O bitcoin nada mais é do que uma das principais e mais antigas criptomoedas do mundo. Portanto, investidores que querem entrar nesse universo precisam conhecer quem é ela e qual sua relação com o mercado cripto.
Vale a pena destacar que investimentos do mundo cripto são considerados os mais voláteis e perigosos que existem dentro do universo de investimentos. Ou seja, entrar nele significa tomar os maiores riscos que um investidor poderia tomar. Justamente por isso é preciso entrar nesse tipo de negócio já preparado.
Confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito do bitcoin, mesmo sem ser formado em um curso de gestão financeira, além de conferir dicas a respeito de como investir nesse universo, entendendo quais os principais cuidados e riscos, para que consiga ganhar ou invés de perder, valorizando e diversificando assim sua carteira de investimentos.
Como começar a investir em bitcoin?
Investir no cripto mercado em geral não é uma questão muito difícil.
Assim como os outros investimentos, o cripto mercado pode ser acessado através de corretoras digitais. Existem algumas opções só especializadas em criptomoedas, enquanto outras oferecem diversos tipos de investimentos, inclusive no universo cripto.
Entretanto, o que realmente importa nesse contexto, na verdade, são as estratégias que podem ser adotadas pelo investidor para alcançar ganhos com essas moedas digitais, ao invés de perder. Isso acontece porque, dentro do mundo dos investimentos, as criptomoedas são a opção mais volátil, assim há riscos de investir mais para trazer retorno.
Há algumas moedas que valorizaram do dia para a noite. Isso aconteceu com o próprio bitcoin, lançado em 2008 junto com o sistema blockchain, do qual passou a valer milhares de dólares em poucos anos, fazendo com que algumas pessoas enriquecessem do dia para noite, mesmo sem formação em gestão comercial ead.
O que saber antes de começar a investir?
Em primeiro lugar é preciso saber o que é o bitcoin e como os investimentos em criptomoedas funcionam.
Pois bem, o bitcoin ou BTC, nada mais é do que um tipo de dinheiro completamente digital, criado por uma pessoa anônima e lançado em 2008.
Esse tipo de tecnologia só é possível através de um sistema, chamado blockchain, capaz de garantir que é impossível clonar, duplicar ou falsificar um bitcoin, o que garante o valor dessas moedas.
Além disso, é importante saber que existe uma quantidade limitada de bitcoin no mundo e para achá-las é preciso minerar um sistema digital.
Em geral, o mercado de investimentos em criptomoedas funciona através da compra delas. Quanto mais gente comprar esse criptoativo, mais ele se valoriza, o inverso também acontece, quanto mais gente vender, mais ele desvaloriza.
Em geral, o bitcoin é um grande case de sucesso, já que a criptomoeda mais antiga do mundo já chegou a valor mais de US$60 mil e, assim como já mencionado anteriormente, sua imensa valorização tornou algumas pessoas milionárias do dia para a noite, mesmo sem serem formadas em curso de programação de sistemas.
Quais cuidados tomar?
Apesar do mercado cripto ser considerado o futuro dos investimentos e se encontrar, de alguma maneira, consolidado entre os investidores, ainda sim ele é considerado um investimento de alto risco, assim como já mencionado anteriormente, é necessário adotar cuidados e buscar informações e formações para aumentar suas chances de ganhos.
Portanto, leia adiante algumas dicas de como investir em criptomoedas e, assim, tomar alguns cuidados que aumentam as suas chances de ser um investidor bem sucedido, mesmo sem formação em curso comunicação e oratória:
- Analise o mercado e estude os riscos
Busque cada vez mais informações sobre o mercado, aprenda a analisar tendências e esteja sempre se renovando, já que o cripto mercado trata-se de uma tecnologia que se renova de maneira muito rápida.
- Seja cauteloso
A principal característica das criptomoedas, seja ela o bitcoin ou outras criptos emergentes, é justamente a sua alta volatilidade, já que em um dia ela pode subir e então cair logo em seguida, por isso, seja paciente e cauteloso.
- Diversifique
Não tenha apenas um tipo de criptomoeda e não aplique todo o seu dinheiro ou capital de investimentos em um único meio, já que, se você perder nele, perderá tudo.
Diversificação é importante em qualquer tipo de investimento, mesmo se você for especialista em gestão hospitalar e ganhar muito dinheiro com isso
Quais os riscos ?
Assim como já mencionado, existem muitos riscos em investir não só no bitcoin como no mercado de criptomoedas em si.
Alguns desses principais riscos incluem:
- Ausência de centralização;
- Valor da moeda oscile bastante;
- Invasão e o ataque de pessoas mal-intencionadas são sempre riscos;
- Concorrência com o lançamento e crescimento de outras moedas virtuais.
Por isso, estude bastante tanto a criptomoeda na qual irá investir e a situação do mercado. Os riscos, ainda que grandes, tornam-se consideravelmente menores com boas informações e conhecimento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.