IPVA Detran MG 2018 – Consulta e Pagamento do imposto em Minas Gerais

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA), cobrado anualmente sobre o valor do veículo, novo ou usado. Em Minas Gerais, o valor da alíquota é de até 4% com variações quanto ao tipo de veículo.

Desta arrecadação, 50% vai para o governo de Minas Gerais e os outros 50% para o município de emplacamento do veículo. Por exemplo, se o veículo é de Belo Horizonte, o Estado MG recebe 50% e o município Belo Horizonte os outros 50%.

O valor do IPVA costuma ter desconto para pagamento antecipado, e multa para pagamento em atraso e tem sua quitação obrigatória para a realização do Licenciamento. O Aviso de Vencimento do IPVA MG é enviado à residência – ou endereço cadastrado – do motorista, normalmente em dezembro, já com as datas de pagamento para o ano seguinte.

2 via do IPVA passo a passo

Antes de começar, tenha em mãos o RENAVAM para consultar e emitir a guia para pagamento, sem este número é possível apenas consultar o valor pela marca e modelo do carro, mas sem a emissão da guia.

  1. Acessar o site da SEF/MG
  2. Clicar na opção “Empresas” ou “Cidadãos
  3. Clicar no link “IPVA
    2 via da faturado ipva
  4. Clicar no link “Consulta de Valores
  5. Você pode clicar no link “tabelas” para fazer download do arquivo que tem as tabelas com os valores a serem pagos pelo IPVA do exercício atual. Ou, clicar no link “consulta por código RENAVAM” para efetuar a consulta do valor do IPVA pelo RENAVAM
    como consultar ipva
  6. Se escolher consultar pelo código RENAVAM, é preciso informar o código RENAVAM do veículo sem ponto ou traços
  7. Agora basta escolher o ano que quer consultar
  8. Digitar os caracteres do capctha na página. E clicar em “Consultar”
  9. Em seguida, é exibida a página com os valores do IPVA
  10. Para emitir a guia de pagamento, clique no link “emitir guia
    segunda via do ipva
  11. Você também pode consultar o valor do IPVA do ano vigente pela marca/modelo do veículo, basta clicar no link “consulta por marca/modelo do veículo”, vale lembrar que por aqui, apenas será mostrado o valor para o ano vigente, não há como emitir uma guia para pagamento
  12. Na consulta IPVA por Marca/Modelo, depois de clicar no link, você precisa selecionar o Tipo de Veículo, Fabricante, Modelo, o Tipo de Combustível, o Ano de Fabricação e o Final de Placa. Não é emitida guia para pagamento por esta forma, apenas visualizar o valor e vencimento. Não são solicitados também dados do veículo.

Lugares para pagamento

Você pode efetuar o pagamento do IPVA nos agentes arrecadadores a seguir:

Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal/Casas Lotéricas, Mercantil do Brasil, Santander, SICOOB, Banco Postal Brasileiro e Mais BB.

Se for correntista de um dos agentes arrecadadores, pode pagar ainda por:

  • Débito em conta
  • Diretamente nos caixas com o RENAVAM
  • Nos terminais de autoatendimento
  • Pela internet com o internetbanking

Para quem não é correntista de um dos agentes arrecadadores, você ainda pode pagar diretamente nos caixas dos bancos, com o número do RENAVAM ou com a Guia de Arrecadação (GA) emitida no site da Secretaria da Fazenda www.fazenda.mg.gov.br, Unidades de Atendimento Integrado – UAI ou Repartições Fazendárias.

Como é cobrado o IPVA MG 2018

Em Minas Gerais, a alíquota de pagamento do IPVA pode variar de 1% até 4%, de acordo com o tipo de veículo, veja a seguir:

  • 4,0% Automóveis, veículos de uso misto e utilitários,
  • 3,0% Caminhonetes de carga (pick-ups) e furgão,
  • 2,0% Automóveis, veículos de uso misto e utilitários com autorização para transporte público, como táxi e transporte escolar, devidamente registrados. 2,0% Motocicletas e similares,
  • 1,0% Veículos de locadoras (pessoa jurídica),
  • 1,0% Ônibus, micro-ônibus, caminhão, caminhão trator.

Para veículos novos, a base de cálculo do IPVA é o preço total da nota fiscal de venda. Para veículos usados, a base de cálculo do IPVA segue o preço médio no mercado, no ano anterior ao da cobrança.

 Quando começa a escala de vencimentos do IPVA MG 2018?

A escala de vencimentos do IPVA 2018 inicia na primeira quinzena de janeiro e termina na primeira quinzena de março, e os pagamentos obedecem ao final da numeração das placas. O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% termina em média até a segunda semana de janeiro, conforme o número final da placa.

FINAIS DE PLACA

 

COTA ÚNICA/ 1ª PARCELA 2ª PARCELA 3ª PARCELA
JANEIRO FEVEREIRO MARÇO
1 e 2 8 8 8
3 e 4 9 9 9
5 e 6 10 12 12
7 e 8 11 13 13
9 e 0 12 14 14

Agora que você já conhece tudo sobre o IPVA no Detran MG fique atento para não perder as datas de vencimento e manter o seu carro em situação legal. Assim, você contribui para a melhoria do trânsito na cidade onde mora.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply