ambientes fechados

Qual a importância da circulação do ar em ambientes fechados?

Ambientes fechados podem prejudicar a qualidade de vida e a saúde das pessoas severamente. Se você passar uns dias fora de casa e deixar tudo fechado, quando voltar, vai perceber o quanto o ar é importante.

Até mesmo o odor do ambiente pode mudar, principalmente em locais com maiores índices de umidade. Viver em espaços pouco ventilados é prejudicial para todos os moradores, independentemente da idade.

Ao longo do tempo, o ar parado acumula bactérias, vírus e outros microrganismos que provocam doenças respiratórias. Mas não é apenas o bem-estar físico que corre riscos por conta dessa condição.

A saúde mental também pode ser afetada por espaços pouco ventilados, tendo em vista que os usuários se sentem mais deprimidos e estressados quando a qualidade do ar é prejudicada.

Não existe nada pior do que estar em um ambiente abafado, mesmo usando ventilador ou ar-condicionado. Nada se compara aos benefícios da ventilação natural, por isso, é fundamental garantir a presença do ar em casa ou no trabalho.

Neste artigo, você vai entender a importância da circulação do ar, os problemas que ambientes fechados podem trazer para a saúde e como ter uma casa bem ventilada.

Importância da circulação do ar

A circulação de ar puro é fundamental para a saúde, pois ele contém 20% de oxigênio e o restante é formado por nitrogênio e outros tipos de gases.

O corpo humano depende de oxigênio para funcionar, pois é assim que cada célula vai receber os suprimentos necessários para se renovar e se manter saudável.

A poluição do ar e ambientes muito fechados são os principais responsáveis pela proliferação de doenças respiratórias e cardiovasculares.

Até mesmo as roupas que você pendura em um varal de teto precisam de circulação para que possam secar totalmente, sem odores e pontos de umidade que prejudicam a peça.

O ideal é passar o maior tempo possível em contato com a natureza, onde o ar é mais limpo, mas sabe-se que para a maioria das pessoas não é fácil, uma vez que vivem em grandes cidades.

O ar fresco que circula nos ambientes traz muitos benefícios para a saúde, principalmente pela manhã, ajudando a oxigenar os pulmões e beneficiando a circulação sanguínea.

Todos os cômodos da casa precisam estar com as janelas abertas ou entreabertas para uma boa ventilação. Ambientes arejados são fundamentais, principalmente durante a noite, e as janelas abertas durante o dia evitam o acúmulo de poeira.

Uma respiração normal é aquela em que o indivíduo sente os pulmões se abrindo e o ar fluindo por eles, algo fundamental para restaurar os órgãos e o sistema nervoso. Dentre os impactos positivos para a saúde, estão:

  • Acalma os nervos;
  • Estimula o apetite;
  • Facilita a digestão;
  • Melhora o sono;
  • Traz lucidez;
  • Favorece a pele;
  • Melhora a circulação;
  • Elimina toxinas.

Fazer uma limpeza de fachada com hidrojateamento é muito importante para manter a casa sempre asseada, uma vez que evita a entrada de sujeira para os ambientes internos.

Mas, além de limpar, é muito importante permitir a circulação do ar, tendo em vista que a respiração e as emoções são interligadas. Quando uma delas se altera, a outra sofre as consequências.

Existe uma grande diferença na respiração quando a pessoa está calma ou quando está nervosa ou com raiva, portanto, ambientes fechados vão prejudicar a maneira como você respira e afetar seu estado emocional.

Além disso, quando as pessoas respiram corretamente, conseguem controlar melhor a ansiedade e o nervosismo, facilitando o apetite e a digestão correta.

Manter os espaços ventilados durante o dia é muito importante para ter um sono de qualidade à noite. A ventilação melhora a respiração e reduz os batimentos cardíacos, deixando o indivíduo mais relaxado para a hora do sono.

O ar dentro de um espaço coworking ou dentro de uma casa também é fundamental para a oxigenação correta, além de estimular o cérebro e melhorar o funcionamento dos ligamentos neurais.

Sem falar no fato de que a oxigenação influencia a saúde das células, consequentemente, melhora o aspecto da pele.

Respirar é algo que auxilia os glóbulos vermelhos e regula a pressão arterial do corpo, melhorando, assim, o processo de circulação.

Por fim, outro impacto positivo é na eliminação de toxinas do corpo, e isso acontece porque as pessoas utilizam, em média, 30% de sua capacidade pulmonar, mas a respiração é responsável por 80% da eliminação de toxinas.

Problemas causados por ambientes fechados

Por outro lado, ambientes fechados podem trazer muitos problemas para a saúde, como no caso da propagação de vírus e bactérias que causam doenças, principalmente durante o inverno.

Assim como uma lavagem de poltrona a seco evita a propagação de ácaros que causam problemas respiratórios, ambientes com boa circulação do ar evitam a propagação de inflamação de garganta, gripes e resfriados.

Porém, muitas pessoas acreditam que essas doenças são causadas por agentes diferentes. No entanto, no caso da gripe, ela é causada por vírus e pode se transformar em doença respiratória aguda.

O resfriado já é uma doença mais leve que afeta o indivíduo de maneira gradual, como no caso de cansaço, tosse e dores no corpo, podendo ser causado por mais de duzentos tipos de vírus diferentes.

O fato é que essas doenças se espalham com mais facilidade em ambientes com pouca ventilação, da mesma forma, pessoas que convivem nesses espaços também podem adquirir problemas respiratórios, como rinite, asma e alergias.

Mas, para evitar esses e outros problemas, como a pneumonia, é muito importante garantir a circulação do ar, e existem várias maneiras de fazer isso.

Como ter uma casa bem ventilada?

Empresas dos mais variados segmentos, como uma especializada em ppra de padaria, procuram priorizar a ventilação em seus ambientes, e isso também é muito importante dentro de casa.

Se você quer evitar os problemas de saúde provocados espaços fechados, algumas dicas para melhorar a ventilação são:

1. Usar ventilador

O ventilador é ótimo para dias mais quentes e abafados, principalmente em ambientes que, mesmo com a janela aberta, possuem ventilação natural insuficiente.

Ele oferece uma corrente de ar direta que é sentida por todos aqueles que estão no espaço, e você pode escolher entre diferentes modelos, como ventilador de chão, de teto e de mesa, dos mais variados tamanhos.

Apenas lembre-se de que o ventilador não consegue umidificar o ar, uma vez que só produz vento, mas consegue amenizar o calor, embora não seja capaz de reduzir a temperatura.

2. Deixar portas e janelas abertas

Em uma escola de maternal 1 e 2, as portas e janelas precisam estar sempre abertas, principalmente porque as crianças estão mais suscetíveis aos vírus e bactérias que ficam no ar.

Contudo, também é muito importante fazer isso dentro de casa, mesmo que você utilize o ventilador o dia todo. Além disso, portas e janelas dos cômodos sempre abertas trazem mais economia e sustentabilidade para o lar.

É importante dizer que esta é a única maneira de trocar o ar do ambiente, algo que o ar-condicionado e o ventilador não são capazes de fazer. Além do ar, a entrada de luz solar também revigora os cômodos e traz mais qualidade de vida aos moradores.

3. Usar umidificadores

Durante uma reforma ampliação de imóvel residencial, é possível fazer um projeto que valorize a circulação de ar natural, mas se você não puder fazer essa mudança, uma boa opção é usar o modificadores.

Esse equipamento transforma a água em vapor, e os diversos tipos disponíveis fazem essa transformação de maneiras diferentes.

Por exemplo, o vaporizador transforma água fervida em vapor que será lançado no ambiente, mas deve ser usado apenas durante os dias mais frios, uma vez que o vapor é aquecido.

4. Instalar dutos e exaustores

Os exaustores são indicados para eliminar calor, odores e impurezas em espaços com pouca ou nenhuma ventilação, retirando o ar quente e substituindo por ar puro e limpo.

Pode ser usado na cozinha de uma empresa de limpeza predial ou dentro de casa, mas ao contrário do ventilador, a distribuição ocorre de maneira uniforme.

Para melhorar ainda mais a circulação, o exaustor pode ser combinado com os dutos de ventilação, fazendo com que o ar circule livremente por toda a residência.

Considerações finais

Além de todas as dicas que você leu aqui, não se esqueça de distribuir plantas pelos cômodos que deseja melhorar a ventilação, pois elas colaboram com esse objetivo e ainda deixam os espaços mais bonitos e decorados.

Seguindo essas dicas, sua casa será bem ventilada e capaz de evitar todas as doenças e problemas respiratórios que a ausência do ar pode trazer, algo que vai beneficiar a saúde de toda a família.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Acompanhe também o nosso blog, e fique sempre por dentro de todas as melhores noticias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.