Os processos internos precisam ser bem trabalhados pelos gestores, mas o fato é que a gestão empresarial não é uma tarefa fácil e precisa de melhorias contínuas para que a empresa consiga crescer e se estruturar no mercado.
Melhorar os processos internos exige que o gestor tenha como propósito o objetivo da corporação. Quando não existem regras bem definidas, o caos é certeiro e como resultado, forma-se um redemoinho de trabalho, tempo perdido e gastos desnecessários.
Além disso, a falta de organização forma barreiras de comunicação que trazem muitas dores de cabeça, tanto para os gestores quanto para os demais colaboradores. A boa notícia é que existem muitas maneiras de lidar com a situação.
Antes de mais nada, é preciso entender que a organização de processos nada mais é do que o gerenciamento do negócio, por meio do controle das tarefas internas, tendo como propósito equilibrar o desempenho e o desenvolvimento das ações.
Isso faz com que tudo se torne mais dinâmico e flua com mais facilidade. Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será abordada a importância da organização para os negócios e como colocá-la em prática.
Importância da organização de processos
Antes de entender qual é a importância da organização de processos, primeiro é necessário saber que esse trabalho depende de melhorias e padronização de operações, para garantir a efetividade e o comprometimento da equipe.
Além disso, uma boa organização de processos passa por diferentes objetivos que a companhia precisa trabalhar. São elas:
- Compreender os processos internos;
- Visualizar atividades em cadeia;
- Compreender valores;
- Reutilizar recursos.
Uma clínica veterinária próximo a mim também precisa monitorar os processos em tempo real, reduzir os custos, promover a satisfação do cliente e a produtividade da equipe e garantir a efetivação de procedimentos e objetivos.
Ademais, outro ponto fundamental é otimizar as tarefas para que elas se tornem mais eficazes e eficientes. Tendo em vista todos os objetivos que a organização de processos pode alcançar, não é difícil imaginar sua importância.
O mercado está cada vez mais concorrido e as companhias precisam adotar práticas de organização para destacar seu diferencial.
Quando alguns colaboradores não estão familiarizados com as práticas da empresa, a tendência é reduzir a produtividade e a colaboração entre todos os departamentos.
Por exemplo, se no atendimento ao cliente de uma empresa o atendente tem dificuldades para descobrir de que maneira resolver o problema do cliente, a imagem do negócio pode ser prejudicada.
O atendimento é o carro chefe do negócio e a equipe é responsável pela impressão que a corporação vai causar no público. Uma vez que não é possível resolver determinada situação por falta de conhecimento, a impressão é negativa.
Mas, ao investir em organização de processos, uma empresa de envidraçamento de sacada automatizado consegue integrar a equipe aos processos e sistemas, alinhando todos eles e garantindo um bom atendimento ao cliente.
Quando os processos estão bem organizados, os funcionários têm mais concentração e foco, a corporação consegue implementar uma estratégia consistente, além de aumentar a agilidade das atividades e flexibilizar a organização.
O gestor, por sua vez, terá mais facilidade na gestão por meio de indicadores de desempenho, ao passo que as abordagens e práticas serão mais inovadoras.
Mesmo diante da enorme importância de organizar os processos internos, ainda existem muitos gestores e empreendedores em dúvidas com relação a isso, mas as estratégias são muito simples e inteligentes.
Dicas para agilizar os processos de trabalho
Sabendo qual é a importância de organizar os processos internos, fica mais fácil começar a trabalhar em cima disso. A primeira coisa que a empresa precisa fazer é definir em quais aspectos ela vai mexer.
Em outras palavras, o ideal é listar os processos internos atuais e indicar quais serão os responsáveis por cada etapa, ferramentas, objetivos das tarefas, aprovações, dentre outros pontos relevantes.
Se algo parecer confuso durante a execução, o gestor pode listar tudo novamente e colocar em destaque alguma coisa que esteja faltando. Para uma empresa especializada em polimento piso granito, é uma forma de facilitar as correções.
Depois de organizar a lista de maneira clara, é só colocar em prática algumas estratégias para organizar os processos. São elas:
1. Melhorar a comunicação interna
Dentro da corporação, é comum que existam processos que envolvem mais de uma pessoa, e se a comunicação não trouxer bons resultados, fica praticamente impossível fazer com que tudo funcione.
Para melhorar nesse sentido, os funcionários precisam falar a mesma língua, se informar sobre os processos e ter facilidade para trocar informações com todos os membros da equipe.
Ao fazer isso, um fabricante de desbobinador manual terá muito mais facilidade para identificar falhas. Uma das melhores estratégias de comunicação interna, sem dúvidas, é a reunião.
Mas outras práticas também são muito bem-vindas, como os murais de recados, sistemas internos, software de atendimento ao cliente, dentre outros.
2. Fazer um fluxograma
O mapeamento de todos os processos atuais da empresa ajuda a elaborar um fluxograma completo. É imprescindível se eu incluir o funcionamento do dia de operacional, pois isso traz uma visão mais clara do que acontece nos departamentos.
Por exemplo, os funcionários da recepção precisam mapear sua rotina de trabalho, da mesma forma, os vendedores precisam mostrar como é o cotidiano no departamento de vendas.
O mapeamento da rotina por meio de planilhas ajuda a enxergar se os resultados esperados estão sendo alcançados, além de ser muito mais fácil identificar falhas e encontrar maneiras de otimizar os processos.
3. Capacitar a equipe
O gestor pode dar mais autonomia para o time se os membros estiverem devidamente capacitados. Dentro de uma empresa de instalação de tela de proteção para cachorro retrátil, os funcionários devem ir além de suas funções.
É muito importante que eles saibam quais são as motivações por trás das tarefas, pois dessa forma é possível que cada colaborador possa melhorar seu próprio desempenho no dia a dia.
Quando a pessoa sabe o que precisa ser feito e de que maneira fazer, se sente livre para desenvolver o trabalho enquanto os gestores podem se dedicar a tarefas mais complexas e outras melhorias.
Na busca pela capacitação da equipe, muitas organizações investem em realocação de talentos. Quando o profissional é capacitado e compreende o processo interno, todos os outros membros poderão ser bem aproveitados em funções diferentes.
Trata-se de uma estratégia que pode até mesmo melhorar a produtividade da equipe, principalmente no que diz respeito ao atendimento.
O atendimento ao cliente é um dos departamentos mais importantes para qualquer negócio, mas muitas empresas têm dificuldades com ele.
Para melhorá-lo, uma empresa de instalação de alta tensão pode trabalhar com práticas modernas para avaliar o atendimento prestado, e usar diferentes meios de atendimento para melhorar o atendimento ao cliente.
Outra possibilidade é investir em métodos produtivos que melhoram ainda mais os resultados obtidos pela equipe técnica.
4. Investir em tecnologia
Qualquer empresa que tenha de manter o controle físico de seus processos por meio de papéis engavetados e cartazes nas paredes vai perder tempo e espaço no mercado. Além disso, dificilmente vai atrair novos talentos.
A tecnologia já provou que é uma aliada dos processos internos e as organizações podem centralizar suas informações em um único lugar.
Com isso, um canil especializado em cachorro spitz alemão anão terá mais facilidade para fazer as melhorias necessárias e automatizar ações que otimizam as tarefas.
Estes são apenas alguns dos benefícios, mas são o suficiente para que a marca abandone métodos antigos.
5. Integrar todos os setores
Por fim, mas não menos importante, devido ao fato de a empresa ser como um organismo vivo, fica óbvio que um setor depende do outro para funcionar.
Pensando dessa forma, acreditar que a corporação é apenas um aglomerado de setores é um grande erro. Uma clínica especializada em cirurgia penectomia em gatos enxerga cada setor como uma peça importante de uma grande engrenagem.
Em outras palavras, todos os departamentos internos precisam de uma boa comunicação entre eles. O papel dos gestores é fazer com que os setores entendam o funcionamento um do outro e os objetivos de cada um.
Se todas as áreas estiverem integradas, por meio de um bom cruzamento de dados e comunicação facilitada, a organização dos processos internos está garantida.
Considerações finais
Existem muitos gestores que se veem diante de um trabalho desorganizado que gera atrasos, perda de tempo e prejuízos, mas nada como organizar os processos internos para reverter a situação.
Com base nas dicas mostradas aqui, seu negócio terá muito mais facilidade para contornar os imprevistos, tornar o dia a dia mais organizado e trabalhar com estratégias e ferramentas inteligentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.