SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas e estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web para melhorar seu posicionamento natural em buscadores como o Google.
É uma parte importante para tornar um site mais visível. Isso significa mais tráfego e mais oportunidades para converter potenciais clientes em clientes.
O Google atualmente é a maior fonte de informações e de pesquisa. Aliado à demanda por respostas rápidas que temos hoje, torna-se quase essencial estar nas primeiras posições como resultado nos buscadores. É para isso que servem as estratégias de SEO!
A importância da otimização
A era digital mudou muito a forma como as pessoas consomem. Hoje, os consumidores vivem em um mundo totalmente conectado e quase todos os processos de compra passam por um mecanismo de busca.
E isso vai desde uma busca específica por consultoria empresarial, até a simples compra de uma bicicleta. Grande parte dos processos de compras online começam em buscadores como o Google.
Mas, acima de tudo, para se destacar no mercado e ter sucesso hoje, as empresas precisam estar bem ranqueadas.
Quando começar?
É fundamental estudar e estar sempre atento às atualizações, pois a experiência do usuário está em constante evolução e é a base para alcançar boas categorizações nos mecanismos de busca.
A maioria dos especialistas em marketing digital concorda que um site deve ver os primeiros resultados de SEO dentro de 6 a 12 meses.
O próprio Google afirma que leva de 4 a 12 meses para um especialista em otimização de mecanismo de busca (SEO) alcançar um sucesso significativo. Portanto, quanto antes começar, melhor.
Dicas para otimizar a página
Se você deseja melhorar o SEO e ver seu site ter uma classificação mais alta no Google, confira as 7 dicas a seguir.
- Defina bem a palavra-chave;
- Crie conteúdos relevantes;
- Priorize o conteúdo;
- Preste atenção ao tempo de resposta do site;
- Crie URLs amigáveis;
- Use links internos;
- Retenha.
É necessário explicar cada uma dessas dicas separadamente, para melhor entendimento, confira:
Definia bem a palavra-chave
Pode parecer simples, mas para ranquear bem no Google é fundamental que a empresa tenha uma boa estratégia de palavras-chave.
Uma empresa de TI, por exemplo, quer estar na primeira posição quando o cliente fizer uma pesquisa sobre algum tema que esteja relacionado à solução de TI que oferecem.
Crie conteúdos relevantes
A qualidade do conteúdo é outro fator importante nas classificações orgânicas do Google. Nesse processo, conteúdos bem elaborados com imagens, vídeos ou outros widgets são essenciais.
A base do SEO ainda é a produção de conteúdo relevante. Um exemplo seria uma empresa de infraestrutura de TI, que pode ter um site que evidencie através do conteúdo a solução para lentidão do sistema, falha de rede, entre outras.
Portanto, é fundamental que sua empresa se apresente como a solução ideal para seus clientes.
Priorize o conteúdo
Para que a empresa consiga bons posicionamentos no Google, é importante ordenar o conteúdo de acordo com a hierarquia, ou seja, a ordem do conteúdo deve ser determinada de acordo com sua importância.
Essa estrutura facilita a leitura dos usuários, e é o que torna mais fácil encontrar a página do Google.
Preste atenção ao tempo de resposta do site
O tempo de resposta das páginas está diretamente relacionado com a sua categorização nos motores de busca.
Isso porque quando as páginas carregam devagar e demoram muito, o Google entende que a experiência do cliente está perdida, e isso pode afetar negativamente as classificações.
Crie URLs amigáveis
A URL também é um fator importante para ranquear no Google. Você deve utilizar palavras-chave na URL, além de se certificar de que URLs sejam amigáveis, ou seja, fáceis de ler e lembrar.
Uma empresa de consultoria de informática, por exemplo, que tenha um endereço eletrônico fácil e intuitivo de lembrar, permite fazer com que o site seja buscado com mais frequência.
Use links internos
Os links internos são usados para facilitar a navegação dos usuários no site. Também ajuda o Google a entender o feed como relevante. O algoritmo do Google foi projetado tendo em mente a importância da página.
Uma página de revendedores de peças de moto, por exemplo, deve conter a variedade de itens que ela revende separadas por links bem organizados na página e fotos de boa qualidade que expressem sua funcionalidade e beleza.
Retenha
Obter links para o próprio site de outros sites também é um dos principais fatores de classificação do mecanismo de busca.
É importante ressaltar que existem muitos outros caminhos a seguir, mas com esses pequenos passos é possível começar a otimizar páginas e melhorar o posicionamento da empresa nos mecanismos de busca.