Na atualidade existem diversos meios de transportes que podem facilitar a vida cotidiana das pessoas. Seja um carro ou uma moto, é necessário pensar nos custos e nos benefícios que esse investimento trará para a vida pessoal e profissional de uma pessoa.
Para quem mora em grandes cidades ou precisa percorrer longas distâncias todos os dias, principalmente para quem trabalha na área de análise ergonômica do trabalho em escritório, possuir uma motocicleta é a solução ideal para economizar tempo diariamente.
Enquanto um carro requer mais espaço para dirigir ou estacionar, consome mais combustível e é menos ágil nas curvas, as motocicletas possuem esses problemas, além de serem veículos mais acessíveis.
As motos de entrada são mais acessíveis e contam com muitas opções para quem precisa viajar. Dependendo da cidade em que o condutor mora, parcelar a moto sai mais barato do que usar o transporte público diariamente.
Sendo assim, a compra de uma moto exige que a pessoa se atente a alguns pontos para que tudo esteja em ordem e seja possível adquirir este veículo. Os pontos mais importantes são:
- Documentação;
- Modelo do veículo;
- Como escolher o modelo;
- Métodos de parcelamento.
Mas como dito anteriormente, existem pontos importantes a serem considerados quando um indivíduo deseja adquirir uma moto. Entender esses pontos vão facilitar a aquisição do veículo e garantir que tudo esteja em ordem.
Como verificar a documentação da moto?
Se a moto for zero quilômetro ou seminova, a documentação para comprar este veículo são: RG, CPF e comprovante de endereço.
Para as motos usadas, é imprescindível verificar se todas as taxas estão em dia. Para o IPVA, verificar se não só o comprovante de pagamento atualizado, mas também as taxas dos dois anos anteriores.
Além disso, talvez seja preciso ter o licenciamento ambiental corretivo no caso de aquisição de terras, as licenças da moto devem estar em dia, bem como o seguro obrigatório.
O CRV (Certidão de Registro de Veículo) é um documento que deve ser preenchido pelo antigo proprietário do veículo no nome do comprador.
Isso é um dos pontos mais importantes e essenciais para que ocorra a transferência de propriedade e deve ser notarizado com a assinatura do vendedor em um cartório.
Todos os dados do comprador constarão no verso do CRV, e é importante certificar de que não se tenham erros, pois o Detran emitirá o documento no nome da pessoa que adquiriu o veículo através desses dados.
Uma maneira fácil de saber se a documentação de uma moto usada está boa e sem problemas é acessar o site do Detran e pesquisar por número do Renavam e Chassi da moto antes de firmar negócio com o proprietário atual do veículo.
Mas claro que negociar em uma concessionária autorizada evita transtornos, pois lá o comprador tem certeza da procedência da motocicleta e as questões de documentação são descomplicadas.
Segurança garantida, atendimento padrão de fábrica e as melhores informações para motos 0KM, inclusive dependendo do modelo, do seguro e do poder aquisitivo do comprador, é possível escolher modelos até com um rastreador via satélite para moto.
Portanto, é até recomendado que, caso a pessoa deseja adquirir uma moto e tem condições de comprar uma 0KM, se faça a negociação com uma concessionária responsável. Como dito, isso evita diversos problemas e dores de cabeça.
Como escolher um bom modelo de moto?
Embora investir em uma motocicleta seja uma compra muito emocional na maioria das vezes, é melhor usar a razão e o bom senso para fazer a escolha. Para saber qual é a “moto certa”, é ideal pensar para que ela será usada.
Uso na cidade, viagens curtas para economizar tempo e combustível, chegar mais rápido no trabalho ou visitar pessoas distantes. Tudo isso deve ser levado em conta para garantir que a escolha seja feita da maneira correta e o melhor modelo seja adquirido.
Praticidade, portabilidade e facilidade de uso são essenciais e, neste caso, às vezes é recomendável escolher uma scooter ou até uma moto elétrica. Também deve ser considerado se o veículo será usado todos os dias ou só em algumas ocasiões específicas.
Como adquirir uma moto?
Para quem deseja adquirir uma moto, existem algumas opções para comprar esse veículo. As opções mais comuns são o financiamento, consórcio ou compra direta.
Para aprofundar mais esse tema é importante apresentar algumas dicas que devem ser levadas em consideração antes de comprar uma moto.
Adquirir por financiamento
As pessoas que não têm dinheiro para comprar motocicletas procuram muito por este programa de compra se for urgente comprar ou se vale a pena fazer esse investimento.
Na maioria das concessionárias de motos o valor de entrada pode variar entre 10% e 30%, dependendo de alguns itens específicos que serão avaliados ao falar com a concessionária.
Para quem não tem valor de entrada disponível, ainda há a opção de entrada de conveniência, assim como em um serviço de adesivação de carros, é possível dividir o valor da entrada em até 12 vezes no cartão de crédito, com o acréscimo de juros.
O restante também pode ser pago pelo banco ou instituição financeira de forma semelhante a um empréstimo, as taxas de juros e os pagamentos dependem da ajuda financeira escolhida pelo novo proprietário.
Adquirir por consórcio
Essa é a forma mais utilizada atualmente, pois é a forma mais econômica de comprar um bem ou serviço, podendo ser parcelado e planejado sem complicar financeiramente o aquisitor.
Além disso, existe a possibilidade de antecipar o valor das parcelas por meio de amortizações ou licitação, assim como funciona a aquisição e instalação de uma central de alarme de incêndio analógica.
A partir daí, a administradora receberá um determinado número de motos por mês e entregará aos participantes do sorteio do consórcio. Esse método ainda permite um lance, onde o usuário pode pagar parcelado e retirar a moto se o valor for suficiente.
Adquirir por compra direta
A compra direta, paga em prestações ou em sua totalidade de forma direta ao proprietário ou concessionária geralmente tende a ser a forma mais comum de adquirir o veículo.
Principalmente no mercado de veículos seminovos, é possível que o comprador economize um pouco ao comprar uma moto usada parcelada, porém isso precisará de uma boa entrada.
Alguns cuidados gerais ao adquirir uma moto
Outro ponto muito importante ao experimentar aquele sentimento de alegria ao adquirir a primeira moto é que essa emoção precisa ser aproveitada sem exageros, principalmente na velocidade, pois os riscos são muito altos.
A habilidade não substitui a experiência, então é preciso que o condutor respeite as regras e reserve um tempo para aprender como a moto funciona, principalmente quando o condutor acabou de tirar sua CNH especial para moto.
Além disso, sempre ajuda a ouvir quem tem experiência, pois isso auxilia a escolher o modelo de moto certo para começar, como saber pilotar com segurança e ajuda a saber para onde ir quando tiver uma experiência, além disso, recebe dicas sobre o que não fazer.
Para isso, ouvir amigos, parentes, vizinhos ou qualquer pessoa que tem experiência e preste atenção no que eles têm a dizer sobre aspectos práticos, como ser motociclista, e neste caso, perguntar sem pudor é uma atitude sensata.
Por fim, estar sempre equipado com capacete, luvas, casaco e calças com proteção, botas ou sapatos de cano alto é o básico para todos os dias. O condutor nunca deve ficar super confiante de usar apenas um ou nenhum equipamento só porque está “indo perto”.
Estudos têm demonstrado que a maioria dos acidentes ocorrem próximo à residência. E a causa é porque, assim como no caso de uma fachada em ACM, conhecer a localização, geralmente aumenta a vulnerabilidade de quem já está acostumado a estar ali todo dia.
O mesmo vale para os motoristas, pois conduzir em locais próximos de casa ou ir a locais com muita frequência pode dar a falsa sensação de segurança, o que aumenta o risco de acidentes.
Essa segurança é fundamental assim como usar uma máscara personalizada empresa em ambientes de alto risco de contaminação ou situações do tipo.
Por isso, é ideal que o condutor sempre esteja atento aos perigos do trânsito e tenha maneiras para se precaver dos diversos riscos.
Contudo as motos são ideais para a maioria das pessoas que precisam de uma locomoção compacta, com bom custo-benefício de combustível e muito prática, a moto é o veículo ideal para essas pessoas.
Considerações finais
Comprar uma moto exige um pouco de preparo e paciência, mesmo que o financiamento seja mais imediato para casos mais urgentes, escolher o método que melhor se encaixa no orçamento é fundamental.
Geralmente, as parcelas são pagas apenas quando o percentual de parcelas que consomem 30% ou mais da renda é superior a 30%.
O conceito é garantir que o motociclista terá dinheiro para pagar, o que reduz a probabilidade de a financeira precisar solicitar busca e apreensão por falta de pagamento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.