PROUNI 2018 – Guia completo com tudo que você precisa saber!

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Governo Federal  em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) para ajudar estudantes a ingressar em cursos de graduação por bolsas de estudos integrais ou parciais para estudantes de baixa renda. O processo seletivo é feito com base no resultado de cada candidato na edição do Enem 2017. É obrigatório ter feito a prova.

A inscrição no programa é gratuita e é feito a verificação de todos os dados para permissão da vaga para o aluno, que pode escolher duas opções de cursos que deseja concorrer em vários estados. Os que tiverem boas notas e aprovados na seleção terão dias corretos para realizar a matrícula e apresentar toda a documentação para comprovar dados pessoais. As vagas ofertadas são somente para universidades particulares. A parcela das bolsas varia de 50% a 100%

como inscricao do prouni

Quais os critérios de participação?

Além de participar da edição do Enem de 2017, existem outros critérios que deverão ser preenchidos e comprovados pelo futuro acadêmico.

Obtenção de nota mínima

Não basta participar do Enem. É preciso ter feito pelo menos 450 pontos e não ter zerado a redação. Nesta primeira seleção, diversos candidatos serão eliminados por falta de nota.

Renda

Para encaixar-se no perfil do projeto, é preciso que o estudante tenha cursado todo o ensino médio em escola pública, ou em particular, desde que na condição de bolsista.Além disso, será preciso comprovar a renda, através de documentos como declaração de imposto de renda ou carteira de trabalho (dos pais e/ou aluno), para determinar o percentual da bolsa (50 ou 100%) e a aprovação ou não deste aluno.

Portadores de deficiência

Ser um candidato portador de qualquer deficiência, permite a participação do processo seletivo.

Professor da rede pública

Professores da rede pública em exercício da educação básica, têm o direito de usufruir do Prouni, desde que seja escolhido algum curso de licenciatura.Esta é uma estratégia do MEC para aumentar o número de professores qualificados na educação brasileira.

como funciona o prouni

Quem são os escolhidos?

A seleção é feita inicialmente com base nos critérios mencionados no tópico anterior. Depois de aprovado o cadastro, o candidato concorre com a sua nota do Enem à uma vaga na universidade e no curso escolhidos.Ao final de cada dia, estará disponível uma nota de corte (a nota de corte do último selecionado, naquele momento). Esta, poderá subir ou diminuir conforme o número de inscrições.

Compara-se a um “leilão de notas”: você está aprovado até que surja outro candidato com uma nota superior a sua.

Quando abrem as inscrições?

O Prouni tem regime semestral: isto é, suas inscrições abrem semestralmente (a cada 6 vez), sendo assim, os candidatos terão a oportunidade de participar duas vezes ao ano.

Geralmente, o primeiro processo de seleção inicia ao final de Janeiro ou início de Fevereiro. Para que os primeiros editais sejam lançados, espera-se a divulgação das notas do Enem. A segunda seleção ocorre no meio do ano, geralmente no final de Junho ou início de Julho.

Os editais costumam ser lançados alguns dias antes, e 2 dias antes da abertura das inscrições, disponibiliza-se a consulta de vagas.Portanto, é preciso sempre estar atento em novos editais e abertura das inscrições.

Como faço para me inscrever?

A inscrição é feita totalmente online, através do http://siteprouni.mec.gov.br/.

Para efetuar a sua inscrição, bastará seguir um passo a passo:

Acessar o site

Após a abertura das inscrições, você acessará o Prouni 2018 e encontrará a opção de inscrição.

  1. Informe o número de inscrição do ENEM
    Para dar início ao seu cadastro, você precisará informar seu CPF ou número de inscrição do Enem, para que o sistema localize suas notas, inscrição e outros dados.
    como fazer inscrição prouni
  2. Preencha o formulário
    Diversas informações serão pedidas para efetuar a sua inscrição: nome completo, dados residenciais, de contato, informações sobre os pais, profissão e trabalho, renda, e muito mais.É essencial que tudo seja preenchido corretamente, para evitar problemas posteriores.
  3. Escolhendo a vaga
    Depois de efetuado seu cadastro no sistema, você poderá consultar todas as vagas disponíveis para o Prouni. Opte pelo curso que deseja na instituição mais perto de você, ou de sua preferência.
  4. Acompanhe as notas de corte
    Para saber sua colocação parcial, esteja sempre atento às atualizações de nota de corte, que ocorrem no início de cada dia.

Assim, você já terá uma ideia se pode comemorar, ou se precisa estudar para a próxima edição do Enem.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply