alongar

Por que é tão importante se alongar ao iniciar o dia?

Segundo vários ortopedistas e traumatologistas, alongar o corpo é uma atividade física que mantém ou aumenta a flexibilidade dos músculos e amplia os movimentos por meio do estiramento das fibras musculares.

Essa atividade melhora o desempenho em diferentes atividades físicas necessárias ao longo do dia, mesmo que sejam coisas feitas dentro de casa ou em uma academia, como os treinos realizados por esportistas ou pessoas comuns.

O alongamento dos músculos é feito no treinamento de bombeiro militar, para que ele fique preparado para enfrentar situações onde o desempenho do corpo exige maior esforço, pois as situações para seu desempenho são muito intensas.

É por essa razão que a musculatura nunca pode ser alongada quando está fria, porque corre-se o risco de distende-la excessivamente, provocando dores intensas, a ponto de ser necessário procurar um ortopedista e traumatologista especializado.

Pelo fato dos músculos serem constituídos de terminações nervosas, quando é detectado o estresse mecânico, os estímulos químicos e térmicos, acima dos níveis considerados normais, podem provocar sérias lesões.

 Se as lesões não forem tratadas corretamente, elas podem impedir o motorista de dirigir o caminhão baú pequeno para mudança.

Consequentemente, ele vai ter que parar o seu trabalho e, dependendo da gravidade, entrar com pedido de auxílio doença junto ao INSS, comprovando o problema por meio de exames, sendo necessário, também, passar por uma perícia.

Quais são os tipos de alongamentos?

Existem várias maneiras de se alongar, seja dentro de casa ou antes de qualquer exercício feito em academias ou parques e todos eles são muito importantes, tais como:

  • Alongamento de mãos e punhos;
  • Alongamento de ombros;
  • Alongamento da região das costas;
  • Alongamento do tronco;
  • Alongamento dos pés.

Quando o corpo precisa se movimentar com um pouco mais de intensidade, como por exemplo na hora da limpeza profissional de vidros, há de se reconhecer que essa atividade vai exigir um pouco mais de esforço por parte do trabalhador.

Observando além, todas as partes do corpo serão utilizadas nessa atividade. Porém, muitos dos profissionais na área não têm o conhecimento do quanto é necessário que a musculatura seja alongada antes de iniciar o serviço.

Não chega a ser uma novidade, mesmo porque poucas pessoas prestam atenção nessa necessidade básica, porém, muito importante e acabam negligenciando a responsabilidade e acabam não se informando muito a respeito.

Isso ocorre porque ainda não existe uma educação nesta área do alongamento e quando as pessoas se dão por si, já é um pouco tarde e as lesões na musculatura acabam ocorrendo.

O alongamento não é só para ser direcionado para esportistas ou para quem vai a uma academia. Ele precisa ser realizado inclusive para quem trabalha no transporte de tela de proteção para janela basculante, mesmo que o peso seja leve.

Alongamento antes e depois de exercícios físicos

A alimentação saudável e a prática de exercícios regulares são segredos básicos para uma boa qualidade de vida, assim como dormir bem.

No entanto, muitas pessoas vão à uma academia e sem qualquer tipo de instrução fazem treinos pesados sem que o corpo esteja devidamente alongado e aquecido.

É extremamente importante que o alongamento da musculatura seja realizado antes e depois dos exercícios, sejam eles intensos ou não, porque essa prática evita a distensão das fibras.

Os músculos podem ser comparados com um elástico que, se não for manuseado com cuidado e uma força maior for aplicada, ele não suporta e acaba arrebentando. É a mesma situação da musculatura.

A falta de preparo necessário tanto antes quanto depois dos exercícios acaba causando a ruptura completa das fibras, causando muita dor e inclusive pode levar o indivíduo a se afastar das atividades para fazer o exame de cistoscopia masculina.

Portanto, todo exercício que for realizado deve ser acompanhado por um profissional competente, como um bom professor de educação física, que saiba direcionar os alunos para o alongamento adequado e eficaz.

A prática deve ser adotada nos dois momentos. Tudo de acordo com o tipo de exercício ou atividade que será realizada, desde as mais leves até as mais intensas.

Alongamentos pela manhã

A prática do alongamento pela manhã é uma das maneiras de preparar o corpo para as atividades físicas do dia a dia, como corrida, natação ou ciclismo. A recomendação é que seja preparado antes um aquecimento, para depois alongar-se.

Quando realizado pela manhã, o alongamento é fundamental porque traz ao indivíduo a sensação de bem-estar, aliviando as tensões acumuladas do dia anterior ou até do mau posicionamento na cama, durante a noite.

Os benefícios de se alongar logo ao levantar são:

  • Melhoria na postura;
  • Ativação da circulação sanguínea;
  • Os movimentos ficam mais amplos;
  • Reduz o risco de lesões nas atividades físicas;
  • Melhoria no desempenho corporal;
  • Melhoria na preparação mental para o trabalho.

Independentemente do alongamento ser feito pela manhã, em alguns minutos antes de dormir, alguns movimentos podem ser executados de maneira calma e passiva, porque deixa o corpo mais relaxado para o repouso e o sono tem maior qualidade.

Praticar alongamento causa impactos positivos para a saúde e aquele home theater planejado grande pode ser transportado com mais facilidade, sem causar nenhum dano para a musculatura do trabalhador.

Esses impactos são:

  • Redução do estresse, da ansiedade e da depressão;
  • Sensação de relaxamento e bem-estar;
  • Melhoria na consciência corporal;
  • Melhoria na habilidade articular.

Além de mais flexibilidade corporal, alívio na tensão muscular, previne tendinites e LER (lesão por esforço repetitivo), e produz excelentes resultados no tratamento de dores na coluna.

Tipos de alongamentos

Existem diferentes formas de se alongar, e cada uma delas deve ser realizada corretamente, para trabalhar e preparar a musculatura. São elas:

Alongamento estático

É o alongamento mais tradicional, uma área do corpo fica estendida, e as outras permanecem estáticas.

Recomenda-se que o atleta faça-o entre trinta segundos a um minuto, ficando na posição, para que melhores resultados sejam atingidos durante os exercícios.  

Alongamento dinâmico

Nesse alongamento o atleta faz movimentos de vai e vem. Eles ajudam a trabalhar diferentes estruturas do corpo ao mesmo tempo, por meio de estímulos que deixam a musculatura mais solta e menos tensa.

Portanto, o profissional de mudança residencial personal organizer, mesmo que não seja um atleta, pode estimular os músculos por meio desse alongamento, porém, se possível, com o acompanhamento de um bom professor de educação física.

Alongamento passivo

Com esse tipo de alongamento, o atleta conta com o auxílio de outra pessoa ou de um equipamento para realizar os movimentos, para poder controlar a força aplicada, respeitando os limites do próprio corpo, sem exagerar.

Exemplos de alongamentos básicos

Alguns alongamentos estáticos básicos podem ser praticados antes dos exercícios são e eles se localizam nas seguintes regiões do corpo:

  • Pescoço;
  • Pernas;
  • Braços;
  • Coluna.

Quando o alongamento é realizado na região do pescoço, por exemplo, ele evita lesões desnecessárias, que quando ocorrem, podem provocar dores estranhas.

Essas dores são preocupantes e acabam levando o indivíduo a fazer um exame de angiotomografia arterial de crânio, que na verdade, pode ser totalmente desnecessário. 

Dicas para se alongar 

Nunca é tarde para adotar a prática do alongamento, que pode ser realizado pela manhã ou à noite. Ele prepara o corpo e a mente para que o dia seja mais produtivo. 

Algumas dicas nesse sentido são se alongar no trabalho, em casa e nas folgas, relaxar enquanto faz o alongamento, respire de forma lenta, para aliviar a ansiedade, e utilizar uma música agradável durante o alongamento.

Considerações finais

Praticar alongamentos de forma adequada é essencial para preparar a musculatura que recebe cargas de atividades mais pesadas.

Eles dão mais flexibilidade ao corpo e devem ser incluídos na rotina dos indivíduos, seja em uma academia, no trabalho ou nos afazeres de casa.

Essa prática protege os músculos de lesões, melhorando o desempenho nos treinos e impedem o estresse muscular, que ao longo do tempo pode provocar piora na postura ou lesões por esforço repetitivo (LER).

São vários os tipos de alongamentos e eles devem ser realizados, de preferência, com a ajuda de um profissional competente, que tem a habilidade de direcionar a pessoa para que ela realize o alongamento sem que cause problemas no corpo.

Alongar-se é muito simples e pode ser realizado em qualquer lugar, a qualquer momento e não tem nenhum custo.

O alongamento é importante tanto no período da manhã, como à noite, assim como deve ser praticado antes e depois dos exercícios físicos.

Os benefícios dessa prática são enormes para o corpo, causando impactos positivos na saúde, promovendo maior longevidade e ele pode ser realizado em qualquer idade, desde que seja de forma responsável, respeitando os limites do próprio corpo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Acompanhe também o nosso blog, e fique sempre por dentro de todas as melhores noticias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.