OAB 2018 – inscrições, calendários de provas e informações importantes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o órgão responsável pela regulamentação da advocacia no país, promove anualmente provas para que advogados consigam seu registro e atuem de forma legal.

Aqui você encontra informações sobre a OAB 2018, especificamente sobre inscrições, calendários e informações relevantes sobre a prova, para que seja possível já começar a se programar e estudar para atingir um ótimo resultado. Afinal, só assim você poderá advogar, não é mesmo?

O que é o Exame da OAB?

Trata-se de uma prova realizada com único intuito: permitir a atuação como advogado da pessoa formada em Direito, possibilitando que possa exercer a profissão.

O Exame da Ordem, também chamado de Exame da Ordem Unificado, comprova que a pessoa tem conhecimento para praticar atividades jurídicas e exercer a função de advogado.

exame da oab 2018

Como será feita a prova?

O Exame é elaborado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e contém duas vezes. A prova ocorre três vezes por ano, o que dá maior flexibilidade ao candidato, permitindo escolher uma data que seja melhor e atenda seus interesses.

Quem pode fazer a prova

A prova da OAB é destinada a dois públicos específicos: pessoas formadas em Direito e alunos do último ano do curso ou ainda que estejam matriculados nos dois últimos semestres.

Caso o aluno seja aprovado no Exame da Ordem, ele só poderá retirar seu certificado junto à OAB se no ato comprovar que efetivamente estava matriculado no último ano ou nos dois últimos semestres.

calendario oab 2018

O que esperar da prova da OAB 2018

A prova da OAB tem duas fases, uma objetiva e outra prático-profissional, sendo que ambas são realizadas em dias diferentes. Na primeira fase,  a objetiva, o candidato tem de responder 80 questões de múltipla escolha.

Essas perguntas da prova objetiva abrangem temas que estão presentes o currículo obrigatório de todo curso de Direito, portanto, são conhecimentos básicos que todo candidato deve ter.

Geralmente, as questões da primeira fase tendem a ser extensas, o que acaba por causar um certo cansaço durante a prova, levando à distração. É aí que mora o perigo e que muitos candidatos ficam para trás.A primeira fase da prova da OAB é eliminatória. Para ser aprovado e ir para a segunda fase é preciso acertar pelo menos 50% das questões, ou seja, 40 perguntas.

Já a segunda fase, a da prova prático-profissional, traz uma peça processual e mais quatro questões que são elaboradas como se fossem situações-problemas que o candidato deve resolver.

Um detalhe importante: o próprio candidato escolhe o tema da prova prático-profissional durante a inscrição no exame OAB 2018, podendo optar por direito administrativo, civil, constitucional, empresarial, do trabalho ou tributário.

Outro diferencial é que o candidato pode consultar a legislação e precedentes normativos ou outros materiais disponibilizados para poder responder as questões da prova.

prova da oab 2018 dicas

Calendário OAB 2018

A OAB ainda não divulgou seu calendário 2018, no entanto é possível obter essa informação diretamente no site da Ordem ou da FGV quando estiver disponível.

De modo geral, as provas acontecem entre abril e maio, julho e setembro, novembro e janeiro, considerando sempre primeira e segunda fase. O edital sai sempre dois meses antes.

Quanto custa o Exame da Ordem?

Depende do ano em que a prova é realizada. Comumente todo ano o valor é reajustado, mas utilizando como base os anos anteriores é possível ter uma noção do custo médio, que é cerca de R$ 300.

Caso o candidato não tenha condições de arcar com esse valor, ele pode solicitar a isenção da taxa, o que deve ser feito preenchendo um requerimento específico que é disponibilizado no site da FGV no período das inscrições.

É possível ter informações sobre a isenção, procedimentos, requisitos e resultados diretamente na página oficial da FGV e no edital de inscrição assim que ele for lançado.

Como estudar

É interessante dividir seus estudos por blocos. Primeiro, prepare-se para a prova objetiva, revisando todo o material estudado durante o curso de graduação. Procure dar uma atenção maior para as disciplinas em que tem mais dificuldade, para ter melhor desempenho.

Procure realizar, como se fosse um simulado, provas anteriores OAB, para ter uma noção sobre como elas são estruturadas. Esses exames antigos podem ser obtidos na página da FGV.

Depois de aprovado, comece a estudar para a segunda fase, com a diferença que agora é possível focar em um tema só, o que foi eleito durante a inscrição. Também procure por provas antigas e tente resolvê-las fazendo um simulado. Dessa forma, será possível entender como a banca costuma cobrar determinados assuntos.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply