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Produtos usados: Dicas para ganhar uma renda extra vendendo algo usados

Vender produtos usados, além de trazer uma renda extra no final do mês, ajuda a contribuir com o meio ambiente de forma sustentável. Roupas, sapatos e até eletrônicos, são produtos que podem ser vendidos com facilidade.

Para desapegar, não é preciso sair de casa, afinal, isso pode ser feito através do ambiente digital, em redes sociais, marketplaces e e-commerce.

Neste artigo, será possível encontrar os principais sites para vender coisas usadas, além de dicas para ajudar a anunciar os produtos que serão vendidos.

Motivos para vender algo usado

Toda compra feita deve ter alguma finalidade. Quando determinado item não é mais útil, é porque chegou a hora de se desapegar e renovar. Sendo assim, em seguida, será destacada uma lista dos principais motivos para que esse processo seja iniciado.

  • Não se identificar mais com o produto;
  • Fazer uma renda extra;
  • Desocupar espaço;
  • Comprar produtos mais atuais;
  • Ajudar o meio ambiente.

Como citado anteriormente, além dos motivos, existem as vantagens de passar esse item para frente. Incluindo a economia e preservação do meio ambiente. Quando alguém compra o item anunciado, evita que ele vá para o lixo.

O reaproveitamento de algo, incluindo móveis e eletrodomésticos, evita o consumo de recursos naturais diminuindo os impactos ambientais.

Quais produtos podem ser vendidos?

Absolutamente qualquer objeto usado pode ser vendido. Desde livros, roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos, brinquedos, itens colecionáveis, há até quem procure peças de automóveis, como por exemplo diferencial caminhão.

Em caso de roupas usadas, o famoso e velho amigo brechó, ainda é uma boa opção, mas dependendo da peça que pretende desapegar não vale muito a pena, pois o valor oferecido pode ser baixo perto do que realmente vale.

Calculando o valor de um produto usado

Vale fazer uma pesquisa em sites de vendas de usados nos itens que pretende vender, isso dará uma base de quanto pode ser cobrado. Fazendo uma espécie de exame pré admissional da mercadoria, para identificar se está em bom estado.

Caso seja um produto que ainda tenha garantia de fábrica ou estendida, terá um valor maior. Pois, após a venda, se tiver algum defeito ou der problema, o comprador poderá recorrer ao fabricante. Por isso, é preciso ter a nota fiscal guardada.

Deve-se descrever sobre o produto de forma detalhada, seja transparente quanto ao estado dele, se tiver algum defeito é importante contar no anúncio. Quanto melhor o estado, maior poderá ser o valor cobrado.

Itens com avarias podem ser resolvidos com alguns reparos, como por exemplo um carro usado. Pode ser aplicada a técnica do martelinho de ouro e polimento, fazendo o reparo de pequenos amassados, batidas leves e arranhões, valorizando a mercadoria.

Se a mercadoria for um aparelho eletrônico, é essencial para quem está comprando saber os detalhes do item. Ou seja, o ano da compra, tempo de uso, configurações, marca, capacidade de memória, marca, entre outros.

É importante dizer se houve algum reparo também, troca de peça e etc, por exemplo, além das informações acima incluir “conserto de tela iPhone 7” se o aparelho for um Iphone, e se existiu essa troca de tela.

Quanto mais detalhes forem informados, dará mais segurança e probabilidade de compra por parte do comprador.

Onde e como divulgar os produtos?

Além de brechós, lojas especializadas em eletrodomésticos ou móveis usados, a internet é uma aliada para quem deseja vender produtos que já não se interessam mais.

Uma das opções mais simples, é usar as redes sociais, como Facebook e Instagram, podendo ser criado um perfil exclusivamente para essa atividade, ou optar por usar a própria conta pessoal.

No Facebook, há a aba de marketplace onde podem ser divulgados os produtos, além de grupos específicos para essa ação onde é possível encontrar compradores em potencial.

Já no Instagram é possível utilizar o feed ou os stories. É imprescindível que as fotos sejam atraentes para despertar interesse.

O que não falta é opção para divulgação, inclusive, existem algumas plataformas que trabalham com produtos de nicho, como livros ou artigos de luxo. Entre os principais sites para vender itens usados no mercado e-commerce, estão:

1. Mercado Livre

Considerado um dos maiores marketplaces da américa latina, é possível comprar e vender de tudo! Roupas, sapatos, acessórios, móveis, eletrodomésticos, e automóveis, laje pré fabricada com isopor e prestação de serviço.

É possível anunciar artigos novos e usados. O cadastro na plataforma é fácil, não exige custo para começar apenas cobrando comissão pelas vendas realizadas.

No caso de usados, o vendedor irá pagar pelo anúncio apenas após superar vinte vendas pelo período de um ano.

2. OLX

Com a união do site Bom Negócio, a otimização nos serviços da plataforma oferece vantagens para quem deseja vender produtos usados. O anúncio é gratuito e exibido para várias regiões do Brasil.

O cadastro na plataforma é feito de forma descomplicada e intuitiva. Não é cobrada comissão em cima das vendas, porém, não é intermediadora das negociações como pagamentos e forma de envio, sendo tratado diretamente entre compradores e vendedores.

3. Enjoei

Especializado em produtos usados, o ponto forte do Enjoei são roupas, sapatos e acessórios. Conhecido como um grande brechó online, é utilizado também por influenciadores e famosos.

A plataforma faz intermediação das vendas, ficando responsável pelas operações financeiras, sendo seguras como uma proteção radiológica para as comercializações.

Para anunciar é gratuito, no entanto, a plataforma cobra uma taxa fixa que varia conforme tabela disponível no site, mais uma comissão de 35% a 45% dos produtos vendidos. É possível utilizar palavras-chave e hashtags para potencializar o alcance.

Para quem tem muitos itens acumulados e não quer ter trabalho de anunciar, pode enviar as peças usadas para uma caixa postal para empresa, por exemplo, que cuidará da negociação, fotografar as peças, criar, anunciar e mediar as vendas.

4. Ficou Pequeno

Assim como os adultos acumulam muitas peças de roupas que não usam mais, crianças e bebês crescem rápido, muitas vezes nem usando as roupas e sapatos compradas por seus pais ou ganhadas dos seus familiares.

Para isso, existe a plataforma Ficou Pequeno, ajudando as famílias a venderem o que está acumulado e oferecendo produtos de qualidade com preços acessíveis aos compradores.

Não é preciso pagar nada pelo anúncio, o site ajuda na intermediação do pagamento, cobrando uma comissão de 20% em cima dos produtos, mais uma tarifa pequena.

5. Peguei Bode

Peguei Bode é um e-commerce de nicho especializado em artigos de luxo originais seminovos.

O cadastro é fácil de fazer, mas a plataforma permite apenas produtos originais, sendo feita uma análise como se fosse um exame toxicológico judicial. Após a aprovação do produto e valor sugerido, será colocado no site para venda.

A taxa cobrada por cada venda é variável, sendo acordada entre a plataforma e o vendedor antes. Após a venda, o valor é pago em até 35 dias corridos.

6. Estante virtual

Ainda sobre plataforma de nicho, a estante virtual é um site de vendas voltado para o mercado literário. Se tornou uma ótima opção para vender livros usados.

É obrigatório no preenchimento do cadastro colocar informações como título, editora, estado de conservação do produto e foto da capa. Existem três planos mensais para os vendedores: prateleira, estante e catálogo.

Os planos variam de acordo com a quantidade de livros anunciados e os valores e detalhes de cada um é possível achar nos termos de uso da plataforma.

7. Elo7

Focado nas vendas de produtos artesanais ou de fabricação própria, é permitida também a venda de diversos produtos, seja ele novo ou usado.

Com 21 filtros para facilitar a procura, a realização do cadastro é simples, sem cobrança inicial para comercializar as mercadorias. Sendo cobrado uma taxa apenas após a venda dos produtos.

8. Desapega

Assim como o nome já sugere, o site permite anúncios grátis de diversos produtos, incluindo imóveis e automóveis.

O diferencial da plataforma é que divide o valor do frete, compartilhando a responsabilidade da entrega. E existe uma cobrança fixa pelas vendas dos produtos anunciados.

Após decidir em qual plataforma e-commerce o produto será postado, existe um passo a passo do que deve ser feito.

O primeiro é tirar boas fotos, pois todos os sites de vendas citados trabalham com imagem do produto. Portanto, para despertar o desejo dos consumidores é apostar em uma imagem de qualidade.

O segundo é fazer uma descrição detalhada do produto, afinal, quanto mais detalhes e informações aquele produto tiver, mais fácil fica para o comprador entender e o produto está de acordo com o que ele busca, tirando qualquer dúvida.

E o terceiro é realizar um atendimento eficiente, pois mesmo que a maioria das plataformas façam a intermediação entre vendedor e comprador. É importante que quem anunciou na plataforma tire um tempo para tirar possíveis dúvidas.

Considerações finais

Como visto, existem diferentes formatos de sites e aplicativos e-commerce para divulgar produtos. E, com uma boa análise de mercado, é possível encontrar a plataforma ideal para vender de maneira simples e rápida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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