Detran PR – Como Consultar IPVA, Renavam e Solicitar Licenciamento (detran.pr.gov.br)

O IPVA é um tipo de imposto, e seu pagamento é muito importante para o Estado. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não é exclusivo para melhorias no transporte. Ele contribui para ações na saúde, cultura, educação e estradas.

O não pagamento em dia do IPVA traz várias dificuldades. Muitas ações feitas no Detran PR ficam impossibilitadas, como é o caso do licenciamento do veículo. O carro pode ser apreendido e  o nome do proprietário ser negativado. Então para evitar tudo isso, vamos aprender a consultar o IPVA e deixá-lo em dia?

Como Consultar IPVA PR

É possível ver o valor, parcelas, datas e condições de pagamento diretamente no site do Detran. Você pode confirmar o pagamento e imprimir os boletos, além de acompanhar como está a situação do veículo.

  1. Clique ou copie e cole a URL no seu navegador http://www.extratodebito.detran.pr.gov.br/detranextratos/geraExtrato.do?action=iniciarProcesso
  2. No campo indicado, informe o numero do RENAVAM do veículo. Ele pode ser encontrado no topo do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
  3. Depois no campo abaixo, digite os carácteres da imagem exibida.
  4. A próxima página informará a situação do veículo e se o IPVA está pendente ou não.

Para renegociar débitos, consultar vencimentos, valores e imprimir boletos siga a operação abaixo:

  1. Acesse a URL, clicando ou copiando e colando-a em seu navegador http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=veiculo&id=432
  2. Clique no botão Pagar/Parcelar IPVA
  3. Você será redirecionado ao site do Ministério da Fazenda.
  4. Nessa nova página informe o número do seu RENAVAM e os caracteres da imagem nos campos solicitados e clique em Consultar.
  5. A página trará todas as informações do IPVA, inclusive a opção de impressão de boletos e renegociação de pagamento.

Para pagar os valores em aberto você pode utilizar postos autorizados, internet banking e agências bancárias. Efetue o pagamento até a data de vencimento para evitar novos juros e cobranças.

Como Consultar RENAVAM PR

A sigla RENAVAM significa Registro Nacional de Veículos Automotores. É um código com uma combinação única de caracteres. Cada veículo possuí o seu próprio e ele nunca poderá ser duplicado. Com ele é possível ver o proprietário do veículo, consultar multas e pendências do DPVAT e IPVA.

Além disso, com o RENAVAM é possível verificar diversas informações, como: licenciamento do veículo, emplacamento, antigos proprietários e tudo o que você precisar, detalhadamente. Para ver o o código consulte a parte superior do CRLV, popularmente chamado de “documento do carro”.

  1. Após estar com o código RENAVAM em mãos, acesse www.detran.pr.gov.br.
  2. Clique no botão “Veículos” na parte superior do site.
  3. Role a página até achar o botão “Verifique a Situação (Extrato e Multas)”

  4. Automaticamente será aberta uma nova aba, nela informe o código RENAVAM e a imagem de autenticação gerada automaticamente.
  5. Pronto! Você terá acesso à todas as informações necessárias.

Licenciamento do Veículo no Detran PR

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo deve sempre estar junto com o condutor enquanto ele estiver dirigindo. É também conhecido por documento do carro ou pela sigla CRLV. É um documento obrigatório, por isso recomendá-se deixá-lo no automóvel.

É ele que fornece a licença obrigatória que permite que o carro circule por todo o país. E quem é responsável por verificar o documento é o Detran de cada estado.

É um documento muito importante, pois garante que apenas carros que possuam pelo menos as mínimas condições de segurança possam circular. Por isso é responsável por trazer mais seguranças às ruas, tanto nas questões ambientais, como para passageiros, motoristas e pedestres.

Fique atento, pois não possuir ou não circular com o licenciamento acarretam em multas gravíssimas. O que acarretará em multa, pontos na carteira e até mesmo apreensão do veículo. Ele só poderá ser feito quando houver quitação de todos os débitos relacionados à multas, PVA e DPVAT.

Como Solicitar o Licenciamento no Detran PR

Para fazer a solicitação do licenciamento esteja com todos os seus documentos e do veículo em mãos, como:

  • Comprovantes de pagamentos de multas.
  • Pagamento do licenciamento atual e, se houver, do ano anterior.
  • Recolhimento da taxa de licenciamento.
  • Comprovante de pagamento do DPVAT do ano corrente.
  • Comprovante do pagamento do IPVA do ano atual e, se houver, do ano anterior.

Para solicitar o licenciamento siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a URL http://www.detran.pr.gov.br/
  2. Logo na página inicial clique em “Veículo”, como na imagem abaixo:
  3. Na nova página terá uma coluna laranja na parte direita. Localize e clique em “Licenciamento Anual”. Caso já tenha efetuado o pagamento e esteja apenas esperando o CRLV chegar, clique em “Consultar Entrega Licenciamento”.
  4. Em Licenciamento anual, você poderá consultar: formas de pagamento, emissão e entrega do documento e várias dicas.
  5. Na mesma tela você poderá consultar pendências e vencimento do licenciamento do ano atual, que varia conforme a placa do veículo.

Sempre verifique as suas pendências para garantir sua regularidade com o Detran PR, isso evitará complicações com o órgão e futuras dores de cabeça.

Espero que tenha conseguido sanar suas dúvidas com o nosso tutorial!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply