credibilidade

Como aumentar a credibilidade da sua empresa?

Estar presente no mercado é fundamental, mas somente isso não basta. Afinal, é preciso ter em mente quais são os mecanismos que podem gerar credibilidade.

Diante do aprofundamento das ferramentas digitais, há uma série de oportunidades de garantir esse tipo de relação de forma mais aprofundada com o público-alvo que se deseja comunicar.

Por essa razão, estar atento às formas que conseguem ter uma capilaridade maior nessas pessoas é muito importante.

Diariamente, é possível se deparar com clientes de marcas que estão apontando erros ou promovendo algum tipo de produto ou serviço.

Seguir, portanto, com essa perspectiva em mente acaba sendo essencial na hora de se consolidar esse tipo de posicionamento.

Afinal de contas, uma marca que não possui credibilidade dentro de um determinado nicho pode ter essa percepção expandida para outros membros de seu público.

Se, por exemplo, a contratação do serviço de aplicação de um portão de garagem basculante de alumínio não obter uma boa resolução de problemas, é possível que aquele item se vire contra a empresa.

Ou seja, a partir daquele ponto, o serviço vai ter a implementação de uma espécie de monumento à detração.

No caso de chegar um visitante na casa, o morador pode sempre acabar falando da péssima experiência que teve na reforma do portão.

Isso, em grande medida, pode significar uma espécie de marketing ao contrário, onde o cliente vira um propagandista ao contrário.

Nesse sentido, tomar cuidado com esse tipo de postura  dentro do mercado não só é importante como é, principalmente, vital para a manutenção daquela marca dentro de um segmento.

Esse tipo de postura pode ser importante para qualquer tipo de negócio. No caso da venda de um selo mecânico tipo 21 com uma qualidade aquém da estabelecida pelo comprador, esse mesmo tipo de ação pode ocorrer.

Contudo, não são só os malefícios de uma detração que devem nortear a busca pela credibilidade dentro do mercado, mas, sobretudo, o posicionamento da marca para o seu público precisa ser considerado.

Por isso, elencar alguns pontos de benefícios que esse tipo de postura consegue trazer para a empresa é importante:

  • Fidelização;
  • Posicionamento;
  • Redução de danos;
  • Aumento de vendas.

É importante frisar que a credibilidade é um aspecto subjetivo. No entanto, baseia-se em fatos objetivos para garantir sua existência.

Essas são algumas vantagens de se adotar essa postura. Por essa razão, é preciso se aprofundar. Em relação à fidelização, ela se realiza por conta de uma postura de responsabilidade com o cliente.

Nenhuma empresa está imune de erros que podem ser cometidos no curso de suas relações comerciais. Por isso mesmo, é importante que ela assuma uma postura que consiga responder de forma eficaz a esses questionamentos feitos.

A partir disso, a venda de um esticador de arame apicultura pode impulsionar essa relação com outros itens.

Além disso, essa é uma forma desses estabelecimentos se posicionarem frente ao seu público.

Essa realização é possível por conta da confiança e da referência que ele passa a ter dentro de seu segmento.

Um outro ponto essencial é a redução de danos para a imagem da marca, uma vez que esse tipo de questão pode desgastá-la.

Há, no ambiente digital, uma série de sites que aglutinam as experiências dos clientes e emitem uma série de notas e selos de credibilidade.

Essa responsabilidade pode gerar uma repercussão positiva nessas plataformas e elevar a confiança da empresa.

Toda essa relação tem a capacidade de convergir esses possíveis clientes em compradores mediados pela confiança.

Uma companhia que aplica rede de proteção para prédios em construção com boa qualidade pode, em grande medida, beneficiar-se desse tipo de postura.

O que é credibilidade da marca?

Quando uma empresa é fundada ou, até mesmo, no momento em que está recalculando sua atividade no mercado, normalmente, sua gestão acaba focando em sua produção ou na especialidade do serviço.

Obviamente, esse é um elemento central para qualquer um que busca se posicionar dentro de um segmento de mercado.

No entanto, apenas isso não basta. Há um conceito dentro do meio do marketing que pode ajudar a esclarecer um pouco a importância da marca: o branding equity.

Essa perspectiva se relaciona com o patrimônio que uma empresa tem do ponto de vista de uma marca.

Sendo assim, o que conta para essa contagem não é o patrimônio físico da empresa, mas, sim, a impressão que ela causa no mercado.

Um pequeno serviço de buffet de churrasco para 50 pessoas pode não ter uma estrutura muito cara para a produção de seus quitutes.

Todavia, se houver uma boa constituição da marca dentro de um público específico, há uma grande chance dessa valorização ser estabelecida.

Existe uma série de cases importantes dentro do mercado global que podem evidenciar esse tipo de questão.

Agora, para manter esse tipo de relação, é essencial ter em mente a credibilidade que essa empresa consegue ter dentro de seu segmento.

Afinal de contas, não há como criar um branding equity grande sem que haja um empenho nesse tipo de postura.

Detratores e promotores

Um outro ponto imprescindível quando se fala de credibilidade dentro do mercado é, justamente, a relação da empresa com detratores e promotores.

Essas categorias são muito utilizadas dentro da perspectiva de Customer Experience (CX) e acaba norteando a postura de um atendimento, por exemplo.

Porém, não é apenas essa área que se beneficia desse tipo de avaliação. Na verdade, esses clientes precisam ser considerados em todos os pontos, sobretudo no marketing.

Detratores

Os detratores são clientes que, via de regra, estão insatisfeitos com os serviços ou produtos oferecidos.

Esse tipo de perspectiva pode interferir na imagem da empresa dentro de um mercado e diante dos pares desses detratores.

Dessa forma, esses clientes acabam cumprindo um papel de estabelecer uma comunicação que vai prejudicar a imagem da marca.

Promotores

Essa categoria de cliente é o grande sonho de consumo de qualquer equipe de marketing, uma vez que ele funciona como uma extensão dela.

Uma corporação que vende relógio de ponto digital com comprovante que tem um bom desempenho pode se beneficiar do contato que os gestores que compraram esse tipo de produto tem.

Sendo assim, pode haver algum tipo de indicação a respeito daquele produto e, via de regra, elevar suas vendas.

Buzz Marketing gerando promoção

Uma das posturas mercadológicas que conseguem garantir que esse tipo de promotoria seja eficiente dentro dos clientes é o Buzz Marketing.

Essa postura estratégica tem a intenção de gerar uma espécie de burburinho dentro do público a respeito da marca.

Para que isso ocorra, é fundamental ter uma perspectiva de inovação e que, em grande medida, conseguirá surpreender o público.

Logicamente, esse é um dos pontos mais importantes quando há pontos de confiança para serem divulgados.

Uma construtora de fachada prédio comercial, ao conseguir se diferenciar, pode gerar esse tipo de perspectiva dentro de seus clientes.

Formas de aumentar a credibilidade

Para garantir uma postura idônea dentro de um mercado, é preciso que algumas posturas sejam assumidas por parte da empresa.

Contudo, não basta apenas ter em mente esses pontos estratégicos. Se, por exemplo, uma empresa que vende doces por encomenda estiver apostando nessa postura, mas não oferecer um bom produto, de nada adianta.

Tendo isso em mente, é possível apontar alguns passos importantes para garantir a credibilidade dentro de um mercado.

Oferecer respostas

Um dos pontos mais importantes dentro do ambiente digital pode, em grande medida, ser traduzido em alguns aspectos de pesquisa.

Ou seja, quando um cliente estiver procurando por alguma resposta, é preciso que a empresa apareça para ele.

Isso pode ser feito a partir do oferecimento de produtos ou, até mesmo, partindo de uma prática de conteúdo.

Manter contato

Saber o momento certo de agir pode significar, também, estar atento aos canais de comunicação direta com o cliente.

Afinal de contas, se há alguma dúvida e ela não é respondida, isso interfere negativamente na credibilidade que aquele público irá depositar na empresa.

Práticas justas

Uma das grandes realidades do mercado é que os clientes não são ingênuos para caírem em determinadas práticas estranhas.

Seja em uma Black Friday com práticas de preços mentirosas ou em promoções que, via de regra, acabam incidindo o valor no frete, essas práticas são percebidas.

Garantir, portanto, que as práticas de mercado sejam justas e transparentes pode significar o aumento da credibilidade.

Considerações finais

Estabelecer-se para um público significa muito mais do que apenas estar presente dentro dos mecanismos digitais.

A busca pela credibilidade, nesse sentido, acaba sendo um dos fatores essenciais para a manutenção de uma boa relação.

Primeiro de tudo, é fundamental evitar os detratores e garantir o aumento de clientes promotores.

Há, também, uma série de posturas que podem ser tomadas por uma marca para garantir uma divulgação orgânica de seus valores.

Para que isso ocorra, seguir alguns passos rumo a esse tipo de construção de imagem é indispensável para garantir a credibilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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