Como tirar a carteira de motorista e renová-la no Detran-RJ

O procedimento para a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Detran-RJ envolve exames de avaliação, tanto teóricos quanto práticos. A primeira habilitação só pode ser solicitada em algumas categorias. Para isso, o candidato deve ser maior de 18 anos, saber ler e escrever, possuir carteira de identidade ou equivalente e estar inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

A documentação necessária para dar entrada no processo é a seguinte:

  • Original e cópia do documento de identificação;
  • Original e cópia do CPF;
  • Original e cópia do comprovante de residência;
  • Original do comprovante de pagamento do Documento Único do Detran de Arrecadação, mais conhecido como DUDA.

A taxa do Duda é de atualmente R$ 270,65. Depois de pagá-la é só agendar a entrega dos documentos em um dos postos do órgão. O agendamento pode ser feito no Portal do Detran-RJ ou pela Central de Atendimento: 0800-0204041.

O serviço é gratuito somente para o interior. Para a Região Metropolitana é preciso ligar para 3460-4040 e 3460-4041, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados das 8h às 18h.

Os exames que o cidadão precisa realizar para a confecção do documento são: médico, psicológico, prova de legislação de trânsito e prova prática (exame de direção).

Depois do agendamento por telefone, o cidadão deve comparecer ao posto no dia marcado, com a documentação necessária. Lá ele será informado sobre o nome da clínica credenciada para fazer o exame médico, endereço, telefone e horário de funcionamento.

É importante ressaltar que o usuário não escolhe a clínica, ela é indicada automaticamente pelo sistema do órgão.

Antes de tudo isso, o candidato deve se matricular em uma autoescola para ter aulas de legislação e fazer a prova teórica de condução. Depois, deverá ter aulas de direção. A autoescola se encarregará de marcar a prova prática.

Depois de aprovado nos exames, inclusive um psicológico, e respeitado o prazo, o futuro motorista deve comparecer ao posto onde deu entrada no serviço para a retirada do documento.

Após aprovação em todas as etapas, o candidato recebe a permissão para dirigir, com validade de um ano. Após esse período, a carteira definitiva é solicitada e emitida, desde que o condutor não tenha cometido nenhuma infração de natureza gravíssima, grave ou seja reincidente em infrações médias.

Renovação de carteira de motorista

Para quem já tem carteira de habilitação, a cada cinco anos ela deve ser renovada. Para isso, o motorista deve pagar primeiramente um DUDA no valor de R$ 135,32 e depois entrar em contato com a Central de Atendimento do Detran-RJ.

Ele agenda a visita a um posto do órgão para dar entrada no processo. Lá ele marca um exame de saúde, e o processo é parecido com o tirar a primeira habilitação, exceto que não é preciso fazer exame prático e psicológico.

Para quem tirou a Primeira Habilitação antes de 21 de janeiro de 1998 é preciso realizar prova de atualização.

Estar em dia com a carteira de motorista evita transtornos. Ela também é um documento válido em todo o território nacional.

Consulta da pontuação

Consultar a pontuação de sua carteira é fundamental para saber se você não está com ela cancelada. Ao receber uma multa, pontos são adicionados ao seu prontuário. A consulta é simples e feita no site do Detran-RJ. Veja abaixo o passo a passo para o procedimento:

  1. Acessar o portal através do endereço www.detran.rj.gov.br;
  2. No menu Habilitação, clicar em pontos na caixa flutuante que se abre ao posicionar o ponteiro do mouse;
  3. Uma nova aba é aberta, onde o usuário preenche número de CPF, da CNH, escolhe o estado em que tirou a carteira e digita um código de verificação, que aparece em um campo ao lado do formulário;
  4. Pronto, uma nova página é aberta, onde o motorista pode verificar suas infrações pontuáveis e mandatórias, tanto nos últimos 12 meses como nos últimos cinco anos.

Se no período de um ano, o motorista acumular um total de 20 ou mais pontos, tem a CNH automaticamente cancelada, por conta das infrações pontuáveis. Além disso, multas gravíssimas, apesar de contarem no máximo 7 pontos, também podem fazer o condutor perder a carteira de motorista.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply