Licenciamento 2018 Detran PA – Confira o passo a passo de como fazer o licenciamento

Somado a tantos outros impostos e empecilhos referentes a circulação de veículos, temos o licenciamento, que consiste em um procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias, atestando que o automóvel se encontra em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo. O que na prática não acontece, pois, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), cujo porte é obrigatório ao condutor, não está vinculada a uma inspeção rigorosa do automóvel na maioria dos municípios brasileiros.

O licenciamento inclui os motoristas da paraíba, bem como de todo o país. Mas porque o licenciamento é tão importante? Vejamos adiante:

Como consultar o licenciamento?

A consulta é bem simples e intuitiva, consiste em uma série de passo que vamos expor abaixo:

  1. Acesse o link: http://www.detran.pa.gov.br/
  2. Assim que inserir o link que está acima no seu navegador, o site do Detran PA vai carregar. Na página inicial do site procure o campo veículo. Como mostra a imagem abaixo
  3. Após clicar em veículo uma grande caixa vai se abrir, então, procure no canto esquerdo “licenciamento anual”, de um clique. Como mostra imagem abaixo:
  4. Você vai ser redirecionado para uma página onde vai ser informado dos possíveis status que seu licenciamento está. Leia está página, e siga as instruções que lá estão.

Calendário de licenciamento

É muito simples estar por dentro do calendário de licenciamento, cada estado possui uma unidade Detran e nos respectivos sites, encontramos tais informações. O Detran PA disponibiliza da seguinte forma:

  1. Acesse o link: http://www.detran.pa.gov.br/
  2. Na página inicial do site, clique em veículo, vai abrir uma grande caixa, procure então “calendário de licenciamento” e clique. Como mostra a imagem:
    tutorial licenciamento pará
  3. Você vai ser redirecionado, e vai encontrar todas as informações necessárias, referentes a datas de pagamento do licenciamento, que condizem com as informações que do seu carro.

Com qual frequência devo pagar a taxa?

Relativo a periodicidade do licenciamento, podemos afirmar que o CRLV é um documento que deve ser emitido anualmente (Licenciamento anual) para cada veículo em circulação no país, logo, se um condutor tiver mais de um veículo deve buscar o documento para todos os veículos que possui. Para isso, é necessário pagar a taxa e quaisquer outros valores pendentes em relação ao carro que diz respeito àquela placa.

Quanto custa 

Esta é uma pergunta um pouco incerta, considerando que o valor do licenciamento depende das regras de cada estado, o DETRAN de cada estado que define o preço final a ser pago. É importante ressaltar que dependendo do estado no qual é aplicado, o preço em uma localidade pode ser até 200% maior do que em outras.

Podemos dizer também que como não é um custo pago isoladamente (pois exige, no mínimo, as outras taxas relativas ao CRLV), ele não é tão significativo frente ao total pago. Porém, de qualquer forma, é essencial certificar-se de que o licenciamento de veículos é pago para todos os veículos que sejam sua propriedade.

Penalidades

As penalidades não restringem apenas ao dinheiro, como também a pontos na carteira, levando aqueles condutores com vários pontos acumulado a reciclagem. O documento do carro, Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CLRV), é um documento de porte obrigatório.

O motorista que dirige sem ele, mesmo que tenha quitado o pagamento do IPVA, está sujeito a multa de R$ 53, 20, apreensão do veículo e perda de 3 pontos na CNH. Se também não estiver com o IPVA ou licenciamento em dia, perderá 7 pontos da Carteira Nacional de Habilitação CNH, além de receber multa de R$191,54 e ter o veículo apreendido.

licenciamento pará

Importância do licenciamento

O licenciamento é de essencial importância para circulação do veículo, o pagamento correto do licenciamento é em função de sua natureza legal. Um veículo que circular com sua documentação atrasada está em estado irregular. Ao fazer isso, o condutor está em estado de descumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro.

Sendo assim, está infração é considerada gravíssima, capaz de acometer 7 pontos na carteira de habilitação. Além disso, há multa em dinheiro e apreensão do veículo, com pagamento de diárias até a quitação do valor das multas e do licenciamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply