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5 formas de otimizar a logística o seu e-commerce

Uma gestão logística eficaz é essencial para um e-commerce, independentemente do segmento de vendas.

Por exemplo, quando um consumidor decide fazer uma compra pelo e-commerce, ele faz um balanço entre o tempo de espera pelo produto e o custo de entrega. Por isso é importante que todo e-commerce pense na melhor forma de logística.

Em outras palavras, para garantir maiores taxas de conversão, é fundamental contar com um bom sistema logístico que garanta aos clientes prazos de entrega curtos e custos baixos.

Confira agora 5 formas de otimizar a gestão logística do seu e-commerce e como elas podem ajudar no crescimento do seu negócio!

  1. Revise processos internos e estabeleça melhorias

O primeiro passo antes de qualquer coisa é revisar os processos internos atuais do seu e-commerce.

Portanto, antes de sair culpando as transportadoras por atrasos e falhas, verifique os processos logísticos internos e garanta que os procedimentos estão ocorrendo sem problemas ou gargalos. Esses processos são:

  • Emissão de documentos;
  • Triagem;
  • Embalagem;
  • Liberação de mercadorias.

Além disso, procure identificar gargalos que possam ser trabalhados para garantir maior agilidade no fluxo e contribuir com a gestão, seja no transporte e logística ou no processo de troca e devolução de mercadorias. Tudo deve ser pensado e planejado para fluir bem.

  1. Antecipe sua demanda e organize seu estoque

A segunda dica para melhorar a gestão logística do seu e-commerce é avaliar quais produtos têm o maior giro de compra e quais têm o menor.

Dessa forma, você pode prever sua demanda e determinar quais produtos devem estar mais disponíveis e mais próximos do envio. Da mesma forma, quais deles não têm essa necessidade.

Por exemplo, imagine que em uma distribuidora de equipamentos industriais que vende em sites online, a esteira modular plástica foi a que mais vendeu nos últimos três meses.

Com base nisso, é preciso pensar de forma estratégica como fornecer um estoque adequado para não ter faltas nem acumulo de equipamentos estocados.

Organize também seu estoque para garantir um envio mais rápido de seus produtos mais vendidos. Dessa forma, os esforços relevantes podem ser previstos e gerenciados para que a gestão logística seja bem-feita.

  1. Procure transportadoras confiáveis

Seja uma fábrica de suco de uva ou uma loja virtual de roupas, é essencial procurar por transportadores que sejam confiáveis.

Ou seja, ainda que se trate de um e-commerce ou de vendas online, a transportadora nunca vai deixar de ser parte de um processo logístico.

Por isso, antes de contratar uma transportadora, pesquise bem sobre ela, a política da empresa, como ela realiza seu trabalho, se possui sistema de rastreamento veicular para acompanhar as entregas, etc.

Assim você pode verificar se a transportadora selecionada possui estrutura para atender e aderir aos prazos estabelecidos, de forma a não prejudicar seu desempenho para os clientes.

  1. Conte com ferramentas de pagamento ágeis

Automatizar o processo de pagamento é, sem dúvida, crucial para garantir que os processos logísticos ocorram bem.

Afinal, assim que o cliente aperta no botão para confirmar a compra, é essencial que o financeiro forneça a nota fiscal, o estoque vá para o departamento de pedidos e a transportadora seja acionada para retirar e enviar os produtos o quanto antes.

Esse é o segredo para garantir a satisfação dos clientes.

Se o seu e-commerce tem um processo de confirmação de pagamento lento, significa que outras etapas vão demorar para serem concluídas, atrasando a entrega ao consumidor.

Nesse sentido, o ideal é contar com ferramentas de pagamento ágeis e eficientes como os integradores de pagamentos.

Se possível, até mesmo contratar uma consultoria administrativa para gerenciar todas as ferramentas de pagamento.

Essas ferramentas podem verificar instantaneamente os dados do consumidor e realizar a análise de crédito, agilizando o processo logístico.

Com esta ajuda, os processos resultantes da confirmação da compra são iniciados automaticamente, reduzindo o tempo de espera do consumidor e tornando a sua loja online mais eficiente.

  1. Obtenha previsões de demanda

Em um e-commerce, como em qualquer outra loja online, é fundamental manter em estoque apenas o que realmente vai vender.

Afinal, o estoque enxuto permite reduzir a infraestrutura utilizada nos armazéns, além de evitar perdas de produtos por vencimento, quebra ou obsolescência. É aqui que entra a previsão de demanda.

Esse processo consiste em analisar criteriosamente o histórico de vendas do e-commerce e manter apenas o valor necessário para atender aos pedidos dos clientes.

Tenha em mente que uma margem de segurança é sempre recomendada, pois pode haver um aumento inesperado nas vendas por um motivo ou outro. Um bom sistema de gestão de estoque pode ajudar a equilibrar a quantidade ideal de cada produto.

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