Imagem de Reprodução

Cargas perigosas: quais os riscos de contaminação do solo?

A contaminação do solo é uma preocupação que cresce a cada dia, uma vez que o seu impacto na saúde das pessoas e no meio ambiente é muito sério.

Isso acontece porque o seu impacto possui a capacidade de causar uma reação em cadeia, afetando diversas áreas, tais como a biodiversidade, segurança alimentar, águas subterrâneas e até mesmo aspectos econômicos.

Dessa forma, o transporte de cargas deve ser realizado de maneira segura, evitando assim os riscos de contaminação do solo.

Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre quais são as características de um solo contaminado e quais são os seus impactos para o planeta.

O que é contaminação do solo?

Como mencionado, a contaminação do solo é uma preocupação que vem crescendo a cada dia, uma vez que ela pode impactar diversos setores do planeta, causando assim reações em cadeia.

Dessa forma, a contaminação do solo vem crescendo no mundo, uma vez que ela acontece quando existe a presença de poluentes tóxicos ou contaminantes que possuem a capacidade de representar algum risco para a saúde humana e para o ecossistema.

Com isso, os laudos ambientais podem comprovar se existe uma poluição no ambiente e em qual nível, auxiliando nos melhores cuidados com o lugar.

Esse fator é necessário porque a poluição do solo pode ter diversas causas, uma vez que desde o derramamento de óleo até a contaminação por metais pesados e entre outros resíduos tóxicos podem proporcionar sérios problemas.

Esses materiais possuem a habilidade de se infiltrar no solo, comprometendo assim a sua qualidade e gerando graves consequências para o meio ambiente e também para a saúde humana.

Os principais responsáveis por esses acontecimentos são as indústrias, onde o alto nível de derramamento de produtos químicos ou tóxicos no solo causam sérias consequências para todos.

Além disso, fora a contaminação de metais pesados, esses elementos também podem prejudicar tanto a saúde humana quanto também a dos animais e plantas, além de comprometer a qualidade do solo que entra em contato com o produto em questão.

Dessa forma, é necessário o auxílio de uma empresa de gestão ambiental a fim de obter um maior controle dos impactos que são causados por todos esses fatores em relação ao planeta.

Isso acontece porque a contaminação do solo pode ocasionar diversas consequências, como a destruição da camada de ozônio, o envenenamento dos seres vivos, a redução da produtividade agrícola, a contaminação de águas subterrâneas e muitos outros fatores.

Com a finalidade de minimizar o risco de contaminação, um dos principais fatores para controlar possíveis poluições no ambiente é através da adoção de embalagens para resíduos contaminados que possam oferecer certa segurança.

Embalagens para os resíduos contaminados

Como você pode perceber, os produtos perigosos requerem uma maior atenção desde o momento em que recebe a embalagem até a sua destinação final, uma vez que o manuseio e também o transporte inadequado podem acarretar sérios problemas.

Com isso, os Big Bags homologados são embalagens que atendem a resolução ANTT nº 5947, legislação essa que regulamenta e exige uma embalagem que seja certificada para o transporte terrestre de produtos que são perigosos.

Dessa forma, existem normas que são definidas com o intuito de realizar o transporte e o acondicionamento desses produtos de maneira segura e eficiente.

Isso acontece porque, assim como um licenciamento ambiental simplificado assegura a viabilidade ambiental, o certificado de uma embalagem assegura a segurança do produto que é transportado em seu interior.

No Brasil, o Inmetro é o órgão que é responsável por conduzir o processo de certificação dos produtos ao seguir tanto normas nacionais quanto internacionais, além de considerar a segurança que o produto oferece, os riscos à saúde e ao meio ambiente.

Com isso, ao atender todos os requisitos técnicos necessários, sendo produtos brasileiros ou importados, além de conseguir obter o certificado do Inmetro, os produtos podem ser comercializados tranquilamente pelo serviço de transporte rodoviário de carga.

Big Bag Homologado

O Big Bag Homologado é a embalagem que atende a legislação para efetuar o transporte de resíduos contaminados, uma vez que ele é fabricado especialmente com a finalidade de transportar e de armazenar resíduos perigosos.

Isso acontece porque essas embalagens são fabricadas, testadas e certificadas para que exista a possibilidade de efetuar o transporte de uma ampla gama de mercadorias.

Por esse motivo, não existem riscos de incêndio, explosão, queimaduras químicas, contaminação tóxica e principalmente qualquer dano ao meio ambiente.

Com isso, desde um parecer técnico ambiental ao regulamento da portaria nº 320/21 do Inmetro, legislação responsável pelo transporte de cargas perigosas, podem comprovar a sua eficiência.

Categorias de resíduos, causas e transportes

Existem muitos fatores que podem proporcionar a contaminação do solo, onde dentre eles podem-se citar:

  • Locais industriais e de fabricação;
  • Locais de descarte de resíduos não controlados;
  • Piscicultura;
  • Vizinhança e propriedades comerciais que são usados pesticidas;
  • Fazenda antiga.

Esses são os principais causadores de poluição no solo, proporcionando assim sérias consequências tanto para a saúde do planeta quanto para os seres humanos.

Assim as empresas responsáveis pela poluição do solo devem, além de se atentar aos cuidados com o meio ambiente em seu meio de produção, também efetuar um manifesto de transporte de resíduos, declarando a movimentação de resíduos.

Além disso, também existem algumas categorias de resíduos que são contaminantes e podem prejudicar o solo significativamente, sendo estes os componentes:

  • Inorgânicos;
  • Orgânicos semivoláteis;
  • Compostos orgânicos voláteis;
  • Combustíveis.

Esses são os principais resíduos que possuem a capacidade de prejudicar significativamente o solo, impactando assim diretamente o meio ambiente.

Dessa forma, dentre os produtos inorgânicos estão o cromo, arsênico, mercúrio, entre outros metais, gasolina com chumbo e a tinta à base de chumbo.

Já entre os componentes que são orgânicos semivoláteis estão os bifenilos policlorados, hidrocarbonetos aromáticos polinucleares, dioxinas ou furanos e, por fim, os pesticidas.

Os componentes orgânicos voláteis são os solventes industriais como o tricloroetileno, os oxigenados de combustível, como o éter metil terc-butílico, o benzeno e também os subprodutos que são produzidos pela cloração no tratamento de água, como o clorofórmio.

Por fim, dentre os combustíveis estão a gasolina, o diesel, combustíveis de aviação e também os resíduos de óleo.

Com isso, os profissionais que efetuam o transporte dessas substâncias também devem obter o treinamento adequado, quando ao pesquisar “curso nr 20 valor” no Google, você pode encontrar um bom preço e um exercício necessário ao profissional.

Vale ainda ressaltar que existem cinco tipos de cargas que são extremamente perigosas, sendo essas: os produtos explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis e as substâncias oxidantes e tóxicas.

Os efeitos da poluição no solo

Como você pode perceber, existem muitos elementos que prejudicam o solo, onde os sacos de fertilizante e de adubo, embalagens de agrotóxicos e entre muitos outros resíduos que são produzidos na área agrícola podem representar uma grave ameaça à saúde do solo.

Dessa forma, também existe a possibilidade de se aumentar o risco de tornar as terras que antes eram férteis em terras de característica inapropriadas para a realização da produção agrícola.

Por esse motivo, é extremamente importante cuidar do solo, uma vez que a terra precisa ser livre de poluentes para que seja possível o crescimento de plantas saudáveis e que deem frutos.

Esse é um trabalho árduo, entretanto vale muito a pena, já que é através desse cuidado que será possível obter os alimentos mais saudáveis e livres de qualquer contaminação.

Esses são fatores que impactam diretamente na produção de alimentos, saúde das pessoas, animais e todo o meio ambiente e entre muitos outros elementos.

Com isso, as indústrias que são responsáveis por gerar resíduos perigosos devem seguir as leis, normas técnicas e as resoluções que são referentes à gestão e à destinação final dos materiais que podem proporcionar algum risco ao solo e a todo o planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *