Renavam AM 2018 – Consulta Detran

O RENAVAM é o código que carrega todas as informações dos automóveis. O verdadeiro significado da sigla é Registro Nacional de Veículos Automotores. Mesmo que cada estado tenha seu departamento de trânsito independente, é muito importante que todo morador do Amazonas que possui veículo faça a consulta do RENAVAM AM 2018 para verificar em que situação se encontra seu carro. Leia o artigo a seguir e veja as principais informações a respeito do RENAVAM AM 2018.

Como funciona o RENAVAM AM 2018

O RENAVAM AM 2018 é um conjunto de números que são responsáveis por formar a identidade de um automóvel. Através deste documento é possível ter acesso a qualquer tipo de informação referente ao passado e ao presente de um automóvel, desde sua fabricação e os acontecimentos com antigos donos até os dias atuais.

O RENAVAM pode ser comparado com o RG que é utilizado para definir cada pessoa e suas principais informações, podemos dizer que o RENAVAM é a identidade do carro. Com ele é possível fazer uma consulta simples desde a verificação de uma multa até informações mais complexas.

Momentos em que é necessário utilizar o RENAVAM

É muito importante fazer consultas periódicas ao RENAVAM. Estas consultas são fundamentais para se evitar uma série de problemas que podem surgir devido a falta de cuidados com datas de pagamentos e multas.

Um dos maiores problemas que pode ocorrer caso por algum motivo o motorista se descuide de alguma das obrigações que devem ser cumpridas anualmente em relação ao veículo e a apreensão em blitz onde o RENAVAM é consultado e caso haja irregularidades serias na documentação a policia tem como obrigação realizar a apreensão do veículo.

Como se faz a consulta ao RENAVAM

Para realizar a consulta ao RENAVAM AM 2018 é muito simples. Basta apenas acessar o site oficial do Detran AM, basta apenas seguir os passos abaixo e de forma prática e rápida é possível consultar todo o registro do documento do carro.

  1. A primeira coisa a se fazer é ter o número do RENAVAM em mãos.
  2. Para conseguir o número do RENAVAM é bem simples, basta apenas olhar no que chamamos de “documento do carro”, bem no inicio dele é possível ver a sequencia numérica correspondente ao RENAVAM.
  3. Após ter o numero em mãos é necessário acessar o site http://www.detran.am.gov.br/ para fazer a consulta.
  4. Na pagina inicial do site é necessário encontrar a opção “veículo” e posicionar o mouse em cima.
  5. Após o passo anterior ira abrir uma janela onde terá a opção “situação de veiculo”, deve clicar na opção e uma nova aba será aberta.
  6. Quando a nova aba for aberta irão aparecer os campos pedindo o numero da placa e o número do Renavam, basta preencher e campos e clicar na tecla “Pesquisar”.

É muito fácil e simples realizar a consulta ao RENAVAM AM 2018, além de poder fazer a consulta básica para verificar a situação do veiculo é possível também consultar diversos outros serviços.

Na mesma consulta é possível verificar multas que não foram pagas, IPVA atrasado e DPVAT. Outra coisa muito importante que pode ser verificada são infrações de transito que o possam ter sido cometidas.

Em quais momentos é necessário realizar a consulta ao RENAVAM 2018 AM

Não existe um número limite de consultas anuais que devem ser feitas ao RENAVAM, é necessário sempre estar atento ao registro para não se esquecer de qualquer obrigação importante em relação ao automóvel.

Problemas como IPVA atrasado e falta de pagamento de multas são coisas muito importantes que devem lembradas para se evitar problemas futuros com a situação do veículo. A falta de cuidados com essas coisas pode resultar em uma complicada dor de cabeça futura.

Os momentos onde mais existe a necessidade de se consultar o RENAVAM são: na hora de pagar o IPVA, para verificar o valor do DPVAT, para verificar multas pendentes, infrações cometidas, realizar o licenciamento, quando o veiculo é vendido, quando ira mudar o proprietário do carro e para imprimir as vias de pagamento dos impostos anuais que são obrigatórios o pagamento.

Ficou com duvidas em relação ao RENAVAM AM 2018? Gostou das informações? Deixe seu comentário.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply