Dieta Para Diabéticos: Como funciona, dicas e cardápio!

Para quem possui diabetes, é preciso seguir uma dieta específica e bem restrita, afinal, essa é uma das doenças que mais precisam de cuidados no quesito alimentos ingeridos. Tudo isso a fim de manter o controle glicêmico equilibrado e em harmonia com o resto do corpo.

A dieta é conhecida por conter pouca ingestão de açúcares, carboidratos e tudo aquilo que possa gerar complicações na doença. É importante frisar que essa dieta não é a cura da doença, porém traz efeitos positivos para o corpo, proporcionando uma qualidade de vida maior e sem sofrer com variações dos índices glicêmicos, assim como o uso de medicamentos tão constante.

Dieta Para Diabéticos: Como Funciona?

Essa dieta é de suma importância por conseguir controlar os índices e picos de glicemia, que quando ocasionada de maneira desenfreada, pode gerar a cegueira e outros efeitos colaterais no corpo.

É preciso diminuir grandemente o consumo de sal, veja abaixo os alimentos que são indicados para quem quer adotar essa dieta e ter uma vida mais saudável diariamente. Vale lembrar que essa dieta também é muito indicada para pessoas que sofrem com hipertensão.

Entre os alimentos que podem ser consumidos, veja a lista abaixo:

  • Aves – consumo sem pele;
  • Peixes e carnes magras;
  • Leite desnatado ao invés do consumo do integral;
  • Queijo branco, de preferência ricota – ao contrário do queijo amarelo, que é bem mais gorduroso;
  • Alimentos que tenham grande quantidade de fibras, como aveia, farinha de banana verde, farinha de maracujá e semente de linhaça;
  • Consumo de verduras e vegetais folhosos;
  • Cereais e grãos como feijão, lentilha, milho e ervilhas;
  • Frutais naturais e não o consumo de suco que se diz “natural”.

Atenção aos índices glicêmicos

Tenha atenção na hora de escolher os alimentos que alterem muito os índices glicêmicos do seu corpo, priorize aqueles que não proporcionem picos ou desregulem seu organismo.

Tome café da manhã todos os dias

Diferente do que se imagina, é importante que o consumo de café da manhã seja feito de maneira correta. Ao contrário do que se pensa, pessoas que realizam todos os dias o seu desjejum tendem a ser mais magras do que aquelas que não ingerem nenhum tipo de comida no início do dia.

Isso acontece porque o organismo continua trabalhando, mesmo que em pequenas doses.

Abuse dos alimentos integrais

Os alimentos com base em massa integral são indicados para quem possui diabetes, tudo devido ao fato de que são absorvidos mais lentamente pelo organismo, o que faz com que a glicose seja liberada em pequenas quantidades. A vantagem está em não ocasionar picos de glicêmia.

Pode comer doce!

Numa dieta para quem possui diabetes, não é preciso nunca mais consumir doces, porém é necessário ter atenção nas quantidades ingeridas.

É preciso que haja uma redução no consumo de carboidratos quando o doce for ser ingerido, ou em alguns casos, reajustar a quantidade da dose de insulina necessária naquela refeição.

Tenha atenção no consumo de frutas

Diferente do que se imagina, existem muitas frutas que não são liberadas para o consumo de diabéticos. É necessário que se ingira no máximo 4 porções de fruta diariamente.

As frutas mais indicadas para quem possui diabetes são: uvas, abacaxi, mamão, pêra, laranja, maçã, abacate e limão.

O que evitar

Veja abaixo quais os alimentos que devem ser evitados para que a sua alimentação esteja dentro do correto e indicado:

  • Açúcar, mel, doces;
  • Bolos, bolachas, sorvetes;
  • Geléias, frutas secas;
  • Grãos refinados, gorduras trans;
  • Bebidas alcoólicas.

Cardápio para dieta para diabéticos

Café da manhãLanche da manhãAlmoçoLanche da tardeJantarCeia
1 potinho de iogurte light, 3 biscoitos cream cracker com 1 colher sobremesa rasa de geleia diet.Uma fruta (pode ser uma maçã, tangerina, mamão ou limão).3 colheres de sopa de arroz integral, 1 concha pequena de feijão, 1 filé de frango assado. Abuse da salada com 6 folhas de alface e 3 colheres sopa de azeite de oliva.3 pedaços de damasco seco.1 prato de sobremesa de salada verde, 2 colheres de sopa arroz integral, 2 colheres sopa de chuchu, 4 colheres de sopa de carne moída e 03 fatias de manga.
150 ml de leite desnatado.
1 copo de vitamina de frutas com 20 ml de leite desnatado, meia banana, meia maçã, 2 fatias de pão integral com 2 pontas de facas de margarina light.

Iogurte desnatado (copo de 150 ml).3 pegadas de macarrão integral ao alho e óleo, 1 filé de carne grelhado e 2 colheres de acelga picada.4 bolachas integrais com um copo de água de coco.3 colheres de sopa de arroz integral, 1 filé bovino magro grelhado, 3 colheres de sopa de mostarda refogada, 5 rodelas de pepino, 2 colheres sopa de cenoura crua ralada, e 1 copo de suco de acerola com adoçante.1 unidade de torrada integral com 1 fatia de queijo ricota, 1 xícara de chá de camomila com adoçante e canela.

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