IPVA São Paulo 2018 – Consulta e Pagamento (retire a 2 via aqui)

Considerado um dos principais impostos sobre veículos e um dos que mais oferece dor de cabeça aos donos de automotores, o IPVA SP 2018 está aí e precisa ser pago. Devido à grande quantidade de veículos que estão em São Paulo, a logística é mais complicada e por isso merece atenção.

Mas, antes de falar sobre a consulta e o pagamento, você sabe o que significa IPVA e como ele influência dele em uma blitz, por exemplo?

 

Como consultar o IPVA SP 2018?

Como a cada ano a tabela do IPVA SP é alterada devido ao acréscimo de veículos no Estado, se faz necessário consultar todos os anos para saber a data correta de pagamento.

Como fazer essa consulta? É muito simples e para te ajudar, abaixo tem um tutorial de como consultar a data de pagamento do imposto sobre o seu automotor.

  1.  Entre nesse site da Secretaria do Estado da Fazenda de São Paulo,
  2. Clique em “Consultar” no quadro de “Débitos do veículo”,
    consulta do ipva sao paulo 2018
  3. Informe o Renavam e a placa do seu veículo. Não se esquece de escrever os caracteres da caixa de segurança para confirmar a solicitação,
    consulta do ipva sao paulo 2018
  4. Clique em consultar.

Pronto, você terá o valor do IPVA SP 2018 para o seu carro.

Alíquotas dos veículos do Detran do Estado de São Paulo

Em São Paulo, há ainda outra maneira de consultar, ou melhor, calcular o IPVA SP 2018, é conhecendo a tabela de alíquotas do Detran.Existem algumas regras que passarei agora e que definem o valor do IPVA para o Estado de São Paulo. Como essas regras ainda não saíram para 2018, passarei as de 2016 que também foram válidas para 2017.

  • Se o veículo é movido a combustível ou a biocombustível, o preço do IPVA é de 4% sobre o preço do bem. Lembrando que o preço do veículo é definido pelo Detran de São Paulo;
  • Veículos movidos a gás natural veicular (GNV), movidos exclusivamente à álcool ou veículos elétricos têm uma alíquota um pouco menor, de 3% sobre a avaliação do Detran de São Paulo;
  • Caminhonetes com cabine dupla têm uma alíquota de 4% sobre o seu preço;
  • Micro-ônibus, ônibus, motos e caminhonetes com cabine simples têm uma alíquota de 2%;
  • Os caminhões possuem uma alíquota de 1,5%.

Então, para exemplificar e para finalizar o tópico, se você tiver um veículo flex que foi precificado a R$ 20.000, o valor do seu IPVA 2018, caso essas regras se mantenham, será R$800.

ipva 2018 sao paulo

Como fazer o pagamento?

A primeira opção é fazer o pagamento em uma única parcela e receber um desconto dependendo do tipo do seu veículo. A segunda opção é fazer o pagamento dividido em 3 parcelas que tem como vantagem um menor valor mensal da taxa. Lembrando que essa taxa é paga apenas uma vez ao ano.

Você já sabe como consultar o valor do IPVA São Paulo 2018, agora, só precisa se dirigir ao Detran ou Ciretran mais próximo e efetuar o pagamento da taxa para se livrar de qualquer blitz. É por meio desse artifício que o Detran, órgão fiscalizador, consegue identificar os proprietários que estão com o documento do veículo atrasado, ou seja, não efetuaram o pagamento do IPVA em dia e assim puni-los.

Multa, pontos na carteira de habilitação e recolhimento do veículo até que o IPVA e a multa sejam pagas são as punições para quem não pagar o imposto em dia. Além disso, você também pagará pelo guincho utilizado para a remoção do veículo e o tempo que o veículo passou no pátio (valor diário).

Quais são os veículos isentos em SP

Sim, existem algumas exceções:

  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação (no caso, veículos fabricados antes de 1998);
  • Veículos de portadores de deficiência física;
  • Veículos oficiais (do governo);
  • Veículos de aluguel;
  • Veículos de entidades beneficentes registradas.

Então, se você não está entre as exceções, precisará pagar o IPVA 2018 se não quiser ter o seu veículo recolhido na blitz.

Não deixa de curtir e compartilhar com seus amigos, afinal, eles também podem se prejudicar se não pagarem o IPVA São Paulo 2018 em dia.

ipva em sao paulo

O que é IPVA?

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é cobrado anualmente e é obrigatório sobre todos os veículos, ou melhor, existem algumas exceções que serão apresentadas ao longo do artigo.Quem está por trás da organização do IPVA SP 2018 é a Secretária da Fazenda do Estado de São Paulo em conjunto com o Detran e é justamente a secretária quem libera as datas para o pagamento enquanto o Detran faz a fiscalização.

Essas datas são dividas de acordo com a placa do veículo para facilitar a identificação e o pagamento por parte dos proprietários.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply