A desorganização pode causar um acidente, o idoso pode cair e se machucar gravemente, por isso, ter uma organização impecável é importante no caso.

Até técnicas de construção, como a pingadeira em granito, pode ajudar muito na organização. Essa técnica evita que a água da chuva escorra pelas paredes e janelas.

Não é necessário muito, para que um idoso possa viver bem e com aconchego. A limpeza, somente, faria toda a diferença nos seus anos de vida finais, ter o ambiente minimamente organizado e cuidado, tornará feliz os momentos para aquele idoso.

Normalmente, os idosos não se cuidam muito, eles costumam se desleixar com algumas coisas. Uma delas é a limpeza, e a outra, é a organização do lugar em que mora. Principalmente, por não terem a mesma energia de antes, o que acaba complicando a vida.

Mas, não só essas duas coisas, importante ter cuidado com a segurança e instalar uma cerca elétrica 6 fios, os idosos podem ser atacados por alguns bandidos, certos cuidados com a segurança deles é mais do que necessário, se faz preciso.

A importância de manter um ambiente limpo

É sabido que ninguém ama a casa bagunçada, mas com a correria do dia a dia, acaba-se ficando sem tempo ou até mesmo sem vontade para ter tudo no local e limpo.

O necessário é não deixar isso virar um hábito diário. As pessoas precisam saber que uma casa desarrumada por um longo período pode trazer muitos malefícios para seus residentes. 

Assim como a infelicidade, complicação da saúde, hábitos maldosos e até mesmo mau humor e muito estresse. Não é exagerado, existe, de fato, repercussões negativas se residirem em um espaço sujo e bastante desorganizado.

Com a correria do dia a dia isso pode se tornar um pouco complicado, mas podemos nos esforçar ao máximo para cuidar de um lugar tão importante quanto é a nossa casa. 

Por isso, algumas pessoas optam por coisas de fácil uso, como varal de parede de puxar, é de rápida instalação e uso.

A seguir serão apresentados alguns bons motivos para se manter a harmonia e o conforto do melhor lugar do mundo, a sua residência. 

Os idosos, principalmente, gostam de um lugar aconchegante para ficar. Alguns pontos são:

  1. A melhora na saúdes;
  2. Uma grande redução na ansiedade;
  3. Maior equilíbrio de mente e corpo;
  4. Favorece a criatividade das pessoas.

Se esforçar mais para que seu ambiente esteja mais limpo e organizado, é algo que pode ser posto como prioritário na sua agenda.

A melhora na saúde dos idosos

As pessoas já perceberam que passar muito tempo sem limpar a residência, faz com que a casa junte poeira, sujeira e isso é um convite para fungos, vírus e bactérias. Ainda mais em um ambiente onde moram idosos, ter cuidado para não acumular organismos é importante.

Principalmente, com aparelhos como quanto custa um aquecedor solar, ver quanto custa esses aparelhos é importante. 

Dar uma olhada também em como fazer para tirar poeira deles, se é muito complicado ou simples, são pontos importantes a se considerar também.

As pessoas que costumam ter certa alergia é o que o diga, são as primeiras a notar a diferença em um local limpo. Por isso, é tão importante deixar a casa limpa para crises alérgicas, infecções e outros problemas de saúde.

Diminuição da ansiedade

De acordo com a professora de psicologia da Universidade do Sul da Califórnia, Darby Saxbe, a limpeza da níveis menores de ansiedade, ela fala que a limpeza dá um sentimento de controle e autoridade do seu local de vivência.

Ela finaliza dizendo que, a vida é repleta de incertezas e muitos momentos fora do seu controle, mas pelo menos pode-se ter garantia de ter as vontades da pessoa no espaço dela.

A desorganização pode ser uma distração ocular também, e age como se fosse um lembrete incômodo de que há atividades que não foram feitas.

Sendo assim, um local bagunçado gera ansiedade, pois não vê as coisas em ordem, e assim as pessoas podem ficar oprimidas com as pendências, o que produz estresse. O que pode causar doenças mais sérias, como depressão.

A depressão costuma deixar a pessoa mais desorganizada, de um modo que não liga muito mais para a limpeza. Inclusive, é o caso dos idosos. 

Alguns idosos, pela solidão, acabam ficando depressivos e desleixam essas atividades, como já foi afirmado antes.

Por isso, eles precisam que alguém seja solidário, venha e os ajude. Não importa quem seja, até um amigo pode ajudar, mantendo as coisas minimamente no lugar, tudo certinho. 

Podendo, até ajudar na melhora dessa pessoa idosa, uma cortina wave trilho suisso, faz toda diferença na facilidade para esses idosos na organização, podendo deixar uma luz entrar nos cômodos.

Uma mente tranquila e equilibrada

Uma moradia limpa e organizada tem mais conforto e alegria para as pessoas. E, faz com que a pessoa se sinta mais leve e presente, podendo assim realizar qualquer outro afazer ou, até mesmo, relaxar, de um modo mais equilibrado e relaxado. 

Uma casa organizada dá auxílio à vontade de receber mais visitas, e traz felicidade ao lugar. Não há um lugar que seja arrumado e limpo, que seja triste, idosos que tem uma casa arrumada e bem limpa, tem a pretensão de poderem estar mais fortes por alguns anos.

Dá disposição e favorece a criatividade

Ter uma residência arrumada é algo primário para sua fonte de inspiração e sua criatividade. 

Quando há aquele famoso tempo livre, sua cabeça está totalmente em harmonia com o ambiente

Por isso, um local limpo e organizado lhe traz tranquilidade, paz e inovações de ideias para o trabalho, viagem e projetos pessoais.

Dicas para deixar a casa limpa para idosos

Geralmente, um trabalho de limpeza é feito quando não há pessoas por perto, como em supermercados ou escritórios.

Mas, não é o caso das moradias para idosos, essa atividade precisa ser adaptada à rotina diária dos idosos que, geralmente, contam com atividades programadas o dia todo. E, como eles tem muita fraqueza e sensibilidade, não podem ficar perto de produtos fortes. As dicas:

Faça cronogramas de limpeza e organização

Quanto mais reduzido é o seu tempo para se fazer as tarefas de casa, maior é a precisão da construção de rotinas de limpeza.

Desse modo seu tempo será mais organizado e melhor aproveitado, assim faz com que sua casa permaneça limpa e organizada sem muita complicação e disposição.

Criar uma lista de atividades é o primeiro caminho ideal. Ponha na geladeira ou em algum local estratégico onde deixa bem visível para as pessoas, e funciona como um lembrete. 

Tenha essa lista de afazeres distribuídos ao longo da semana, e de acordo com sua disponibilidade. Realizando um pouquinho por dia o cansaço é reduzido e o resultado é mais preciso.

Crie um momento e uma ocasião prazerosa

Quase todas as pessoas desejam se sentar no sofá depois de uma faxina e sentir o cheiro de casa limpa, só para curtir esse momento. Pois é, o deleite desse momento, por si só, é o estímulo garantido para a realização da faxina. 

Utilize o pós-limpeza como um tipo de recompensa, para cuidar de si mesmo ou só pedir sua melhor comida enquanto vê sua série ou filme favorito curtindo esse momento tão bom.

Outra dica de ouro é utilizar o momento da limpeza para fazer uma atividade simultânea que te dê prazer, como ouvir sua playlist favorita, por exemplo.

Pôr aromatizantes em cômodos estratégicos

Certos cheirinhos estratégicos, devem fazer a diferença na sua casa. O amaciante é um grande amigo, fazer a mistura do amaciante e uma tampinha de álcool junto a um litro de água e pôr essa mistura em um spray, vira um ótimo desodorizador de sofás.

Considerações finais

Por conta da grande mobilidade dos idosos e, a sua sensibilidade alta, eles precisam que os ambientes estejam bem limpos e organizados. Se puder, com certa frequência pequena de dias. 

Eles podem se adoecer muito fácil, por isso, precisam estar sempre em um local limpo, com cheiros e sem odores muito fortes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro das melhores noticias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.