DPVAT SC 2018 – Consulta e Pagamento

Em Santa Catarina, assim como nos restantes dos estados no país, é preciso pagar um seguro obrigatório anualmente. Ele é popularmente conhecido por sua sigla DPVAT, que significa Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre. Ele deve ser pago por todos os proprietários de veículo.

O dinheiro arrecadado com o DPVAT é usado no auxílio e tratamento de vítimas de acidente de carros, como em casos de colisão e atropelamento, por exemplo. Por isso é tão importante. Pagá-lo em dia não é só uma obrigação, mas também um ato de cidadania.

Caso não quite a dívida desse imposto, o proprietário do carro não consegue renovar o Licenciamento do Veículo – o que irá gerar ainda mais complicações. Se sofrer um acidente nesse meio tempo, o motorista também não receberá o dinheiro do auxílio e terá que pagar as despesas sozinho. O condutor pode inclusive ser multado também. Então para evitar dores de cabeça, mantenha-o sempre em dia.

Como Consultar o DPVAT SC

No site oficial do Detran SC é possível consultar a situação do DPVAT. Inclusive é possível imprimir os boletos necessários para quitar a dívida. Veja o tutorial que preparamos, com o passo-a passo para ajudar você:

  1. Primeiramente acesse o site do Detran SC. Você pode clicar no link a seguir, ou copiar e colar a URL no seu navegador: http://www.detran.sc.gov.br/;
  2. Já na página inicial, preencha as informações do menu “Serviços do Veículo”;consulta dpvat detran sc
  3. Informe a placa do carro e o código RENAVAM, que pode ser encontrado na parte superior esquerda do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

A nova página irá mostrar todas as pendências relacionadas ao veículo e inclusive mostrará se o DPVAT estiver em aberto. Caso não tenha quitado a dívida, basta selecioná-lo, imprimir o boleto e realizar o pagamento em postos autorizados.

Como Pagar o DPVAT

Os proprietários de veículos comuns devem pagar o DPVAT em um única parcela. Motos, vans, ônibus e micro-ônibus podem optar em fazer o pagamente de uma vez só, ou parcelar. Isso porque esses tipos de automóveis já pagam um imposto um pouco mais alto sobre os veículos.

Você deve realizar o pagamento através da internet ou caixas dos seguintes bancos:

  • Banco do Brasil;
  • BANCOOB;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Creditran;
  • HSBC;
  • Itaú;
  • Santander;
  • Sicredi;
  • SICOOB.

Em Santa Catarina, o vencimento do DPVAT ocorre no mesmo dia do pagamento da primeira parcela do IPVA. Então fica muito mais fácil lembrar e não deixar passar em branco. Caso o carro seja novo ( 0 km ), o pagamento deve ser feito junto com o primeiro Licenciamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply