Enem 2019 – Guia Completo com Tudo que Você Precisa Saber

O Enem 2019 continuará sendo a principal porta de entrada para faculdade públicas e privadas. A prova é o momento que milhões de estudantes brasileiros colocaram em prática o conhecimento adquirido no ensino médio.

Desde 1998 o ensino médio no Brasil tem sido avaliado. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal ferramenta dos governantes brasileiros de verem a capacidade dos estudantes que estão se formando nas escolas.

De lá para cá, além de instrumento para verificar como está o nível dos alunos, a prova substituiu os vestibulares, que era a forma de ingresso nas universidades públicas. E por isso, o Enem assumiu o protagonismo, e hoje, por exemplo, existem vários cursos preparatórios que ajudam os estudantes a se saírem bem no teste.

O Enem 2019 é ainda mais simbólico, pois com a mudança no governo federal, é possível que alterações na estrutura básica dos conteúdos aconteça. Nesse texto conhecerá os passos para fazer sua inscrição, a expectativa da programação e algumas dicas de conteúdos para estudar.

enem 2019

Como se inscrever no Enem 2019

Para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio 2019 continuará acessando o portal www.inep.gov.br. Nesse site poderá conferir, entre outras coisas, o edital (assim que liberado), acompanhar todo cronograma, solicitar isenção da inscrição (caso se encaixe no perfil) e conferir todo gabarito depois que realizar as provas.

Acessando esse site terá o campo “Realizar inscrição”, é só clicar e preenchendo todas as informações solicitadas. Para quem não vai pedir a isenção da taxa, ao final é importante lembrar de imprimir ou baixar o boleto para pagar. Somente pagando a taxa é que sua inscrição será confirmada.

Também no site é que imprimirá o cartão de inscrição, documento que constará seus dados, e o local de prova. É importante conferir tudo, e se tiver algo errado, deve solicitar correção.

Calendário do Enem 2019

Os alunos que estão já finalizaram ou vão finalizar o ensino médio é importante ficarem atentos as datas do Enem 2019. A programação já começa no 1º semestre, mesmo as provas acontecendo bem pertinho do fim de ano.

Todas as informações são previamente citadas no site do Enem para que não aja desencontros, e possam se preparar. Em 2019 o calendário previsto se apresenta assim:

  • Início das inscrições – 08/05/2019
  • Final das inscrições – 19/05/2019
  • Limite para pagamento do boleto de inscrição 24/05/2019
  • Período para solicitar isenção – de 02/04/2019 a 11/04/2019
  • Dias de prova – 5/11/2019 e 12/11/2019

Os gabaritos normalmente são liberados 3 úteis depois das provas. O resultado final ficará disponível em 2020.

Todas essas informações estarão disponíveis no site, mas também é possível acessar tudo pelo app do Enem. Nas lojas de aplicativos dos smartphones iOS e Android pode baixa o programa, e acompanhar todo calendário da avaliação nacional.

No app poderá confirmar os endereços, e o mais importante: os horários das provas. Tudo para que o candidato não se atrase e perca o Enem.

Dicas de conteúdos para se estudar

Mesmo diante de possíveis mudanças no conteúdo, o Enem 2019 manterá seu caráter de uma avaliação dinâmica. A ideia de unir os conhecimentos das disciplinas numa questão continuará sendo a marca da prova.

Porém, sempre é interessante focar em alguns assuntos que vão ajudar bastante no desempenho durante o teste.

Para a área de humanas, os conteúdos de história e geografia do Brasil são diferenciais. Entender bem as mudanças da formação e construção do país é certamente uma boa estratégia. O passado recente ainda estará em voga, então estudar as transformações do período da ditadura em diante é fundamental.

Já para os interessados nas exatas ficar craque em geometria ajudará bastante. Focar nos conceitos de geometria que ajudem a interpretar a realidade, é a principal dica.

Outra dica fundamental que não é ligada ao conteúdo, mas tão importante quanto: dias antes da execução da prova, visite o lugar onde fará o Enem. Saiba como chegar ao prédio; calcule o tempo que levará de sua casa ao local. Isso tudo para não se atrasar.

Será usando a sua nota no Enem 2019 que poderá participar do Prouni, por exemplo. Escolher o curso que lhe dará sua futura profissão é uma responsabilidade grande, e o primeiro passo é se dar bem na prova. Agora é estudar e caprichar para trilhar seu futuro.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply