Mudanças ENEM 2018 – Como fazer a inscrição, o que vai cair e detalhes da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é uma prova fundamental para o ingresso de milhares de estudantes em faculdades públicas e privadas. A prova já é aplicada há vários anos, mas houve algumas alterações nas regras que você precisa saber antes de chegar o dia. A prova muito rígida e todas as regras devem ser cumpridas para que a nota validada.

As inscrições começam no primeiro semestre, por volta do mês de abril e maio. A data ainda não foi oficialmente divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). O prazo para as inscrições é pequeno e constantemente o site tem oscilações e travamento por conta do grande fluxo de acessos,  por isso você deve ficara atento e assim que sair a inscrição já fazer a sua.

Até aqui não existe nada de novo. O que devem mudar é no momento de inscrição e realização da prova. Fique atento as alterações:

alteracoes enem 2018

Mudanças no Emem 2018

O Enem 2018 abordará todas as matérias aplicadas no Ensino Médio e também conhecimento gerais. Além disso, a aplicação da redação também continua e ela é de suma importância para a sua nota final no programa, uma vez que corresponde a mil pontos.

A primeira mudança já é na taxa de inscrição, que teve um aumento novamente. Ela passou por um reajuste de 20,5% e ficará no entorno dos R$ 85,00, mas ainda é possível pedir isenção da taxa caso você se encaixe em alguns pré-requisitos estabelecidos pelo site. Haverá uma data especial para quem for pedir o abono, fique atento às datas divulgadas na página da web.

Lembre-se que a inscrição deve acontecer entre o mês de abril e maio. A data oficial ainda não foi divulgada pelo Ministério da Educação. O site oficial deverá cadastrar seus dados pessoais e a inscrição só é validada com a quitação do boleto. Lembre-se que devido ao grande fluxo de acesso no site é comum que ele saia do ar ou sofra com travamentos, evite se inscrever nos últimos dias. Antecipe-se.

inscrições do ENEM 2018Outra alteração no programa diz respeito a aplicação das provas, elas eram aplicadas no sábado e domingo da mesma semana, mas agora as provas serão aplicadas em dois domingos seguidos. A mudança foi feita a pedido dos próprios candidatos, que afirmaram cansaço excessivo, uma vez que dois dias de prova seguidos com 5 horas de duração podia interferir nos resultados. Além do mais, havia muitas críticas sobre o caderno de Língua Portuguesa e Matemática ser aplicado no mesmo dia, o que exigia uma atenção muito grande, que no fim acabava por dizer mais sobre a resistência do candidato do que suas habilidades.

As notas serão divulgadas pelo site da mesma forma e a forma de contagem dos pontos também continua da mesma forma. Você que está se preparando para a prova e quer tirar uma boa nota precisa estudar desde já, afinal a concorrência é muito grande dentro das universidades e programas sociais de inclusão acadêmica.

Está cada vez mais difícil ingressar em uma faculdade privada ou pública porque as notas de corte aumentam a cada ano. Para ajudar nesta tarefa o Ministério da Educação disponibilizou um aplicativo gratuito com questões de disciplinas múltiplas – este poderá ser mais uma ferramenta de estudo para garantir uma boa nota no exame final.

O que vai cair no Enem 2018 – O que você deve estudar

O Enem utiliza quatro áreas do conhecimento para a aplicação de provas, mais como já citamos os conhecimentos gerais e a redação. Então confira agora as quatro áreas que você precisa estudar para tirar uma nota alta no Enem  ingressar em uma boa universidade:

 

o que vai cair na prova do enem 2018

  1. Ciências Humanas e suas Tecnologias
  2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  3. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  4. Matemática e suas Tecnologias
  5. Redação

Você deve partir de um princípio para estudar, porque é claro que não são todas as matérias que você estuda que caem no Enem 2018 – os conteúdos são mesclados. Os assuntos principais de cada matéria têm boas chances de cair na prova, além disso, alguns temas são chave e caem quase todo ano como por exemplo, o Nazismo, Fascismo e outros.

Mesmo que você não goste ou não tenha o hábito de ler, precisa fazer isso porque a leitura é muito importante para a língua portuguesa e também para a redação. Esta parte da prova  é um diferencial no momento de fechar uma nota boa e que vai te ajudar a tapar os buracos deixados por questões marcadas erradas na prova de conhecimentos.

Faça a redação descansado e leia mais de uma vez antes de fazer a versão final. Agora que você já sabe de todas as mudanças para o Enem 2018 basta estudar e ficar atento para não perder nenhuma etapa. Boa sorte!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply