Encceja 2019 – O que é? Como Funciona? Como se Inscrever?

O seu sonho é ingressar no mercado de trabalho definitivamente e seguir uma carreira? Pois é, você provavelmente compartilha esse desejo com milhares de outros brasileiros e, assim como todos, sabe muito bem como é necessário apresentar qualificação para ter acesso às melhores oportunidades.

Embora estudar seja indispensável para adentrar no universo profissional, muitas pessoas não conseguem concluir seus estudos, principalmente o ensino médio. E é aqui que surge a finalidade do Encceja!

Entenda mais sobre o Encceja 2019, para quem se destina, como funciona, como se inscrever e se há novas datas publicadas!

encceja 2019

O que é Encceja 2019? Para que serve?

Encceja é o acrônimo para Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Criado ainda no ano de 2002, o Encceja – depois de tantas edições – vem com seis objetivos muito claros:

  1. Construir parâmetros para autoavaliação dos participantes, assim há a continuidade de sua formação e posterior inserção no mercado de trabalho,
  2. Construir uma referência nacional de autoavaliação para jovens e adultos que se dá por meio da avaliação de habilidades, saberes e competências adquiridos em processo escolar ou extraescolar,
  3. Construir, consolidar e divulgar os resultados para que sejam possíveis de serem utilizados na melhoria da qualidade na oferta do EJA e no processo de certificação,
  4. Estruturar uma avaliação direcionada a esses jovens e adultos que sirva às Secretarias de Educação para que assim elas estabeleçam o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio,
  5. Oferecer uma avaliação para corrigir o fluxo escolar,
  6. Possibilitar o desenvolvimento de indicadores e estudos sobre a educação no Brasil.

O Encceja é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação.

Mas afinal, para quem o Encceja 2019 é indicado?

O Encceja 2019 é direcionado aos jovens e adultos que residem no Brasil (ou no exterior) que não tiveram a chance de concluir os estudos em idade apropriada e que estão inseridos no Art. 38, §§1° e 2° da Lei nº 9.394/1996.

Por isso, o Encceja se destina a toda pessoa que:

  • Tenha, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental,
  • Tenha, no mínimo, 18 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino médio.

Por isso, é necessário que você siga esse requisito caso queira fazer o Encceja 2019! Além do mais, pessoas privadas de liberdade ou jovens sob medidas socioeducativas das Unidades Prisionais ou Socioeducativas também têm direito a fazer o exame.

Como funciona o Encceja 2019?

O Encceja 2019 permite a participação de jovens e adultos através de quatro aplicações, sendo que cada uma delas possui editais e cronograma diferentes:

  1. Encceja Nacional – para quem reside no Brasil,
  2. Encceja Nacional PPL – para quem reside no Brasil, mas que está com privação de liberdade ou que cumpre medidas socioeducativas,
  3. Encceja Exterior – para quem reside fora do Brasil,
  4. Encceja Exterior PPL – para quem reside fora do Brasil, mas que está com privação de liberdade ou que cumpre medidas socioeducativas.

A aplicação do exame do Encceja é feita pelo Inep (dentro do Brasil), porém a emissão do certificado e declaração de proficiência é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia que possuem Termo de Adesão ao Encceja.

As provas aplicadas no Encceja 2019 acabam obedecendo requisitos básicos que estão estabelecidos na legislação atual para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Veja como funciona:

  • As provas são aplicadas em apenas um dia nos períodos matutino e vespertino,
  • O exame é composto por quatro provas objetivas,
  • Cada prova objetiva possui 30 questões de múltipla escolha, bem como uma proposta de redação.

As provas objetivas levam em consideração várias áreas de conhecimento, assim como seus respectivos componentes curriculares. São elas:

  1. No Ensino Fundamental, analise os conteúdos de Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, História, Geografia e Redação,
  2. No Ensino Médio, é analisado o seguinte: Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Biologia e Física), Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).

Não existe qualquer taxa de pagamento para inscrever-se e participar do Encceja 2019.

Ainda não foram publicadas as datas do Encceja 2019 – as de 2018 foram no dia 5 de agosto -, entretanto fique atento (a) que as datas de aplicação no Brasil e no exterior são diferentes, da mesma maneira que as provas para as pessoas privadas de liberdade ou as que cumprem medidas socioeducativas.

Caso você tenha alguma dúvida sobre as próximas datas, entre em contato com a Central de Atendimento ao participante no portal de autoatendimento do MEC/INEP ou ligue para a central de atendimento por meio do telefone: 0800 616161.

Como se inscrever no Encceja 2019?

Para você ter acesso a essa oportunidade dada hpelo Encceja, você pode acessar o site oficial do exame através do site.

No link, você pode acessar “Sistema Encceja – Acompanhe a situação da sua inscrição”. Na nova aba, você deve clicar em “Página do Participante” para informar seu CPF e sua senha (caso a esqueceu, você tem a opção logo abaixo em “esqueci minha senha”).

Note que para concluir o acesso, você precisa selecionar a figura que está sendo solicitada. Após, basta clicar em “Enviar” para prosseguir.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply