Detran SP – Consulta IPVA, Renavam e Muito Mais. detran.sp.gov.br

O Departamento de Trânsito de São Paulo, ou como é conhecido comumente no estado paulista, Detran SP, é o órgão responsável por administrar e zelar pela fiscalização de veículos, estradas, rodovias, faixas de pedestres e tudo aquilo que for relacionado as ruas e que interfere na vida dos motoristas.

Mas a obrigação para manter o trânsito organizado não é somente do Detran SP, mas também de todos os motoristas que circulam nesse estado. Tudo isso deve ser feito por meio do pagamento dos impostos, multas e todos os valores que são recolhidos para trazer sempre melhorias e tecnologia nas estradas e ruas. Veja abaixo como ficar em dia com as suas contas relacionados ao Detran SP:

Consulta IPVA

Se você quer realizar a consulta do seu IPVA e verificar se está tudo de acordo, se há débitos ou alguma pendência, saiba que todo esse procedimento pode ser feito rapidamente pela internet. Basta você seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial da Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo: https://portal.fazenda.sp.gov.br/;
  2. Agora veja o menu onde “Cidadão” está escrito, logo abaixo “IPVA” está em destaque, clique ali;
  3. Clique agora em “Consulta de Débitos Vinculados ao Veículo”;
  4. Você será redirecionado a uma nova página, agora precisa clicar em “Consultar”, conforme a imagem abaixo;
  5. Agora preencha as lacunas com o número do RENAVAM e a placa do veículo, coloque o código correto de segurança e clique em “Consultar”.

Pronto, agora você já consegue visualizar os débitos presentes no seu veículo, incluindo se o valor do IPVA já foi pago corretamente. Essa consulta pode ser feita sempre que necessário.

Consulta RENAVAM

O RENAVAM é o número de registro do automóvel, como se fosse o RG do veículo. Por ele é possível ver todas as transações, multas e débitos pendentes ali.

É muito recomendado que ele seja consultado quando a compra e venda de carros usados está sendo negociada, dessa maneira não se tem nenhum surpresa diante do que ali está pendente. Veja abaixo como realizar a sua consulta:

  1. Acesse o site oficial do Detran SP: http://www.detran.sp.gov.br/;
  2. Agora clique em “Veículos” na parte superior;
  3. Escolha a opção que se encaixa na sua procura: consulta do seu veículo ou de outro automóvel, veja imagem abaixo:
  4. Nesse momento você vai precisar preencher o seu cadastro ou realizar o login, escolha uma das opções e preencha os dados requeridos pelas lacunas.

Pronto, agora com o cadastro realizado ou com o login efetuado, você tem acesso as informações que quer, além de conseguir consultar se há débitos pendentes.

Mais Sobre o Site Detran SP Oficial

Com o advento da internet, hoje em dia muitas coisas podem ser resolvidas por meio de uma consulta rápida e com o acesso intuitivo de muitos sites, esse é um dos exemplos quando pensamos no site oficial do Detran SP.

Com um layout simples e rápido, o motorista pode visualizar as consultas mais realizadas, mais rápidas e que são de suma importância para quem possui um carro dentro do estado de São Paulo.

Ele é muito utilizado por quem quer evitar as filas de ter que ir até o Detran físico, além de que muitas multas e consultas podem ser feitas facilmente e pagas por ali mesmo.

Porque Realizar As Consultas?

É importante, caso você seja morador do estado de São Paulo e tenha automóveis, que faça o seu cadastro no site oficial do Detran, dessa maneira você consegue sempre realizar as consultas mais simples até as mais difíceis sem ter que sair de casa.

Estar em dia com suas pendências, multas ou impostos é importante para o desenvolvimento do seu estado e também para evitar que problemas maiores surjam na frente. Como por exemplo, caso você seja parado em uma blitz e esteja com algumas pendências em sua Carteira Nacional de Habilitação ou no seu carro, algumas vezes pode ser que ambos sejam apreendidos.

Todas essas multas, impostos e itens que tem que ser pagos são feitos para que a organização e o correto andamento de veículos, pedestres, bicicletas e tudo aquilo que divide as ruas e estradas, ande em harmonia.

Já imaginou veículos que não tenha a fiscalização e que andem em condições horríveis circulando por aí em grande quantidade? Isso com certeza iria atrapalhar muito mais o trânsito já caótico dos dias atuais, portanto motorista, faça a sua parte perante as leis e mantenha tudo em ordem.

Com uma consulta rápida, você consegue ficar em dia e se livrar de complicações.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply