Licenciamento Anual Rio De Janeiro 2018 – Como fazer passo a passo na internet

O licenciamento Detran RJ 2018 é o processo de renovação do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos), documento de porte obrigatório, destinado à verificação das condições de circulação do veículo. Ou seja, para circular com seu veículo legalmente em todo território nacional o proprietário precisa estar com o documento em dia.

Para a realização do licenciamento de veículos 2018 do Detran no estado do Rio de Janeiro são exigidos os seguintes documentos:

  • Original e cópia do comprovante de residência (somente quando for necessário alterar o endereço no cadastro do veículo);
  • Original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2017 ou Certificado de Registro de Veículo (CRV);
  • Certificado de Segurança Veicular (CSV, somente para veículos movidos a GNV);
  • Original e cópia simples do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga (RNTRC, da ANTT, para veículos registrados na categoria aluguel, com capacidade de carga superior ou igual a meia tonelada).

Licenciamento de veículos Detran RJ 2018 – Como fazer

  1. O primeiro passo é agendar o licenciamento de veículos 2018 no site do Detran-RJ. Para o licenciamento anual do Detran-RJ, o veículo precisa passar por vistoria;
  2. Para a realização do licenciamento de veículos 2018 RJ é preciso agendar o serviço no site do Detran, da seguinte forma:
  3. Na página inicial do site, clicar em “veículo” na parte superior esquerda;
  4. No menu “veículo”, clicar em “agendamentos” e “licenciamento anual”;
  5. Agora é preciso escolher o tipo de licenciamento anual 2018 RJ desejado;
  6. Em seguida, é preciso informar os dados do veículo (placa e Renavam), CPF ou CNPJ do proprietário, quem levará o veículo para ser vistoriado, localização e dados do despachante, caso este seja encarregado de fazer o licenciamento;
  7. Também é preciso selecionar o posto do Detran RJ onde o licenciamento será realizado e optar pelas datas e horários disponíveis para concluir o agendamento.

Pagamento passo a passo

Para fazer o licenciamento RJ 2018 é necessário pagar a guia de recolhimento de débitos (GRD). Nessa guia constam as taxas de IPVA, seguro DPVAT, taxa de licenciamento anual e taxa de emissão de CRLV. Veja como imprimar a guia de recolhimento de débitos no site do Banco Bradesco.

  1. No menu “tributos”, selecionar a opção “Detran RJ-GRD, DUDA E GRM
  2. Depois clicar em “gerar boleto”
  3. Em seguida, preencher o número do Renavam para concluir a emissão do boleto
  4. A emissão de GRD para licenciamento de veículos 2018 do Detran RJ também pode ser feita nas agências físicas do Banco Bradesco
  5. Caso o boleto seja pago em dinheiro, o licenciamento poderá ser realizado em 48 horas. Para pagamento em cheque, é preciso esperar 6 dias úteis

Se o veículo utilizar combustível GNV e o Certificado de Segurança Veicular (CSV) estiver vencido, o proprietário precisa anexar ao processo uma cópia simples do documento atual.

Calendário do licenciamento 2018

O calendário de licenciamento anual para 2018 ainda não foi divulgado pelo Detran RJ. No site da instituição, é possível apenas consultar a tabela de vistoria referente ao ano de 2017.

Sem vistoria

O Detran RJ possibilita a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos sem que seja necessário fazer a vistoria. O licenciamento sem vistoria é válido para carros 0 KM, nos três primeiros anos a partir da sua compra. Estão enquadrados nesta regra: veículos de até 5 passageiros, de categoria particular e que não utilizem diesel como combustível.

licenciamento detran rj

Documentação exigida para o licenciamento sem vistoria

  • Original e cópia do comprovante de residência (quando for preciso mudar o endereço no cadastro do veículo)
  • Original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo do ano anterior, ou do Certificado de Registro de Veículo
  • Certificado de Segurança Veicular (somente veículos movidos a GNV)
  • Cópia e original do documento de identificação da pessoa que retirar o CRLV (caso não seja o proprietário do veículo)

É bom frisar que o Detran RJ permite que qualquer pessoa retire o CRLV, desde que apresente original e cópia do documento de identidade, além do último CRLV ou CRV original.

O licenciamento anual Detran RJ sem vistoria também precisa ser agendado através do site da instituição ou pelos telefones: (21) 3460-4040 / (21) 3460-4041.

Para realizar o licenciamento anual sem vistoria, também é preciso quitar a GRD, cujo processo de emissão foi detalhado anteriormente. Esteja em dia com o licenciamento anual do Detran RJ para garantir tranquilidade e segurança enquanto transita com seu veículo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply