Uma boa produção de conteúdos é, nos dias de hoje, a melhor maneira de fazer com que um negócio ganhe mais visibilidade e destaque em seu segmento.
Mas para criar conteúdos de alta qualidade, é preciso pensar e planejar cada passo que será dado na produção e na publicação desses conteúdos.
O marketing de conteúdo pode ser uma maneira ótima de fazer as redes sociais de uma marca que vende sala de jantar planejada moderna crescerem com a ajuda de um público mais engajado.
O envolvimento dos usuários nesses conteúdos é o que mais vai mostrar se eles valem a pena e se lhes há uma imagem positiva do negócio.
E para ajudar os leitores a entenderem um pouco mais sobre o assunto que será tratado, o artigo a seguir falará sobre a importância de criar conteúdos de qualidade no mundo online.
Além disso, dará algumas das maiores e melhores dicas de como bons conteúdos podem ser desenvolvidos para o site de uma empresa, independentemente de seu segmento.
Importância de criar bons conteúdos online
Criar conteúdos online nos dias de hoje deixou de ser um diferencial para um negócio que, por exemplo, fornece curso de piscineiro. Essa criação de conteúdos passou a ser uma obrigação.
O maior motivo disso é que por meio desses conteúdos uma empresa pode começar a ser mais conhecida pelas pessoas, as quais ao verem bons conteúdos, verão, também, uma imagem boa da marca.
A propaganda de uma marca é uma parte primordial do negócio, e o conteúdo que ela fornece ao público é o conhecimento que diz ter consigo.
Por isso, quando essas duas questões estão juntas, uma marca é mais facilmente encontrada em um mecanismo de buscas como o Google, por exemplo.
Quando o site conta com uma produção de conteúdos constantes e originais, os buscadores entendem que ele é relevante, assim como também o são os seus canais de comunicação.
Ao ter em mente essa relevância do site para os usuários, ele começa a recomendar um site que, por exemplo, vende móveis escolares para educação infantil muito mais às pessoas que pesquisam acerca disso.
Esse tipo de sistema de busca é um grande incentivo também para que o site se mantenha e todos os demais canais do blog se mantenham atualizados.
Como desenvolver bons conteúdos?
Quando um negócio começa a entrar no mundo online, normalmente algumas ideias começam a ser pensadas no meio do processo.
Observar a concorrência e/ou inspecionar perfis de inspiração podem ser duas ótimas maneiras de conseguir criar boas estratégias de produção e de divulgação de conteúdos.
Para tanto, conheça a seguir algumas dicas de como criar bons conteúdos para o negócio que fornece um curso massagista ou qualquer outro.
- Faça uma análise do negócio
É possível fazer uma observação completa sobre outros perfis para conseguir trabalhar e estudar em um caminho próprio.
Mas somente ao fazer uma análise da própria empresa é que a produção de conteúdos poderá ser pensada e realizada de uma maneira autêntica, destinada a um público precisado.
Para dar início ao processo, é importante responder algumas perguntas em relação ao negócio. Se for necessário, escreva para fixá-las. São estas:
- Do que o negócio trata?
- Quem é o público-alvo do negócio?
- O que esse público-alvo procura?
- Como o negócio pode ajudar o público?
Essas informações iniciais podem ajudar na criação de uma lista de conteúdos que podem ser temas pelos quais as pessoas vão se interessar.
- Defina onde irá publicar os conteúdos
Escolher os canais nos quais a publicação dos conteúdos ocorrerá também pode ser uma ótima maneira de ter ideias de quais conteúdos criar. É possível usar meios de comunicação atuais como:
- Sites;
- Blogs;
- Facebook;
- Instagram.
Com a definição de onde serão publicados os conteúdos, torna-se possível saber quais plataformas são mais rentáveis para o negócio e interessantes e atrativas ao público.
- Conheça muito bem o público
Antes de pensar em criar algum tipo de conteúdo para um canal online, é essencial conhecer as pessoas para as quais o conteúdo está sendo feito.
O texto deve ser elaborado principalmente para sanar as dúvidas do público e para levar ainda mais informações relevantes para eles.
Por isso é essencial ter algumas informações sobre a persona do negócio, como:
- Idade;
- Sexo;
- Interesses;
- Dores.
Essas informações facilitam muito a criação de uma estrutura para cada uma das etapas para a criação de bons conteúdos sobre o negócio que vende desbobinador manual.
- Escolha uma linguagem para a comunicação
Depois de pensar exatamente no tipo de público que a marca tem e traçar todo o perfil desse público em específico com a ajuda da criação da persona, é a hora de determinar a linguagem que será usada nos conteúdos.
Independentemente do assunto que a empresa abordará, a linguagem deve ser pensada para que a comunicação com o público seja altamente eficiente.
Se uma marca atende a um público mais jovem entre 15 e 25 anos, uma linguagem informal pode ser usada.
Se a marca lida com clientes entre 35 e 45 anos, ela está falando com pessoas mais maduras, que podem gostar tanto de uma linguagem mais informal quanto de uma linguagem mais formal.
Agora, se ela estiver lidando com pessoas mais velhas, como as da terceira idade, em suma, a linguagem mais formal e não despojada é mais recomendável.
E claro que muitos públicos podem ser uma exceção, e por isso é essencial fazer uma montagem e um estudo completo da persona do negócio para não errar no tipo de comunicação dos conteúdos.
- Junte o conteúdo com o que está vendendo
Quando pensar nas ideias e temas que serão abordados, nos conteúdos é essencial conseguir alinhá-los, também, ao funil de vendas.
Um negócio que faz ensaio fotográfico 18 anos feminino contará com diferentes e diversos tipos de clientes, e isso impacta no conteúdo que será produzido.
Para tanto, será muito bom que ela conte com conteúdos específicos para o tipo, o meio e para o fundo desse funil de vendas.
O topo do funil são pessoas que não conhecem bem a marca ou os produtos e serviços que ela oferece, e por isso o foco do conteúdo deve ser na apresentação.
O meio do funil são as pessoas que já conhecem a marca mas que precisam entender mais sobre os seus processos e criar um sentimento de identificação com ela.
Já o fundo do funil é a última etapa. Nele os clientes só precisam sanar todas as suas dúvidas para terem certeza de que vão fechar negócio com a empresa certa.
- Conte com a ajuda de um calendário
Para poder manter uma boa linha de raciocínio na hora de criar conteúdos para o negócio que fornece um relógio de ponto digital com comprovante, por exemplo, é necessário manter uma consistência.
Isso quer dizer que é importante que se produza a mesma quantidade de textos em todas as semanas ou em todos os meses.
Crie um calendário editorial que ajude a determinar uma frequência tanto para a produção quanto para a publicação dos conteúdos, garantindo uma maior organização.
O indicado é sempre estar adiantado em relação aos conteúdos, porque caso algum problema surja de última hora, e caso eles não possam ser produzidos, a rotina de postagens não será impactada.
- Esteja sempre atrás de inspirações
É normal fazer pesquisas e ir atrás de inspirações quando estiver trabalhando na elaboração de conteúdos sobre o negócio.
Mas é essencial não copiar os conteúdos pesquisados, e sim usá-los como inspiração para a criação do próprio que seja 100% original e autoral.
Ao realizar pesquisas, é possível saber quais informações sobre o assunto em questão já foram passadas. Visa-se, sobretudo, inspirar-se para falar mais sobre elas numa perspectiva diferente, única e nova.
A pesquisa também ajuda a pensar no que pode ser apresentado para tornar o conteúdo ainda mais completo e melhor do que os demais.
Isso pode ser uma ótima maneira de garantir que o canal de informações tenha mais sucesso e visibilidade do que os da concorrência, fazendo com que ele se torne uma referência no seu segmento de atuação.
Considerações finais
As estratégias de marketing de conteúdo podem ser uma ótima maneira de pensar em bons conteúdos para os canais digitais de uma clínica médica integrada, por exemplo.
Por isso, não deixe de alinhar esse marketing às diversas dicas apresentadas no artigo acima e garanta que os melhores conteúdos serão apresentados no seu negócio.
Quando a marca oferece conteúdo online de qualidade, o seu público e os usuários que conhecem a empresa começam a respeitá-la mais e a tratá-la como uma verdadeira referência no seu segmento e nos assuntos que são abordados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.