Programa Jovem Aprendiz – Como conseguir vaga de emprego em grandes empresas

A inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho vem sendo uma forma de revolucionar as oportunidades de trabalho em todo o Brasil e de dar oportunidade de primeiro emprego em empresas com potencial de desenvolvimento e capacitação profissional. Além de aprender muito, os jovens conseguem ajudar no sustento do lar e adquirir preciosa experiência no mercado de trabalho.

Se você tem de 14 a 24 anos, está cursando o ensino fundamental ou médio e deseja uma vaga remunerada para trabalhar a aprender, saiba que o Programa Jovem Aprendiz é o ideal para você. Aqui você confere como fazer para se inscrever e os pontos que precisa estar atento para garantir a sua vaga.

como participar programa jovem aprendiz 2018

O que é o Programa Jovem Aprendiz?

O  Programa consiste em uma oferta de oportunidades à jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho, mas não contam com experiência profissional. Assim, o governo incentiva grandes empresas a utilizar a mão de obra e ajudar-lhes na capacitação dos mesmos em um sistema em que tanto o empregado quanto o empregador ganham. A remuneração geralmente é de até um salário mínimo e as empresas tem a liberdade de adicionar benefícios como vale-alimentação, cartões e outros.

As inscrições e processo de seleção funcionam o ano todo e em 2018 não é diferente. O processo de inscrição deve ser feito diretamente nas vagas divulgadas pelas empresas participantes no site oficial ou então via CIEE (Centro de Integração Estudante e Empresa)  – que serve como uma vitrine para os estudantes. O seu primeiro passo é montar um currículo com seus dados pessoais, qualificações e interesses.

Os cronogramas de contratação variam muito de uma instituição para a outra, por tanto, seleciona  vaga que deseja sempre atualizado sobre cronogramas de inscrição e processos de seleção.

De acordo com a lei Nº 10.097/2000 todas as empresa de grande e médio porte, devem contratar jovens aprendizes.A porcentagem estipulada é de no mínimo 5% e no máximo 15% do número total do quadro de funcionários.

Como se candidatar?

Primeiramente, é preciso conhecer as ofertas em sua cidade e região. Depois disso, confira se você atende todos os pré-requisitos para dar continuidade à seleção.

Algumas instituições disponibilizam o cadastro online, enquanto outras são presenciais. Você provavelmente será chamado para uma entrevista, que poderá ser feita de forma oral e/ou escrita. Geralmente instituições de grande porte realizam processos seletivos para ajudar na seleção, uma vez que contam com grande número de inscritos.

Fique de olho nos canais oficiais e não perca a sua chance de candidatar-se.

como funciona o programa jovem aprendiz

Quais os requisitos?

Os requisitos podem variar de uma empresa para a outra, conforme o perfil das vagas ofertadas. Mas, de forma geral, estas costumam ser as principais:

  • É preciso que se tenha pelo menos 14 anos. A idade máxima varia conforme a política de cada instituição.
  • Ter cursado ou estar cursando Ensino Fundamental ou Médio.
  • Possuir RG, CPF e  Carteira de Trabalho.
  • Em caso de menores, possuir a autorização prévia dos pais.

Quais as vantagens?

Existem diversas vantagens já conhecidas de tornar-se um jovem aprendiz:

Remuneração

empresas contratantes jovem aprendiz 2018Com toda certeza, o que mais atrai os jovens é o salário. Ele será muito variável, de acordo com a vaga, mas costuma estar na faixa de R$ 500,00 a R$ 1.000,00. Além disso, o jovem recebe o 13º salário mais benefícios que a empresa tem a liberdade de oferecer ou não.

É uma excelente oportunidade para quem deseja aprender, mas também precisa de dinheiro. Em famílias carentes, é uma oportunidade para aumentar a renda familiar.

Conciliação com os estudos

Você não precisará abandonar os estudos para começar a trabalhar. Tanto que estar matriculado, é um dos critérios para conseguir a vaga.

O trabalho pode variar de 4 a 6 horas diárias, e assim, permitirá que o jovem continue estudando normalmente.

jovem aprendiz rj 2018 como funcionaExperiência e referências

Quando o adolescente consegue se inserir numa área de seu interesse, poderá encontrar motivação para seguir a carreira profissional.

Além disso, ganhará muita experiência, tendo a possibilidade de ser efetivado na empresa. Caso isso não ocorra, sairá com um certificado, e também com boas referências, que facilitarão o encontro de um próximo emprego.

Carteira assinada

O trabalho de Jovem Aprendiz é realizado totalmente dentro da lei, e conta também com a Carteira de Trabalho Assinada. Isso garante todos os direitos ao trabalhador além de servir como uma forma de incrementar o currículo para os próximos trabalhos, com experiências em locais de renome.

Principais setores em 2018

Alguns editais para o Processo Jovem Aprendiz de 2018 já foram lançados, e outros ainda estão por vir.

Conheça algumas das empresas que participarão do Projeto no próximo ano, e para as quais você poderá se candidatar:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Coca-cola;
  • Petrobrás;
  • Correios;
  • Lojas Americanas;
  • Carrefour;
  • Marisa;

Estes são apenas alguns dos estabelecimentos contratantes. Pense nas áreas que tem interesse e não se esqueça de verificar quando as vagas forem abertas. Não perca a chance de conquistar experiência no mercado de trabalho, isso será um diferencial no seu currículo para estratégias empregatícias futuras!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply