IPVA BA 2018 – Consulta e Pagamento

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA BA 2018, é o tributo para quem possui veículos automotores de qualquer categoria. Por isso, se tem um carro ou outro tipo de veículo registrado em seu nome, você é obrigado a quitar este débito anualmente. Ainda não há uma previsão para o valor do IPVA BA 2018, mas em 2017 na Bahia, a alíquota para carros foi de 2,5% sobre o valor do mesmo.

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia, ou DETRAN, é o órgão responsável pela cobrança do IPVA. Assim, para consultar a segunda via do valor a ser pago de seu IPVA 2018 BA, basta acessar o site oficial do Detran da Bahia. Tenha em mãos o chassi do carro ou o RENAVAM, que é o Registro Nacional de Veículo. Este documento nos dá todo o histórico do veículo.

Como emitir a 2ªVia do IPVA no DETRAN da Bahia?

  • Vá até a página de serviços do Detran da Bahia, servicos.detran.ba.gov.br.
  • Nesta página, escolha “Situação do Veículo”, onde você consegue verificar as dívidas ou pendências do seu veículo, como o IPVA.
  • Para prosseguir e descobrir o valor do IPVA 2018 Bahia, defina o método de pesquisa, se prefere verificar de acordo com o número de seu Renavam ou chassi do carro.
  • Após colocar o número correspondente, veja a ilustração adiante e digite no campo abaixo as palavras que aparecem na imagem, para verificar que você não é um robô.
  • Pronto, clique em “Pesquisar” e terá acesso ao IPVA Bahia 2018. Se já estiver disponível a guia de pagamento, faça a impressão.

Consequências se não pagar o IPVA Bahia 2018

Os usuários que não cumprirem com a data de pagamento estabelecida pelo Detran BA, referente ao tributo do IPVA 2018, terão que arcar com taxas de juros e não poderão realizar o licenciamento anual do veículo.

Caso você tenha pendências com o licenciamento do carro, ou Certificado Anual de Licenciamento de Veículo, ao ser parado numa fiscalização pode até ter o carro apreendido. Uma vez o veículo tomado, para retirar, terá que pagar todos os débitos pendentes, além do valor de estadia pelo tempo que o automóvel permaneceu no pátio do DETRAN.

Por isso, não extrapole as datas de pagamento do ipva. O IPVA é cobrado no início de todo ano e o licenciamento pode ser pago em conjunto, ou em outro momento, como você preferir.

Outras penalidades envolvem se o usuário estiver com a situação irregular do ipva ba 2018,e consequentemente com o licenciamento do veículo atrasado, como a perda de pontos na carteira e multa.

Como funciona o imposto de IPVA BA?

Essa taxa é revertida para manutenção das vias e novas obras de trânsito. Ela também pode ser destinada para diversas áreas que o município desejar, tais como educação, transporte, saúde, entre outras.

O órgão responsável pelo gerenciamento do dinheiro referente à contribuição do IPVA BA 2018 chama-se SEFAZ BA, ou Secretaria do Estado da Fazenda da Bahia. Sendo assim, o DETRAN da Bahia fica somente incumbido pela cobrança e taxação dos devedores, além da punição que impede a renovação do licenciamento.

Formas de pagamento e cronograma do IPVA BA 2018

O IPVA BA 2018 tem desconto para quem liquidar o tributo sem parcelar, em cota única. No ano de 2017, o abatimento foi de 10% para o pagamento antecipado. Também teve desconto de 5% se o débito total do IPVA ocorresse dentro do período estabelecido: depois da data de pagamento antecipado e antes da data de vencimento da primeira parcela. Se você preferir, pode parcelar em 3 vezes.

O calendário do ipva ba é publicado pelo Detran Bahia. Nele é possível ver os dias de pagamento do tributo, para quem irá quitar parcelado ou de uma só vez, sem ou comdesconto,caso o pagamento seja único.

Em algumas circunstâncias há a isenção do IPVA BA 2018, entre eles: veículos com mais de 15 anos de fabricação, automotores de transporte coletivo do serviço público, veículos inferiores a 50 cilindradas e embarcações com potência abaixo de 25 HP.

Faça uma consulta ao IPVA através do site oficial do Detran da Bahia e verifique como anda sua situação. Se estiver inadimplente, procure liquidar a dívida para não ser surpreendido um dia e ter seu carro apreendido. Esteja regularizado tanto com o IPVA BA 2018 quanto com o licenciamento anual do seu veículo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply