Licenciamento Detran DF 2019 – Como Consultar?

Procedimento que deve ser feito todos os anos, o licenciamento Detran DF – 2019 é um tributo obrigatório aos donos de veículos automotores terrestres. Ele tem como objetivo regularizar a circulação dos automóveis em todo o território nacional. Caso não seja feito o pagamento do licenciamento, é possível que o veículo seja apreendido, além do proprietário ser multado e ainda ganhar sete pontos na carteira de motorista.

Além do pagamento da taxa referente ao licenciamento, é preciso cuidar de outras questões relativas ao automóvel para conseguir a liberação do Detran DF. É o caso das multas acumuladas durante o ano, assim como o Dpvat e o IPVA, que devem ser quitados e regularizados para que o licenciamento seja liberado.

O licenciamento Detran DF é cobrado a cada ano e conta com suas particularidades, isto é, o valor e as regras podem variar em detalhes de estado para estado. Para evitar quaisquer dúvidas, basta consultar as informações relativas ao licenciamento em qualquer posto do Departamento Nacional de Trânsito em seu estado ou, no caso do DF, no próprio distrito.

Como consultar o licenciamento

Há muita gente que nos dias de hoje ainda procura o serviço de um despachante para se livrar da burocracia de ter que regularizar os documentos do carro, o que inclui o licenciamento. Porém, é bem possível você desenrolar esse problema sem precisar contar com intermediários. Veja a seguir como consultar o licenciamento Detran DF – 2019:

Abra o site do Detran DF. Desça a barra de rolagem até a área dos “Serviços mais acessados” e clique na opção “Consultar veículo”. Em seguida, informe os dados pedidos na página que são a placa do automóvel e o número do Renavam e clique em “Consultar”. Uma nova tela irá se abrir, apresentando todas as informações relativas a débitos do seu veículo, assim como os dados sobre o licenciamento Detran DF – 2019.

Com tudo isso em mãos, o dono do veículo é orientado a quitar o licenciamento e as demais taxas e multas de acordo com o final de sua placa. É fundamental que esse imposto já esteja pago dentro do período indicado, pois assim serão fornecidos os documentos corretamente, que vão permitir a circulação do seu veículo em todo o país.

Tabela de cobrança do licenciamento

O mês a ser feito o licenciamento Detran DF – 2019 vai depender do final de sua placa e é o período máximo para regularizar o seu veículo, sob pena de ter o carro rebocado e ter que pagar uma baita multa. O mês indicado é a data limite para quitar as dívidas e atualizar a documentação. Confira abaixo os meses para cada final de placa:

Automóveis em geral (exceto caminhões)

Final de placa   Mês obrigatório

1                             Abril

2                             Maio

3                             Junho

4                             Julho

5 e 6                      Agosto

7                             Setembro

8                             Outubro

9                             Novembro

0                             Dezembro

 

Caminhões

Final de placa   Mês obrigatório

1 e 2                      Setembro

3, 4 e 5                  Outubro

6, 7 e 8                  Novembro

9 e 0                      Dezembro

Vale destacar que os proprietários devem pagar um valor único, que não varia de acordo com a marca, modelo ou ano e costuma girar em torno de R$ 88,00. Porém, é bom ficar atento, pois a taxa sofre reajustes anuais.

Como conseguir a 2ª via do boleto do licenciamento

Pagar a taxa do licenciamento Detran DF – 2019 é muito prático. Não há emissão de boleto para o pagamento de licenciamento. Basta ter em mãos o Renavam e ir até um banco, um caixa eletrônico ou mesmo o bankline, pela internet. Há bancos que possuem a opção de quitar o licenciamento, o que facilita o processo.

Entre os bancos conveniados que permitem a operação desta forma estão: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco Itaú, Citibank, Banco Mercantil, Banco Cooperativo do Brasil, Santander, Bradesco, Correios e Lotéricas e Banco de Brasília. Depois disso, vai faltar apenas solicitar o documento no Detran posteriormente, ou então pedir para receber pelos Correios, o que também é possível.

Lembrando que de nada vai adiantar pagar o licenciamento se tiverem multas em seu nome no sistema. Será preciso quitá-las para liberar o documento atualizado. Qualquer dúvida com relação a valores ou sobre o licenciamento é só consultar o site do Detran DF.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply