indústria

Como melhorar a produtividade na indústria?  

Ter uma produtividade cada vez maior na sua indústria está entre os principais objetivos de vários gestores e diretores de um negócio.

Mas, para que se chegue nesse propósito, é mais do que essencial melhorar o fluxo da linha de produção e também adotar melhores práticas na gestão de compras e de finanças.

Isso ajuda a capacidade produtiva de uma fábrica, por exemplo, que oferece curso completo manutenção e conserto de celular versão 3.0 para seus colaboradores a aumentar muito e de maneira equilibrada.

O crescimento da produtividade assim como o da indústria no geral envolve muitas mudanças de gestão, de comportamento e um investimento a mais em novas tecnologias.

Porém, nos dias de hoje existem inúmeras práticas que podem ajudar a aumentar essa produtividade em uma indústria independente do seu segmento.

Para ajudar os leitores a entenderem mais esse assunto, o artigo a seguir falará sobre o conceito de produtividade na indústria.

Além disso, explicará a importância de contar com uma indústria organizada e por fim dará algumas dicas de como é possível aumentar a produtividade nelas.

Entenda o conceito de produtividade da indústria

A produtividade muitas vezes é associada à eficiência e a agilidade em realizar uma ação ou uma atividade gerando resultados maiores.

Na indústria, a produtividade representa também a eficiência sobre a produção de algum produto ou serviço como a fabricação de embalagem plástica com tampa.

Assim como a produtividade nos vários processos administrativos que são responsáveis diretos pelo aumento de fabricação de produtos.

Isso significa que a produtividade na indústria está ligada diretamente a um aproveitamento mais completo dos recursos disponíveis para o negócio.

Permitindo que a produção faça mais em menos tempo e com a mesma qualidade ou até mesmo com mais qualidade ainda graças às otimizações implementadas.

Para garantir essa produtividade, a indústria que faz análise de exame admissional de sangue, por exemplo, deve levar em conta vários pontos.

Assim como investir em boa mão de obra, em especializar os seus profissionais fiéis, investir em equipamentos de ponta, aderir a novas tecnologias e nas melhores matérias-primas possíveis.

Importância da organização para uma indústria

Manter a organização em uma indústria é muito mais do que deixá-la bonita visualmente, já que essa organização ajuda a criar um ambiente de trabalho que traz mais bem estar aos colaboradores.

Um lugar desorganizado pode gerar uma enorme perda de tempo para as pessoas, até porque se elas precisam achar alguma ferramenta, não será algo rápido e fácil de fazer em um lugar bagunçado.

Principalmente os materiais usados na produção de expurgo aço inox, por exemplo, devem estar sempre no lugar e organizados para serem encontrados facilmente.

Além de uma perda de tempo, a desorganização pode acabar causando algum tipo de desentendimento entre os trabalhadores do local pelo estresse de não achar o que precisam.

Todo esse estresse pode acabar causando maior atraso na execução de suas atividades e no cumprimento de metas que só pioram a situação.

A indústria deve contar com espaços para essa organização como armários, mesas, salas para materiais, entre outras coisas.

Os maiores benefícios que uma boa organização pode levar para o ambiente de uma indústria que fabrica corrimão escada interna inox, além do aumento de produtividade são:

  • Otimizar espaços;
  • Economizar dinheiro;
  • Encontrar ferramentas de forma rápida;
  • Eliminar a necessidade de refazer alguma tarefa.

A segurança no trabalho também é otimizada com a organização na indústria, isso porque ajuda a evitar que acidentes, como uma queda no chão, aconteçam.

Assim como evita que equipamentos e ferramentas perigosas, mal colocados em armários e prateleiras, caiam em cima das pessoas e lhes causem ferimentos graves.

Além disso, ajuda os colaboradores a manterem o local mais limpo e higienizado, pois com sinalizações de onde se encontra cada coisa, por exemplo, as possibilidades de desastres, como abrir algo que derrame e possa até ser perigoso, são eliminados.

Dicas para aumentar essa produtividade

Depois de entender o conceito de indústria e a importância de a manter organizada a todo momento, é a hora de conhecer algumas das melhores dicas para aumentar a produtividade, que são estas:

  1. Conte com colaboradores treinados

Contar com colaboradores que foram treinados em uma própria empresa que fabrica porta desenhada de madeira está entre as maneiras mais eficientes de aumentar a produtividade na indústria.

Os treinamentos de capacitação frequentes ajudam a manter a excelência da empresa no mercado pelo fato de os seus colaboradores contarem com inúmeros aprendizados.

Assim como estarem atualizados quanto às novas tecnologias que os ajudam a realizar as suas atividades com os equipamentos mais modernos e eficazes.

Os processos de segurança também devem ser bem conhecidos, para que acidentes sejam evitados ao máximo, eliminando a necessidade de afastamento em casos de funcionários machucados.

É essencial contar, também, com funcionários que façam treinamentos relativos à ação: como se comportar e interagir com os colegas da maneira mais profissional possível.

Se cada uma das pessoas do time estiver ciente disso e dos demais ensinamentos para o bom andamento da indústria, o ambiente de trabalho se torna muito mais favorável.

Esse bom entendimento pode tornar a indústria muito mais produtiva, porém, para isso, um bom planejamento deve ser criado e bem aplicado.

  1. Cuide do clima organizacional

O clima organizacional de uma indústria que fabrica, por exemplo, molas industriais se baseia na relação entre os membros da empresa.

O clima está diretamente relacionado ao bem-estar físico e também mental que a gestão de pessoas proporciona para esses colaboradores.

Um dos mais notórios indicadores, diria-se até o maior de um clima organizacional aplicado da maneira correta no meio em que se pretende fazê-lo, é a satisfação profissional da equipe.

Um bom clima organizacional se dá pela conjunção de uma série de fatores que são essenciais e colaboram muito para isso, assim como:

  • Benefícios oferecidos;
  • Planos de carreira;
  • Aumento de salários;
  • Carga horária justa;
  • Ferramentas de qualidade;
  • Cultura de incentivo;
  • Ambiente livre de julgamentos.

Com tudo isso, o maior impacto que se percebe em uma indústria é o aumento da produtividade, do engajamento e da motivação do time em seis afazeres.

Outro ponto é que um local de trabalho mais saudável ajuda a combater a alta rotatividade de funcionários e criar um time unido e que se conhece.

  1. Revise cada etapa do fluxo de trabalho

A revisão de cada etapa do fluxo de trabalho também pode ajudar muito a melhorar a produtividade em uma indústria que, a exemplo, trabalha com um marceneiro cozinha planejada.

Se não houver um bom entendimento do funcionamento dos negócios, será quase impossível criar estratégias que ajudem no aumento da produtividade.

Por isso é mais do que fundamental estar sempre observando alguns fatores em cada uma das etapas, fatores os quais:

  • O fator humano;
  • A tecnologia;
  • Os procedimentos;
  • As atividades.

Quando essas informações são sempre analisadas, otimizá-las para conquistar uma produtividade maior na indústria se torna uma tarefa muito mais fácil.

  1. Encontre e destrua gargalos

Para achar os gargalos que podem estragar atrapalhando o aumento da produtividade em uma indústria, é essencial mapear cada etapa pela qual o produto passa.

Os gargalos podem ser encontrados em várias etapas no processo de fabricação, desde o contato com equipamentos lentos e etapas desnecessárias até o enfrentamento com processos que precisam de autorização superior.

Depois de identificar quais são esses gargalos, é o momento de fazer a avaliação dos custos que eles estão gerando para a produção.

Isso é essencial para contar com uma avaliação se vale mesmo a pena investir tanto para resolver problemas que podem ser pequenos e irrelevantes.

  1. Invista em tecnologias de automação

Uma indústria produtiva nos dias de hoje deve sempre contar com a ajuda de tecnologias como ferramentas que ajudam na automação de processos.

Essa automação ajuda a elevar muito a eficiência de alguns processos, isso porque ajuda a equipe a focar em outras questões que podem ter um valor agregado muito maior.

Considerações finais

O aumento da produtividade em uma indústria pode ser tudo o que um negócio precisa para garantir o seu sucesso, mas, para isso, um bom planejamento deve ser feito e bem aplicado.

Esse planejamento pode incluir melhoria de processos, redução de custos e implementação de novas tecnologias de automatização.

Ao seguir as melhores dicas para esse processo, a indústria conseguirá se tornar mais produtiva por contar com funcionários mais focados e engajados.

Uma indústria mais produtiva pode levar uma série de vantagens para um negócio, fazendo com que ele se torne um grande sucesso e uma das maiores referências no mercado do segmento em que atua.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *