Neste artigo, nós vamos abordar instrumentos, metodologias e ferramentas gratuitas que podem ajudar no sucesso do planejamento estratégico de sua empresa, independentemente de qual seja o segmento.
No ambiente empresarial, alcançar metas é a finalização de um processo que abrange diversas etapas, como definir, medir, alocar recursos e traçar caminhos para transformar ideias em resultados.
Ferramentas para o gerenciamento de sua empresa
Pois bem, nós pontuamos a seguir algumas ferramentas fundamentais e gratuitas para colocar seu planejamento estratégico em prática. Sendo assim, entre elas podemos citar as seguintes:
- Missão, Visão e Valores
Esse trio é um recurso poderoso para que empreendedores consigam planejar diferentes negócios, atrair colaboradores engajados e se orgulhar de seu trabalho.
Esse é o ponto de partida do planejamento dos novos negócios e deve ser constantemente validado ao longo da existência de sua empresa de conectores harting, ou qualquer outra.
Essa ferramenta é indicada para organizações que queiram definir a direção estratégica da empresa, indo da integração das operações até as estratégias da companhia e da motivação da equipe.
Ela é útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel de sua empresa na sociedade e sobre o futuro do negócio.
- Análise 360° de oportunidades de negócio
Se sua cabeça fervilha de ideias e você não sabe como transformá-las em negócios lucrativos, a ferramenta de Análise 360º pode te ajudar a verificar se sua ideia é viável ou não.
Essa ferramenta te ajuda e te faz refletir se o benefício oferecido é adequado, bem como avaliar se sua ideia tem potencial de lucratividade e rentabilidade. É indicada para empresas que queiram avaliar, em um pacote de ideias, qual representa mais oportunidades de negócio.
É uma ferramenta muito útil, pois guia o empreendedor em suas reflexões pessoais e análises dos aspectos externos e internos de um negócio, como em uma empresa de servo motor industrial ou qualquer outra.
- Análise SWOT
Para fazer o Planejamento Estratégico de seu negócio e elaborar um diagnóstico da sua empresa, você pode usar a Análise SWOT.
Com essa ferramenta você vai aprofundar o conhecimento a respeito da sua companhia e obter uma análise do contexto externo em que seu negócio está inserido. É indicada para organizações de todos os portes e é útil pois proporciona uma análise de pontos como:
- Pontos fortes (Strenghts);
- Pontos fracos (Weaknesses);
- Oportunidades (Opportunities);
- Ameaças (Threats).
Então, após a análise, o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso de sua empresa de inversor de frequência 3cv, por exemplo.
- Fluxograma
Trata-se de uma representação visual de processos que é uma ferramenta poderosa pela sua simplicidade, de forma que basta conhecer a simbologia, a sintaxe e o passo a passo do processo para fazer um.
Os benefícios que os fluxogramas trazem são muitos. Construindo essas representações, a equipe revela gaps e oportunidades de melhoria. Comunicando-se usando fluxogramas, os processos adquirem a transparência para se tornarem um padrão para todos.
- Diagrama de Ishikawa
Quando se trata de qualidade, é muito raro que um problema seja causado por um único fator. Geralmente existe uma cadeia de causas que precisam ser descobertas para que a ação corretiva seja efetiva e atue na raiz do problema, de forma que essa ferramenta é um método.
Também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe, esse diagrama é uma ferramenta da gestão de qualidade que exercita a identificação das causas de um problema e as estrutura de forma visual.
Assim, as causas dos problemas são divididas em 6 Ms, sendo cada um deles uma possível fonte do problema, de forma que são eles:
- Método;
- Matéria-prima;
- Mão de obra;
- Máquina;
- Medida;
- Meio ambiente.
Dessa maneira, é interessante que você pense em como pode aplicar essa ferramenta em sua empresa distribuidora de sulfato de zinco agrícola ou de outro ramo.
O que são ferramentas de gestão?
Ferramentas de gestão são técnicas que auxiliam na tomada de decisões nas diversas organizações. Elas podem ser aplicadas em negócios de diferentes portes e segmentos, e a partir delas o gestor tem mais controle sobre os processos da sua organização.
Conclusão
Podemos concluir que as ferramentas de gestão servem principalmente para proporcionar controle sobre os processos.
Diversos gestores não têm conhecimento total sobre os processos que estão sob sua gerência, e por isso não são tão eficientes e efetivos em sua execução, por falta de controle.
Por isso sua empresa de metais não ferrosos deve usar ferramentas apropriadas de gestão: essa é uma forma de se forçar a conhecer melhor os processos do seu próprio negócio.
Dessa forma você cria demanda por estudos de mercado, estudos em qualidade, gestão de equipes e outros temas de importância administrativa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.