Quem ama pets sabe como é difícil querer pegar todos e levar para casa. Muitas pessoas têm vários animais de estimação, seja gatos, cachorros, passarinhos, e até bichos mais exóticos, como cobras e aranhas. Mas estamos aqui para falar dos felinos, especificamente da raça maine coon.
O maine coon é considerada a raça mais antiga. Os gatos dessa raça são elegantes, charmosos e tem uma personalidade muito peculiar. É conhecido como raça oficial do estado norte-americano de Maine, onde é famoso por ser um ótimo caçador de ratos.
Abaixo você descobre um pouco mais sobre essa raça tão apaixonante de gatos, sua personalidade e tudo mais.
História
Existem várias histórias em torno da origem da raça, mas ele é considerado o único gato de pelo longo nativo dos Estados Unidos. Considera-se que sua origem seja reflexo dos marinheiros que navegaram até a Nova Inglaterra, pois os gatos que eles levavam nos navios abandonavam a embarcação para um pequeno passeio, levando ao cruzamento com gatos nativos já existentes, criando sua própria raça.
Personalidade
Apesar do tamanho, os gatos maine coon tem uma personalidade dócil e gentil, eles amam seus donos e se adaptam facilmente a qualquer ambiente em que sejam colocados. São gatos que demandam muita atenção, já que são apegados a sua família. Não fique assustado se perceber que ele está te seguindo pela casa, ele com certeza quer um carinho e se sente confortável na sua presença. É um animal que gosta de espaço e de estar presente em todas as atividades, por isso você sempre terá uma companhia.
Características da raça
Os gatos maine coon possuem uma pelagem geralmente lisa e macia, podendo variar a textura de acordo com a cor. Uma escovação semanal é suficiente para mantê-lo bonito e evitar bolas de pelo. A cor mais comum é em tons de marrom, mas também pode ser encontrada nas cores cinza, branco, tricolor e tartaruga.
Saúde do maine coon
Assim como os humanos, os gatos podem desenvolver alguma doença, seja ela genética ou não. Entre os problemas mais comuns da raça estão cardiomiopatia hipertrófica, displasia da anca e atrofia muscular espinhal. Para evitar que seu gatinho tenha essas e outras doenças, é importante que ele tenha uma boa qualidade de vida, com várias atividades diárias que estimule o corpo, por isso o mantenha sempre ativo, realizando brincadeiras e mantendo uma alimentação saudável.
Sua nutrição deve ser controlada, já que a raça tem tendência a ficar fraca ou acima do peso se não monitorada. Ele deve se exercitar adequadamente, necessitando de um espaço grande para correr, pois ele ama jogos interativos, e por ser um gato muito grande, deixe o espaço livre para que ele não corra o risco de tropeçar nas coisas.
Curiosidades sobre maine coon
A elegante raça tem muitas curiosidades, inclusive já foi estrela de cinema, no filme Harry Potter, interpretando a famosa Madame Nora. Além disso, a raça é muito amada por seus tutores, e já foi clonada comercialmente nos Estados Unidos, pela empresa Genetic Savings & Clone, Inc, em 2004.
Além disso, a raça possui uma anomalia, que possibilita nascer filhotes de até seis dedos. Isso ocorre porque no início do desenvolvimento da raça, eles frequentemente polidáctilos, nascem com apêndices extras em suas patas. Contudo, pode ficar tranquilo, essa anomalia não traz nenhum mal ao animal.
Os gatos maine coon podem viver até 13 anos, mas é claro que isso é apenas uma perspectiva. O importante é dar bastante amor para o seu bichinho, para que ele se sinta feliz e confiante na sua presença.
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!