Detran GO – Consulta IPVA, Renavam e Muito Mais – detran.go.gov.br

O Detran GO (Departamento Estadual de Trânsito de Goiás) é o local que todos os motoristas e proprietários de veículos que residem neste estado devem recorrer para realizar serviços referente ao cumprimento de impostos, atualização de informações e demais assuntos relacionados. A instituição tem a incumbência de regulamentar, administrar e fiscalizar o trânsito além de formar os condutores.

Se você tem alguma dúvida sobre algum  serviço do Detran GO ou quer mais agilidade no momento confira neste post tudo o que você precisa saber sobre a instituição e tuas responsabilidades como motorista. Muitos dos serviços que você precisa realizar no cotidiano podem ser facilmente resolvidos de maneira simples. Confira aqui como realizar cada uma dessas atividades.

Como acessar serviços Detran pela internet

O Detran GO permite que você tenha fácil acesso ao serviços por meio do menu do site, assim é possível evitar filas e congestionamento de linhas telefônicas, que as vezes demoram mais de 1 hora de atendimento no total. Acesse o site https://www.detran.go.gov.br/psw/#/

Navegue  pelo menu para acessar o que precisa, você poderá emitir segunda via de boletos, acompanhar seu processo de habilitação, solicitar segunda via de documentos, consultar condições do seu veículo pelo Renavam. Tudo ao alcance de um clique.

Confira aqui todos os serviços que ele disponibiliza e que você precisa ficar atento para manter em dia.

Detran GO – Consulta IPVA, Renavam e Muito Mais. detran.go.gov.br

Primeira habilitação

Para quem está se aventurando a fazer a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) o processo no Detran é padrão para todos os estados. O aluno deve passar por processos até ser aprovado. A trajetória se resume aos seguintes passos:

  • Fazer o cadastramento em uma auto-escola (Centro de Formação de Condutores Autorizado)
  • Realizar a biometria no Detran
  • Passar no testo psicotécnico
  • Ter as aulas teóricas
  • Teste teórico do Detran
  • Aulas práticas
  • Teste prático

Você deve acompanhar o seu processo todo pelo site oficial do Detran, lá você pode saber o resultado das provas além de estudar para o teste teórico por meio do simulado online (confira aqui como acessar).

São milhares de pessoas que conquistam a carteira de motorista todos os anos no estado. No entanto, para quem se forma um condutor começam as responsabilidades, principalmente para aqueles que adquirirem um veículo em seu nome. É que em todo o Brasil existem várias taxações para este tipo de propriedade que precisam ser cumpridas em dia para garantir a segurança do trânsito, dos motoristas e passageiros além de servir como uma possibilidade de investimento para o estado, como se faz com o recolhimento do IPVA pela Secretaria da Fazenda de Goiás.

CNH Detran GO

IPVA Detran GO

IPVA detran GoO IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é obrigatório para todos os proprietários de veículos  em que a máquina tenha menos de 30 anos desde a data de fabricação.

Este imposto é um dos gastos mais caros com documentação, ele tem a taxação de até 4% do valor do carro que pode ser parcelado em no máximo 3 parcelas a ser cobrada no início de cada ano. O parcelamento do IPVA pode ter suas guias retiradas pelo site oficial da Secretaria do Estado da Fazenda, afinal, neste caso o Detran só realiza o processo de cobrança dos contribuintes.

O não pagamento do imposto no prazo máximo de vencimento pode acarretar no bloqueamento do licenciamento anual cobrado, geralmente, entre setembro e novembro de acordo com o final da placa de cada veículo. Neste caso, o veículo permanece de forma ilegal e, se parado numa blitze pode ser apreendido pelas autoridades responsáveis até que todos os débitos sejam quitados.

As faturas referente ao parcelamento ou quitação completa chegam via Correio na residência do contribuinte. Caso isso não aconteça a taxa mesmo atualizada (quando for paga fora do prazo de vencimento) pode ser retirada sem problemas pelas ferramentas oficiais da web, sem possibilidade de boletos falsos.

O pagamento do IPVA pode ser feito em qualquer loteria que tenha parceria com a caixa econômica federal (Caixa), bancos conveniados com o Banco do Brasil, Bradesco, nas próprias sedes do Detran Goiás ou via internet banking – desde que a parcela não esteja vencida.

Até o momento de atualização do licenciamento é sempre bom deixar o comprovante de pagamento junto com o documento do carro, assim é possível provar que o condutor está com o veículo em dia para todas as obrigações até o momento.

Licenciamento

O licenciamento é a retirada de uma espécie de documento que certifica a legalidade e boas condições de circulação do seu veículo. Para que ele possa ser retirado é preciso que todos os outros débitos tenham sido pagos.

Após a quitação do pagamento, o CRLV (Certificado de Licenciamento e Registro Veicular) chega em até 5 dias úteis na residência do proprietário. Esse documento que o  veículo está em perfeitas condições de circulação e que o condutor não está devendo nenhuma responsabilidade para com o Detran Goiás.

Consulta de Renavam e Multas Detran GO

As multa de trânsito tem fiscalização e punição de acordo com uma lei geral do Brasil. Aquele que acumular mais de 20 pontos na CNH perde o direito de dirigir e só poderá voltar à legalidade após realização de cursos de reciclagem.

A taxação dos motoristas infratores são tabeladas de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e varia de acordo com a gravidade do incidente. É possível pagar mais de R$ 200,00 por uma multa de 7 pontos (gravíssima).

Para quem recebe multas de trânsito ou então tem dúvidas sobre débitos no veículo é preciso consultar o Renavam do carro (para saber o número basta consultar o CRLV do veículo). Por meio do site você poderá saber se há pendências ou multas. A consulta pode ser feita diretamente pelo seguinte link do site oficial do departamento:  https://www.detran.go.gov.br/psw/#/servico/consultarDebitos.html

Esta consulta é imprescindível no mercado de compra e vendas de veículos usados, muitos carros e motos podem acumular débitos que somam as vezes mais do que o próprio valor do carro de acordo com a Tabela FIPE. A transferência de propriedade só pode ser feita quando está completamente quitado e é de suma importância realizar a consulta do Renavam no momento da compra ou venda de um automóvel para se certificar de que o valor negociado está incluindo os gastos com documentação.

Site do detran go

DPVAT

O DPVAT  é o Seguro Obrigatório que todos os motoristas precisam pagar. Em alguns casos ele já vem no mesmo boleto que o licenciamento, não é o caso do Detran GO.

Esta taxa que os donos de carros e motos precisam pagar paga indenizações para vítimas de acidente de trânsito no Brasil. Manter o pagamento em dia significa que, se houver um incidente, você poderá ter o tratamento custeado com o dinheiro do Estado arrecadado por meio deste seguro. Se não tiver pago as taxas em dia então, em caso de acidente de transito, você poderá não receber as indenizações devidas pelo Estado.

Para retirada de segunda via de boletos é preciso consultar o site oficial da Seguradora Líder, ao invés do Detran GO. Basta completar todos os itens que se pede que pronto, você terá completado tudo o que é preciso para saber se está com todas as suas contas em dia.

Ser um condutor responsável e que cumpre com todas as obrigações de impostos é uma forma de garantir mais segurança para o trânsito de Goiás, bem como mais qualidade de vida para si mesmo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply