negócios online

Como viver de negócios online?

Viver de negócios online é uma realidade possível nos dias atuais, com tantas possibilidades que a internet tem oferecido e as ferramentas e estratégias que foram sendo criadas a partir disso.

Existem muitas profissões que mostram isso, seja como um influenciador digital, um freelancer de conteúdo, dentre diversas outras possibilidades.

Mas, para que esse negócio dê certo é preciso ter um certo nível de conhecimento – tanto sobre marketing digital quanto sobre o público-alvo que você deseja alcançar. Só quando temos informações sobre o perfil que desejamos alcançar, será possível criar conteúdos que engajem e gerem valor na internet.

Se você deseja viver de negócios online, mas não sabe por onde começar, vamos conferir algumas possibilidades e colocar esse desejo em prática.

Escolha uma área de atuação

Para começar, você precisará escolher uma área de atuação no meio digital. São muitas possibilidades e sua escolha deverá se basear naquilo que você sabe fazer bem e que gosta de executar.

Por exemplo, é possível criar o seu próprio blog e monetizá-lo para ganhar dinheiro com anúncios, criar um e-commerce (comércio digital), trabalhar com dropshipping, marketing de afiliados, se tornar um produtor, criar conteúdos para outros sites como freelancer, dentre várias outras possibilidades.

Essa escolha pode parecer difícil visando a quantidade de opções que a internet nos fornece atualmente, mas saiba que é possível simplificar essa busca.

Comece selecionando o que você sabe fazer bem. É escrever? Administrar vendas? Ensinar? Se fizer essa pergunta você já terá muitas opções a menos para escolher.

Em seguida, entenda qual é o seu nível de conhecimento atual e o que seria necessário para fazer o seu próprio produto, vender na internet, escrever para outras empresas, etc.

Você consegue encontrar opções para gerar um negócio online em diversas áreas. Por exemplo, digamos que você goste muito de cozinhar e possui ótimas técnicas e receitas diferenciadas. Que tal transformar esse conhecimento, essa paixão, em um produto digital para vender em plataformas de afiliados?

Pense fora da caixa e você verá que existem muitas maneiras de começar a viver de negócios online.

Decida a modalidade do seu negócio online

Após fazer a sua escolha, você precisará definir qual será a modalidade do seu negócio online: e-commerce ou freelancer? Existe grande diferença entre ambos e a sua decisão deverá ter relação com o que você precisa/deseja alcançar no momento e quais seus objetivos para esse negócio.

E-commerce

O e-commerce nada mais é do que o comércio digital, ou seja, você poderá ter uma loja virtual, investir em sites de afiliados, criar um produto digital e vender por meio de uma plataforma ou por meio do seu próprio site, investir em dropshipping, dentre várias outras possibilidades.

Freelancer

O freelancer já é aquele negócio onde você terá mais liberdade para trabalhar, visando que não é apenas uma só empresa sendo atendida. Trata-se de um profissional autônomo que irá prestar serviço para clientes diversos e é responsável por captar esses clientes.

Você pode se tornar um freelancer de redação e copywriting, de design gráfico, dentre outras possibilidades.

Faça a sua escolha para que, enfim, possa abrir a sua empresa e começar a ter bons resultados.

Abra a sua empresa

Chegou o momento de abrir a sua empresa, após ter decidido sua área de atuação e a modalidade em que deseja trabalhar. Essas informações serão importantes para preencher os dados que dirão respeito ao seu CNPJ.

Existem várias formas de você abrir uma empresa, sendo que cada uma delas diz respeito ao tipo de empresa que você deseja ter. Confira as opções.

MEI

O MEI é o “Microempreendedor Individual”, ou seja, que trabalhará sozinho e que está dentro da lei com seu CNPJ cadastrado e com os pagamentos mensais em dia. Essa é uma forma de legalizar a sua empresa.

Como o próprio nome já sugere, ele é uma opção para quem irá trabalhar sozinho, sem precisar contratar mais do que UM funcionário.

Para quem está começando, principalmente para profissionais freelancers, essa pode ser uma boa forma de profissionalizar o seu negócio.

Microempresa

Se você vai abrir um negócio que necessite de mais funcionários, não ultrapassando 10 pessoas, a melhor opção é abrir uma Microempresa. Essa é a modalidade disponível para quem precisará de mais do que um funcionário, mas que ainda é uma empresa pequena e com um capital reduzido.

Geralmente, empresas começam neste nível e vão crescendo conforme os resultados vão surgindo.

Empresa de Pequeno Porte

Ainda sendo uma opção para novos empreendedores e seus negócios, temos uma empresa de pequeno porte. 

Essa é a opção para quem vai abrir uma empresa que necessita de mais do que 10 funcionários (podendo ter até 49 pessoas na área comercial e um limite de 99 para o meio industrial).

O faturamento também é diferenciado em cada uma dessas opções, aumentando gradativamente conforme a empresa cresce e muda de posição.

Estude sobre o marketing digital

Não adianta ter um bom produto, saber escrever bons conteúdos e se relacionar bem com seus clientes se você não souber marketing digital.

Hoje, existem muitas estratégias disponíveis para fazer com que o seu negócio digital cresça e se expanda, mas isso só será possível se você estudá-los e entender como funcionam.

Portanto, estude sobre marketing digital para melhorar seus resultados. Vai vender produtos como afiliado? Que tal investir em uma boa página de vendas, criar um perfil nas redes sociais para divulgar conteúdos e atrair novos leads para essa página? Muitas são as possibilidades quando você busca entender como cada uma das estratégias funcionam.

Estude administração

E, claro, não poderíamos deixar de citar a administração. Ter um negócio, seja ele digital ou não, requer certos conhecimentos sobre a área administrativa. 

Com os conhecimentos adquiridos nesses aprendizados, você saberá solucionar questões financeiras, entender melhor as métricas, os processos administrativos e muito mais.

O compilado dessas informações fará total diferença na forma como você vê o seu negócio e o que deve ser feito para ajudá-lo a crescer.

Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *