Falemos sobre escassez de água. Aproximadamente 70% do nosso planeta é coberto por água de superfície, por isso é fácil supor que há muito para beber, cozinhar e tomar banho. É hora de jogarmos fora essa suposição com, bem, a água do banho.
Menos de 3% da água da Terra é doce, e a maior parte dessa fonte de água não é acessível. Esta é uma das razões pelas quais os recursos hídricos dos quais os humanos dependem em muitas partes do mundo são mínimos.
Embora todos precisamos de água para sobreviver, também contribuímos para o aumento do estresse hídrico. A vitalidade dos rios, lagos e outros corpos de água doce é ameaçada por várias causas, muitas das quais são resultado da atividade humana. Essas ações incluem poluição, mudança climática, práticas agrícolas industriais, produção de energia insustentável e crescimento populacional. O resultado final é que mais pessoas em todo o mundo enfrentam escassez de água.
Embora a escassez de água seja predominantemente uma criação do homem, os humanos também têm a capacidade de desenvolver soluções para mitigar o aumento da escassez de água. Continue lendo para saber mais sobre a escassez de água, além de algumas das maneiras interessantes pelas quais as pessoas a estão reduzindo.
O que é Escassez de Água?
Na sua forma mais simples, o termo escassez de água refere-se ao acesso insuficiente aos recursos hídricos necessários para sustentar uma região. O termo se aplica tanto às atividades humanas, como beber e cozinhar, quanto ao funcionamento saudável de um ecossistema. A escassez de água pode variar de uma escassez de água desafiadora, mas administrável, a uma crise de água total.
Quando se trata da experiência humana de escassez de água, o termo é dividido em duas categorias: escassez física de água e escassez econômica de água . A escassez física de água refere-se à falta de recursos hídricos disponíveis em relação à sua demanda, e a escassez econômica de água é o acesso limitado à água resultante da insuficiência de recursos financeiros para acessar, armazenar e distribuir água para residências, empresas e assim por diante.
Se você cresceu com acesso ilimitado aos recursos hídricos, pode ser fácil se sentir menos conectado com a gravidade da escassez de água. No entanto, afeta todos os continentes em um ritmo cada vez mais alarmante.
Pelo menos dois terços da população mundial, um total de cerca de quatro bilhões de pessoas, já vivem com escassez severa de água por pelo menos um mês por ano.
A situação é tão grave que o Fórum Econômico Mundial diz que a escassez de água deve ser abordada porque é um dos principais riscos para a humanidade e para a economia humana. As pessoas mais vulneráveis à escassez de água hoje vivem na Índia e na China , mas a demanda de água e o problema de qualidade da água também afetam dezenas de outros países, incluindo Grã-Bretanha, Austrália, México, Iêmen, Irã, Paquistão, Arábia Saudita, países da região subsaariana África e Estados Unidos.
Embora a escassez de água se manifeste de forma diferente em diferentes regiões, ela produz uma série de consequências previsíveis.
As consequências da escassez de água para manter em mente
Há uma série de ramificações ligadas à crise da água das quais você deve estar ciente, tanto para sua própria segurança quanto para saber o que as pessoas em todo o mundo vivenciam todos os dias. Aqui estão alguns dos principais problemas que ocorrem devido à escassez de água:
1. Falta de acesso à água potável limpa e segura.
Quando as pessoas não têm acesso a água potável para beber, cultivar e lavar, suas vidas estão em risco. Todos os anos, 842.000 pessoas morrem de diarreia causada pelo consumo de água imprópria. Além disso, 80% das doenças nos países em desenvolvimento resultam de sistemas de água e/ou saneamento insalubres, e uma em cada quatro mortes de crianças menores de 5 anos é resultado de doenças relacionadas à água.
2. Ecossistemas ameaçados.
A escassez de água afeta imensamente a vida selvagem e a flora. Especialmente notável é o rápido desaparecimento das zonas úmidas, o que reduz o habitat da vida selvagem e causa a perda de filtração da água, proteção contra tempestades e serviços de controle de inundações normalmente oferecidos por esse tipo de paisagem. Coletivamente, o mundo perdeu 87% de suas zonas úmidas desde 1900, e nenhum lugar está imune.
3. Diminuição do acesso aos alimentos e aumento dos custos dos alimentos.
À medida que o uso da água se torna limitado, ela também se torna mais cara. Isso aumenta o custo da produção de alimentos, o que aumenta os preços nas mercearias e mercados locais. A escassez de água simultaneamente torna a agricultura mais difícil e diminui o acesso das pessoas a alimentos saudáveis, o que tem implicações para a saúde pública.
4. Conflito intensificado.
A história mostra que, quando os preços dos alimentos disparam, também aumentam os índices de violência e conflito social. Isso faz sentido quando você considera que pessoas famintas estão mais dispostas a romper com as convenções sociais se isso resultar em conseguir algo para comer.
5. Custos mais altos de roupas, eletrônicos e outros bens de consumo.
As indústrias de moda e eletrônicos são notórias por suas taxas astronômicas de uso de água, de acordo com a Forbes. À medida que o abastecimento de água segura fica mais caro, torna-se caro criar essa variedade de produtos. O efeito pode aumentar a dificuldade de acesso a roupas, telefones e muito mais.
Embora o tema da escassez de água seja sombrio, há esperança. As pessoas podem ajudar a diminuir rapidamente o abastecimento de água.
Etapas para lidar com a escassez de água
A escassez de água pode ser significativamente reduzida se as pessoas se comprometerem a fazer mudanças grandes, mas práticas. Algumas dessas etapas de ação incluem:
1. Desenvolvimento de sistemas de filtragem de água.
Uma coisa é ter acesso à água e outra é ter acesso a água segura para beber. Sistemas eficazes de filtragem de água ajudam a garantir que a água doce possa ser bem utilizada. Essa é uma das razões pelas quais muitas empresas em todo o mundo estão comprometidas em desenvolver sistemas sofisticados de filtragem de água que produzem água purificada livre de bactérias, micróbios e outros contaminantes, e levando essa água potável limpa ao maior número possível de escolas, hospitais, locais de trabalho e residências.
2. Promover a gestão da água.
São necessárias todas as comunidades do mundo para reduzir a ameaça de escassez de água. Agora, mais do que nunca, o mundo precisa de administradores de água em todas as formas. Quer você tome banhos mais curtos, instale banheiros de baixo fluxo, colete água da chuva para uso no jardim em casa, reutilize água cinza, erradique vazamentos e outras ineficiências de água nos bebedouros industriais nas escolas e escritórios ou invista em iniciativas sustentáveis de redução de energia e água por empresas, a gestão da água pode ser uma grande parte do quebra-cabeça quando se trata de limitar a escassez de água.
3. Proteger as zonas húmidas.
Lembra quando mencionamos que as zonas úmidas são sistemas naturais de filtragem de água? Bem, isso significa que eles têm um grande papel na coleta e purificação da água. As zonas húmidas estão a desaparecer a um ritmo alarmante, mas a conservação das zonas húmidas pode ter uma grande recompensa. Atualmente, um tratado internacional chamado Convenção de Ramsar ajudou a proteger mais de 2.000 pântanos.
4. Melhorar a eficiência da irrigação.
A agricultura industrial é um dos maiores drenos de recursos hídricos. A simples mudança de sistemas de irrigação por inundação para sistemas de irrigação por aspersão ou gotejamento pode ajudar o setor agrícola a economizar uma quantidade enorme de água. Quando combinados com melhores práticas de manejo do solo , como plantio direto ou cultivo limitado e cobertura morta, que reduzem a evaporação do solo, sistemas de irrigação mais eficientes podem reduzir significativamente o uso de água.
5. Aumentar o armazenamento de água nos reservatórios.
As mudanças climáticas e o aquecimento global aumentam a frequência de secas e inundações. Ao expandir a capacidade do reservatório, podemos capturar e armazenar a água da enchente para evitar sua perda para o oceano, onde ela se torna salinizada e mais difícil de tratar. Esta água armazenada pode ser usada para fornecer água durante os períodos de seca.
Existem muitos fatores que podem diminuir a contaminação e a escassez de água, e uma medida que as empresas podem tomar é criar um grande suprimento de água limpa para seus funcionários.
Gostou? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro de todas as noticias!