DPVAT Detran PR 2019 – Veja Como Consultar

O DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores) é um seguro obrigatório a todos os donos de automóveis, que devem pagá-lo todos os anos junto com a primeira parcela do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). Essa tarifa foi criada em 1974 e tem como objetivo indenizar pessoas que acabam se tornando vítimas de acidentes que envolvem veículos automotores, não importando quem foi o responsável pelo ocorrido.

O valor arrecadado do DPVAT pelo Detran PR é repartido entre o Ministério da Saúde, devido ao pagamento das custas médicas, o Ministério das Cidades, que é responsável por desenvolver ações de prevenção de acidentes de trânsito, e a seguradora responsável, que recolhe o valor para quitar as indenizações que possam surgir a cada ocorrência.

DPVAT Detran PR 2019

Como é um imposto obrigatório, caso a pessoa não pague o DPVAT, o automóvel não poderá ser licenciado nem qualquer documento relativo ao veículo poderá ser emitido. Além disso, se o motorista que não quitou o DPVAT sofrer um acidente de trânsito e provocar uma vítima, o indivíduo precisará arcar com as custas médicas e também com as indenizações relativas ao ocorrido.

Então, para que esse tipo de problema seja evitado, é fundamental que se fique atento para as taxas enviadas pelo Detran PR e também aos seus prazos. Em geral, o DPVAT é pago junto com o IPVA, seja a primeira prestação ou a parcela única deste outro tributo.

Como consultar o DPVAT Detran – 2019

Se você quer saber se seu veículo está em dia e outras informações sobre o DPVAT, saiba que é muito fácil, basta acessar a internet de duas formas que explicaremos a partir de agora.

1 – Consulta do DPVAT pelo site do Detran PR

O primeiro caso é acessando diretamente o site do Detran PR. Em seguida, vá no menu “Consultas” e clique em “Extrato de Débitos”. Informe o número do Renavam do seu automóvel e digite o conteúdo exibido na imagem de controle, que serve para autenticar o seu acesso. Por fim, aperte o botão “Pesquisar”.

Em seguida se abrirá uma página que mostrará diversas informações relativas a possíveis débitos relacionados ao veículo. Ali pode ser visto, inclusive, se há alguma pendência relativa ao DPVAT, bem como orientações a respeito de como proceder o pagamento dos tributos.

2 – Consulta do DPVAT pelo site da seguradora

É possível ainda acessar se há algum débito direto no site da seguradora responsável pelo pagamento do seguro em caso de acidente. Em primeiro lugar, é preciso acessar o site da seguradora Líder. Na sequência, desça a barra de rolagem até o final e, na seção “Serviços”, clique no item “Consulta a Pagamentos”. Escolha a forma de consulta, se por Renavam, placa ou chassi do automóvel. Em UF, aponte a opção “PR”, de Paraná.

Depois, marque os anos que você quer consultar, podendo ir de 2007 até 2018. Digite o conteúdo da imagem de controle no campo especificado, isso vai autenticar o seu acesso à plataforma de pesquisa. Por fim, aperte a opção “Pesquisar” para o processo poder ser finalizado. Ali será exibida a situação do DPVAT do seu automóvel. Caso haja algum tipo de débito, será necessário regularizar o mesmo junto ao Detran PR, que faz a emissão e distribuição das guias de pagamento deste seguro que, relembramos, é obrigatório.

Como emitir a 2º via do DPVAT Detran PR – 2019

Caso você tenha perdido o boleto ou não tenha conseguido pagar o DPVAT no prazo, é possível emitir uma segunda via no próprio site do Detran PR e pagar a taxa no banco, no caixa eletrônico ou pelo próprio internet banking. O processo para conseguir a segunda via do DPVAT é bastante simples e você vai precisar apenas dos dados relativos ao automóvel em mãos. Siga este passo a passo:

  • Vá até o site do Detran PR;
  • Leve o cursor até o menu lateral, na seção “Serviços”, e clique no botão com a inscrição “Pagamento do DPVAT”;
  • Se abrirá uma nova tela, em que você deverá informar o número do seu Renavam;
  • Coloque o tipo de documento do dono do automóvel;
  • Escolha a UF da placa (PR neste caso);
  • Adicione a placa do veículo;
  • Informe o ano do exercício;
  • Digite o código de controle mostrado na tela;
  • Aperte o botão “Continuar” para terminar a solicitação.

como consultar detran DPVAT 2019

O débito será exibido e você terá a possibilidade de imprimir a segunda via do boleto. Não deixe de pagar na data informada pelo documento, assim, você regularizará sua situação e evitará problemas junto ao Detran PR.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply