Utilizar em conjunto as equipes de marketing e vendas pode ser uma excelente maneira de otimizar seus negócios, principalmente em um mercado cada vez mais competitivo, onde suas ações podem fazer a diferença a longo prazo.
Durante muito tempo, criou-se um conceito de que as equipes de marketing e de vendas eram opostas dentro da companhia. Em muitos casos, havia competição interna entre os setores, gerando muita confusão.
Quando uma venda não dá certo, a equipe de vendas culpava o time de marketing, enquanto o oposto também acontecia. Com isso, muitas empresas perdiam oportunidades importantes de crescimento.
Entretanto, aos poucos as companhias de rastreamento de veiculos começaram a perceber que quando trabalhavam em conjunto, as equipes de marketing e vendas podem gerar um impacto muito positivo em suas vendas.
Isso porque quando há um objetivo em comum, as equipes podem trabalhar para fortalecer a negociação, instigando o consumidor até o momento da abordagem pela equipe de vendas.
Com o mercado digital, isso se tornou ainda mais comum. Muitas empresas conseguiram fazer análises mais profundas em tempo real das ações de marketing utilizadas para conseguir um retorno adequado em suas vendas.
Para lidar com esse tipo de questão, a maioria das empresas usa o modelo de funil de vendas para entender melhor a jornada de compra de seus clientes procurando por controle de acesso e como ela pode otimizar esse processo.
O funil de vendas se divide em quatro etapas, que são:
- Visitante;
- Lead;
- Oportunidade;
- Cliente.
Enquanto a equipe de marketing faz o contato inicial e apresenta informações adequadas na primeira metade do funil, a equipe de vendas chega na segunda etapa para apresentar propostas interessantes e finalizar a compra.
Essa união acaba gerando uma série de benefícios que a companhia é capaz de aproveitar, em grande parte pela utilização de seus recursos corretos em uma negociação com qualquer tipo de consumidor que pesquise por “controle de acesso biometrico preço”.
Como unir o marketing e as vendas?
Para conseguir trabalhar melhor com os dois times, é importante que você saiba alguns passos para conciliá-los, garantindo que você terá o melhor resultado possível desse tipo de ação.
Além disso, é importante pensar que cada empresa é única no mercado, e nem sempre os resultados da união dessas duas equipes terá o mesmo resultado.
Por isso, é importante que você adapte estes elementos à sua realidade para otimizar esse processo e conquistar um espaço muito melhor no mercado em que sua empresa está inserida.
Objetivos em comum
Uma das maneiras mais fáceis de conseguir conquistar resultados expressivos ao unir as duas equipes é fazer com que ambas trabalhem para um mesmo objetivo.
Grande parte dos problemas entre os times de vendas e marketing surgiram quando os gestores criaram metas diferentes para cada time, que acabou diminuindo sua comunicação e se concentrou no que estava sendo solicitado.
Com metas globais, entretanto, você consegue trabalhar de forma muito mais adequada, otimizando seus processos de vendas e garantindo que o consumidor se manterá interessado por todo esse processo desde o orçamento de consultoria em TI.
Assim você consegue uma força-tarefa muito mais impactante para conseguir trabalhar com suas metas como um todo.
Comunicação constante
O segredo para o sucesso, sobretudo quando você tenta unir grupos diferentes de trabalho, é a comunicação. Quanto mais clara e objetiva for a comunicação entre as equipes, melhor é o resultado desse tipo de ação.
Quando há clareza na comunicação, é muito mais simples lidar com essas questões e possibilitar uma passagem de material entre as equipes. Para o time de marketing, fortalecer os laços com os leads é essencial.
Então, quando esse lead está pronto para ser abordado por um vendedor, as informações coletadas neste processo são muito úteis para ajudar sua equipe de vendas a lidar com a negociação com um consumidor que procurou por “controle de acesso preço”.
Considerações finais
As equipes de marketing e vendas podem fazer uma grande diferença na estrutura de qualquer companhia que deseja se manter relevante no mercado. Por conta disso, é fundamental que você saiba como otimizar esse processo.
Ao colocar ambos os times em uma mesma situação, você consegue otimizar seus recursos e garantir resultados muito mais expressivos em suas vendas, uma vez que consegue acompanhar os consumidores por todo o processo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.