Quem é Ciro Gomes? Veja informações sobre o candidato à presidência

Em outubro de 2018 acontecerá no Brasil a primeira eleição após uma das maiores investigações sobre corrupção ativa e passiva desde que foi instituída a república no país. As eleições de 2014, que colocaram a ex-presidente Dilma Rousseff e o vice Michel Temer no poder foram as mais conturbadas desde o início das eleições públicas.

O cenário ainda é confuso, devido em parte aos desdobramentos da Operação Lava Jato, mas também é de expectativa, por se tratar da primeira vez em que 37 municípios brasileiros testarão o voto por identificação biométrica.

Programadas para acontecer entre os dias 7 de outubro de 28 de outubro (1º e 2º turno respectivamente), serão eleitos 27 governadores, senadores, deputados, e também um novo presidente. Um dos nomes citados como possível candidato ao cargo de presidente da republica, é o advogado, professor, e escritor Ciro Ferreira Gomes.

Quem é Ciro Gomes?

Ciro Ferreira Gomes nasceu em novembro de 1957, e com quase seis décadas de idade tem um currículo político e pessoal muito produtivo. Ele é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará, cursou economia em Harvard, e cresceu em uma família repleta de políticos ativos.

Seu pai, José Euclides Ferreira Gomes foi 3 vezes, eleito prefeito de Sobral, que hoje é governado por seu irmão, Ivo Gomes. Seu outro irmão, Cid Gomes foi eleito duas vezes governador do Ceará, e seu tio, Vicente Antenor Ferreira Gomes, foi também prefeito e deputado estadual.

Sobre a carreira política de Ciro Gomes

Em sua carreira política, Ciro Gomes foi governador do Ceará, Ministro da Fazenda, Ministro da Integração Nacional, prefeito de Fortaleza, deputado estadual e federal. Já foi candidatoà Presidência da República duas vezes, sendo a primeira em 1998 e a segunda em 2002.

Começou sua vida política aos 20 anos de idade como procurador do município de Sobral, por indicação do prefeito, seu pai. Filiou-se primeiro ao PDS, por influência paterna, e foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1982 por este partido.

Na eleição seguinte, em 1986, ele já pertencia ao PMDB, quando foi reeleito deputado estadual. Em 1988, juntamente com Mario Covas e Tasso Jereissati, fundou o PMDB, e foi eleito prefeito de Fortaleza.

Em 1989, nas eleições presidenciais, apoio à candidatura de Mario Covas, que não foi eleito. Já em 1990, ganhou a eleição para governador do Ceará, contra o candidato Paulo Lustosa. Foi o segundo governador mais jovem do país, aos 33 anos. Foi também o governador mais bem avaliado segundo pesquisas do Datafolha.

O que ele fez como político?

Dentre suas realizações políticas que merecem destaque, a redução da mortalidade infantil no Ceará em 32% é uma das mais notáveis. O programa empregado para esta meta, recebeu um prêmio da UNICEF.

Deixou o cargo de governador para ser Ministério da Fazenda do presidente Itamar Franco. Em 1996 ele se filiou ao PPS Partido Socialista Brasileiro, e por este partido foi candidato a presidência em 1998. Conseguiu ser o terceiro mais votado na ocasião.

Vale mencionar que Ciro Gomes recusou receber todas as aposentadorias de cargos políticos que ocupou

Ideias e planos de Ciro Gomes para a presidência como candidato em 2018

Mesmo sem ter uma candidatura ainda confirmada, Ciro Gomes defende algumas ideias como político. Entre elas:

  • Defende que é preciso criar um projeto de governo que seja mais estratégico
  • Acredita que um projeto de desenvolvimento tem deobjetivar a superação da miséria.
  • Apoia a ideia de que é preciso industrializar o país, começando pelo complexo nacional de petróleo e gás
  • É contra a privatização do pré sal.
  • Acredita que o ministério da defesa e tecnologia devem ser mais independentes dos satélites americanos.
  • Defende também o crescimento cientifico, com investimento no complexo industrial da saúde e, diz que só assim produziremos os medicamentos necessários ao país.
  • Ciro ainda menciona a necessidade de fortalecer o agronegócio. Para equilibrar a importação de insumos, fertilizantes e equipamentos.

Ciro Gomes Por Ele Mesmo

Assista aqui, a uma entrevista de 28 minutos que ele concedeu à rede de notícias BBC de Londres. Você pode ver os melhores momentos aqui.

Ciro Gomes Autor e seus Livros publicados

  • No País dos Conflitos (1994)
  • O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo (1995) – em parceria com o professor Mangabeira Unger
  • Um Desafio Chamado Brasil (2002)

Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply