Filtro dos Sonhos: O Que É? Para Que Serve? Veja Aqui o Significado!

O Filtro dos Sonhos é muito visto em nossa sociedade atualmente, seja tatuado, pendurado no espelho de carros, sendo vendido em feirinhas de ruas ou estampado em roupas, ele caiu no gosto das pessoas e é utilizado com várias finalidades.

Porém, você sabe qual é o verdadeiro significado desse símbolo? Ele possui intenções muito mais profundas do que se imagina, acompanhe esse texto para saber mais.

Purificador de Energias

Segundo a tribo Ojibwa, localizada na América do Norte, esse objeto artesanal era desenvolvido com a finalidade de purificar os sonhos negativos e suas energias nas pessoas.

A lenda conta que um velho índio teria subido no cume de uma montanha em busca de mais sabedoria. Chegando lá, ele encontrou um espírito maligno conhecido como IKTOMI. Esse espírito tinha a forma de uma aranha.

Enquanto tecia uma teia com pelos de cavalo ao redor de um aro feito de cipó, ensinava ao velho índio ensinamentos sobre nascimento, morte e a relação de energias espalhadas ao redor do mundo.

Segundo a lenda, a aranha teria dito ao índio a seguinte frase: “Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios.

E assim ensinou o índio como utilizar o filtro dos sonhos para conseguir separar as energias ruins das boas energias, ajudando o povo a encontrar o caminho certo através dos sonhos, visões e energias que eram enviadas.

Como Funciona?

O filtro dos sonhos é composto de um círculo, em sua forma tradicional feito de fibras da árvore de salgueiro chorão, enfeitado com tiras de couro, onde são tecidos vários fios com formato de teia de aranha com uma pequena abertura redonda no centro. É preso embaixo penas – preferencialmente de coruja, pois simbolizam a sabedoria -, e outros adereços como miçangas e enfeites. A pena também simboliza a respiração e o ar, itens essenciais para a vida.

Segundo os índios Ojibwa, durante o período da noite o ar se enche de energias positivas e negativas. O filtro dos sonhos realiza o processo de ”captação” dos sonhos positivos, que passam pela pequena abertura localizada no centro da teia, enquanto os sonhos negativos ficam presos nas teias tecidas ali.

Conforme a tradição, é preciso que ele fique localizado em um local com exposição solar, pois dessa maneira as energias e sonhos negativos que ali estão presos, são eliminados quando em contato com o sol. Muitas pessoas colocam esse pequeno amuleto em cima de suas camas, de modo que espante os sonhos e vibrações negativas durante o momento de vulnerabilidade que é o sono.

Ele possui vários nomes: teia dos sonhos, caçador de sonhos, apanhador de sonhos, espanta pesadelos, catasonhos, filtro dos sonhos ou Dream Catcher (como é conhecido em inglês).

Como Fazer O Seu!

Existem muitas pessoas que compram vários filtros dos sonhos e até mesmo algumas que fazem os seus próprios. Veja abaixo alguns vídeos sobre como fazer o seu e reinvente. Lembre-se que ele pode ser personalizado de acordo com o seu gosto pessoal:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply