Feriados 2018 – Datas dos Feriados

Feriados são sempre uma alegria para os trabalhadores, é aquele belo dia que cai durante a semana ou melhor – quando emenda no final da semana, diminuindo assim os dias úteis de labuta. Se você quer saber se o próximo ano será uma boa referência no quesito feriados nacionais, fique atento as datas comemorativas abaixo e aproveite.

JaneiroFevereiroMarçoAbrilMaio
01 - Ano Novo13 de Fevereiro - Carnaval30 de Março - Sexta-Feira Santa01 de Abril - Páscoa01 de Maio - Dia do Trabalhador
21 de Abril - Tiradentes31 de Maio - Corpus Christi
SetembroOutubroNovembroDezembro
07 de Setembro - Independência do Brasil12 de Outubro - Nossa Senhora Aparecida02 de Novembro - Finados25 de Dezembro - Natal
15 de Novembro - Proclamação da República

Sobre os Feriados Nacionais

01 de Janeiro – Ano Novo: considerado o Dia Mundial da Paz e o Dia da Fraternidade Universal, portanto, é considerado um feriado internacional. Normalmente é nesse dia que os presidentes do Brasil e da Suíça tomam posse quando em ano de eleição, assim como os governadores.

13 de Fevereiro – Carnaval: o Carnaval é uma das épocas mais esperadas no ano, principalmente aqui no Brasil. As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo são os principais focos de concentração dessa arte, tudo pelo famoso desfile de escolas de samba.

30 de Março – Sexta-Feira Santa: a sexta-feira que antecede o Domingo de Páscoa é considerada uma data sagrada pelos religiosos. Foi na sexta-feira santa que Jesus foi crucificado, ressuscitando no domingo de Páscoa, sendo celebrado até hoje.

01 de Abril – Páscoa: Dia de Páscoa, é comemorado por ser o dia em que Jesus ressuscitou, 3 dias após a sua crucificação.

21 de Abril – Tiradentes: esse dia é celebrado até hoje pela morte do herói brasileiro, Joaquim José da Silva Xavier, considerado um mártir pelos acontecimentos da Inconfidência Mineira.

01 de Maio – Dia do Trabalhador: esse dia é celebrado em apenas alguns países, incluindo o Brasil. Essa data comemorativa se dá devido a memória de São José Operário, considerado o santo padroeiro dos trabalhadores.

31 de Maio – Corpus Christi: considerado o dia de Corpo de Cristo, acontece sempre 60 dias após o domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao conhecido domingo da Santíssima Trindade. Foi nesse dia que Jesus institui o sacramento da eucaristia.

07 de Setembro – Independência do Brasil: o dia em que o Brasil proclamou a sua independência é considerado feriado nacional.

12 de Outubro – Nossa Senhora Aparecida: a Santa considerada a padroeira do Brasil tem seu dia de festividade também. É comum que os católicos façam a procissão até a cidade de Aparecida, no interior de São Paulo.

02 de Novembro – Finados: é o dia de celebração dos entes queridos que já se foram, o momento de relembrar e rezar pela alma daqueles que já se foram. Esse dia existe porque historicamente, era o dia em que as pessoas rezavam para as almas que se encontravam no Purgatório, passando pelo processo de purificação.

15 de Novembro – Proclamação da República: lembrado até hoje como o dia em que o Brasil deixou de ser uma monarquia para se tornar uma República Federativa, governo que é seguido até os dias atuais.

25 de Dezembro – Natal: considerado feriado mundial, é o dia de nascimento de Cristo, onde muitos cristãos e não cristãos comemoram como uma celebração familiar e com muita comida.

Diferença Entre Feriado e Ponto Facultativo

Existem muitas dúvidas quanto algumas empresas que liberam ou não os funcionários em determinadas datas, é aí que entra a diferença entre o Feriado e o Ponto Facultativo. Veja a explicação de cada uma delas para conseguir saber mais sobre o tema e esclarecer suas dúvidas:

Feriado

Garantido perante a Lei nº 605/49, todos os trabalhadores tem direito a esta folga obrigatória. Algumas pessoas trabalham nesse dia, porém por vontade própria e com remuneração correta.

Ponto Facultativo

Aqui fica a critério do empregador, conforme artigo 2º da CLT, ele pode escolher ou não liberar os funcionários nesse dia. Caso o trabalhador queira trabalhar nesse dia, é preciso conversar com o empregador para saber se o pagamento será feito, pois isso também fica a critério da empresa.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply