Como tirar passaporte? Veja aqui como funciona todo o procedimento

Ter um passaporte no Brasil é considerado como um artigo de luxo, afinal, o processo para conseguir o seu é muito demorado, caro e é composto de muita burocracia também.

Porém, se você está disposto a esperar e gastar um bom dinheiro, veja aqui como funciona todo o processo para ter o seu e conseguir viajar para fora do país.

Como tirar meu passaporte?

O documento primeiramente é emitido pela Polícia Federal, é necessário que você vá duas vezes ao estabelecimento da sua cidade para realizar o procedimento.

A primeira parte é constituída em tirar as digitais que ali estarão registradas e também a fotografia. A outra visita é o momento em que você vai retirar o documento efetivamente.

Documentos necessários

O primeiro passo é reunir todos os documentos que são necessários, entre eles:

  • Documento de identidade: lê-se aqui o Registro Geral (RG), carteira funciona reconhecida pela lei federal, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho. Caso você possua algum passaporte antigo, ele também é valido. Para pessoas que mudaram de nome, é necessário levar a Certidão de Casamento também;
  • Título de eleitor: é preciso também levar a comprovação de que você votou nas últimas eleições, caso contrário, uma declaração da Justiça Eleitoral que prove que você cumpre suas obrigações também serve;
  • CPF: caso ele não esteja escrito em algum dos documentos citados anteriormente;
  • Quitação com o serviço militar: restrito somente ao sexo masculino;
  • Certificado de naturalização: para quem possui essa condição.

Se você já possui um Passaporte anterior, é necessário que leve ele novamente nessa renovação, caso contrário, terá que arcar com a taxa em dobro.

Solicitação do site da Polícia Federal

Você vai precisar realizar o procedimento de preencher a solicitação no site da Polícia Federal, que você tem acesso clicando aqui. Ele é fácil e simples de ser completado, você vai precisar passar seus dados pessoais, documentos e números correspondentes, dados complementares como sua profissão, endereço e contato.

Depois é preciso que preencha o estabelecimento que tem preferência de ser atendido, uma lista com os locais disponíveis será habilitada.

Quando finalizar, lembre-se de gerar o protocolo e imprimir para levar no dia que for chamado até o local.

Pagar a taxa de emissão

Depois disso, você terá que gerar o boleto de Guia de Recolhimento da União, conhecida comumente também como (GRU), essa taxa custa R$ 257,25.

Guarde o seu comprovante de pagamento, ele será necessário no momento de apresentar a documentação exigida. Caso precise reimprimir a sua GRU, acesse aqui.

Escolha a data de atendimento

Em muitos locais você vai ter que realizar o processo de agendamento, já em outros, não. Caso você já possua o protocolo correspondente a sua solicitação, basta realizar o agendamento o mais rápido possível.

Veja aqui se você já pode realizar o seu agendamento: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do

Vá até o posto da Polícia Federal

No dia em que sua visita estiver agendada, leve toda a sua documentação original já listada acima, comprovante do pagamento da taxa e também o protocola da solicitação.

Lá eles vão tirar sua foto, verificar sua assinatura e suas digitais, também será conferida toda a documentação que é exigida, por isso tenha certeza de levar tudo o que é necessário.

Agora é preciso aguardar até que o documento fique pronto, demora cerca de uma semana. Você receberá mais um protocolo onde poderá ver como está o procedimento e andamento do seu documento.

A retirada do documento

Quando você receber a notificação ou verificar que seu Passaporte está pronto, basta ir até o posto da Polícia Federal escolhido e retirá-lo. Se quiser realizar a consulta da sua condição, clique aqui e seja redirecionado para o endereço correspondente.

Lembre-se de levar um documento original com foto para conferência.

O passaporte tem duração de 10 anos, sendo que não é necessário esperar que ele esteja vencido para realizar a renovação, antes mesmo disso você já pode realizar o processo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply