Licenciamento RS 2018 – Consulta Detran

Como condutor e proprietário de um veículo, o motorista tem diversas obrigações. Além de respeitar as leis de trânsito e prestar atenção ao trafegar pelas vias, ele deve pagar as taxas do automóvel em dia. Entre elas, além de IPVA e DPVAT, também existe o Licenciamento do Veículo.

O Licenciamento é liberado apenas para aqueles carros os quais possuem pelo menos as mínimas condições de trafegar pelas ruas. Assim o Detran, órgão responsável por monitorar o trânsito, consegue garantir a segurança de todos. Não só do motorista, mas também como de passageiros, pedestres e terceiros.

Qual a Importância de Licenciamento?

O Licenciamento é uma taxa anual que dá a licença para que o motorista dirija legalmente pelas estradas. A taxa é recolhida pelo Departamento de trânsito de cada estado, sendo no Rio Grande do Sul o Detran RS o responsável pela cobrança. Quem efetuá-la corretamente recebe o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo.

Com o documento em dia, o motorista garante que seu veículo está de acordo com as normas de emissão de poluente, ruídos, além de estar adequado às normas de seguranças regentes. O correto seria uma inspeção do veículo, porém isto não acontece devidamente em todo o país.

Muitos brasileiros acham que o imposto é mais uma forma de tirar dinheiro da população, porém a taxa cobrada serve apenas para cobrir o valor gasto nas despesas da emissão do novo documento.

Caso o motorista seja flagrado sem o documento, está sujeito à uma multa gravíssima, que gera cobrança e 7 pontos na carteira de motorista. Caso o licenciamento não exista ou esteja vencido, o veículo pode ser retido até que haja a quitação do débito.

Como Consultar o Licenciamento RS

  1. Acesse o site oficial do Detran através do link a seguir: http://www.detran.rs.gov.br/;
  2. Já na página inicial do Detran passe o cursor sobre o menu “Consulta de Veículos”, digite a placa e o RENAVAM nos campos solicitados e clique em “Pesquisar”;Licenciamento Detran RS como fazer
  3. Outra opção é passar o cursos pelo menu “Veículos” e então clicar em “Consulta Veículos”;
  4. Uma nova página será carregada, onde você deve digitar os dados solicitados – Código RENAVAM e Placa do Veículo. Marque a caixa “Não sou um robô” e clique em “Pesquisar”.Licenciamento Detran RS

E pronto! Você pode consultar todas as pendências em relação ao seu veículo. Lembre-se sempre de quitar suas dívidas em dia, para assim evitar multas, juros e complicações diante de Detran RS.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply