Como ter uma Máquina de Cartão? – Quais os Tipos? Qual é a Melhor?

Encontrar um estabelecimento comercial sem aquela famosa máquina de cartão de crédito ou débito é bem difícil, não é? Mas ainda existem empresas, prestadores de serviços e até profissionais liberais que possuem receio quanto ao uso desse aparelho e não sabem realmente como dar o primeiro passo na aquisição de uma.

Já está na hora de se acostumar com essa situação e abraçar a modernidade. Por isso, que tal aprender como ter uma máquina de cartão? Não importa a natureza do seu negócio ou o porte. Você não pretende perder vendas, então está na hora de se aprofundar nesse assunto.

Entenda o que são essas máquinas de cartão de crédito e débito, quais são os tipos e as diferenças existentes entre as principais no mercado atual!

maquininha de cartão

O que é uma máquina de cartão? Por que usar?

Uma máquina de cartão de crédito e débito é um aparelho que pode ser fixo ou móvel que oferece o meio de pagamento via cartão para serviços e compras, dependendo do seu estabelecimento e/ou trabalho.

Atualmente vista como indispensável, a máquina de cartão é garantia de praticidade e segurança dos clientes.

A máquina de cartão é um terminal eletrônico de transmissão de dados financeiros. Existem muitas vantagens acerca da adoção dessa opção de pagamento – confere só:

  • Atrai mais clientes para o negócio,
  • Aumenta a competição com a concorrência,
  • É fácil de usar e extremamente ágil,
  • Há maior controle no faturamento da empresa,
  • Não exige dinheiro em caixa para repassar o troco ao cliente,
  • Promove um aumento nas vendas, afinal grande parte das pessoas evita sair com dinheiro no momento em que visitam o comércio, dando preferência aos cartões,
  • Reduz a chance de roubos,
  • Reduz a inadimplência dos clientes.

A máquina de cartão é uma das melhores inovações feitas para o setor de negócios. Você saiba que, de acordo com pesquisas, quase 80% dos brasileiros já realizam suas compras através de cartão de crédito ou débito?

Por isso, independentemente de você analisar os custos que vier a ter com a máquina de cartão, lembre-se que ela estimula a movimentação no seu comércio e aumenta de maneira considerável sua popularidade.

Quais os tipos de máquinas de cartão?

O tipo de máquina de cartão ideal para seu negócio vai depender de seus objetivos. Portanto, antes de tudo comece descobrindo quais são os modelos existentes:

  • Máquina de cartão POS: permanece instalada em um local do estabelecimento e tem sua conexão feita por meio de uma linha telefônica, isto é, faz uso da linha discada para fazer a comunicação entre os dados,
  • Máquina de cartão POS Wireless: difere-se da POS apenas no quesito portabilidade, pois essa você tem a opção de usar ela em todo o espaço do seu estabelecimento – garante uma boa rede Wireless para isso,
  • Máquina de cartão POO: faz uso de chip de celular para que ocorra a transmissão de dados, por isso seu funcionamento se dá por meio da rede de dados das operadoras de celulares,
  • Máquina de cartão TEF: funciona por meio da internet ou links dedicados, exigindo uma conexão com um computador,
  • Máquina de cartão Mobile: como o próprio nome diz, esse tipo é um dispositivo leitor de cartão que é conectado a um smartphone – tanto por cabo quanto por Bluetooth – por isso, faz uso da conexão do aparelho celular.

Outros modelos de máquinas de cartão podem ser encontrados que somente fazem uso do chip de celular, mas que trabalham de forma independente. Aqui foram descritos os melhores e mais confiáveis tipos, está bem?

Como escolher a máquina de cartão? Principais máquinas!

Antes de ler as principais diferenças entre as máquinas de cartão mais conhecidas no país hoje, você precisa levar em consideração o que foi lido para determinar qual é o tipo de maquininha que mais se encaixa em seu ambiente de negócio.

Ainda é possível lhe ajudar dando-lhe certas dicas. Veja só:

  • Avalie a qualidade do equipamento,
  • Calcule as taxas e o valor de aquisição,
  • Cheque quais são os benefícios extras que a maquininha oferece (seja no gerenciamento de fluxo de caixa, envio de nota fiscal por SMS ou e-mail, organização de estoque, etc.),
  • Contrato facilitado, especialmente quando for com mensalidade,
  • Tempo médio para que o dinheiro das vendas seja liberado.

Se possível, peça opinião de algum conhecido para tirar suas dúvidas, mas não deixe de aproveitar essa grande tecnologia a seu favor!

Aqui estão listadas as principais máquinas de cartão de crédito e débito do mercado. Observe com cuidado os detalhes, mas sempre pesquise mais e tenha atenção em todos os termos do contrato!

1 – Cielo

As máquinas de cartão da Cielo oferecem três opções: a máquina móvel (com chip de celular), a fixa (que está ligada na linha telefônica ou até na internet) ou a mobile (usando a conexão 3G ou 4G do celular).

A vantagem é que não há custo de aquisição da máquina, entretanto você paga taxa de adesão e mensalidades. Por sorte, a máquina da Cielo aceita mais de 20 bandeiras, incluindo as mais populares.

2 – Rede

A Rede é outra empresa que oferece três opções: a máquina móvel, a fixa e uma diferenciada que é o Leitor Pin Pad – que está integrado a um sistema de automação comercial.

Embora não tenha o custo de máquina, você também paga a taxa de adesão e mensalidade. As bandeiras aceitas são as principais, entre as quais: Elo, Amex, MasterCard, Sodexo, Hiper, Visa, Ticket e outras.

3 – PagSeguro

A PagSeguro tem um diferencial grande em relação a seus concorrentes na questão dos preços: você paga pela máquina de cartão, não existindo taxa de adesão ou mensalidades.

De opções de maquininhas, você encontra a Moderninha Pro (Wi-Fi, chip e Bluetooth), Moderninha Wi-Fi (Wi-Fi e chip), Leitor de crédito para celular (via celular) e Leitor de débito e crédito MINI (via celular).

De bandeiras algumas que são aceitas são: MasterCard, Visa, Elo, Hipercard, Amex e outras.

4 – Payleven

A Payleven tem duas opções: a Mais e a Lite – ambas são conectadas ao celular, via Bluetooth. Assim como a PagSeguro, você tem o custo de máquina, mas não precisa se preocupar com mensalidades e taxa de adesão.

O que negativa a empresa é a aceitação de bandeiras: somente Visa e MasterCard.

5 – Sum Up

Outra empresa bem conhecida é a Sum Up que oferece duas opções também: a Chip (conexão com celular, via entrada de áudio) e a Top (cuja conexão é por celular também, mas via Bluetooth).

Não se paga mensalidades e taxa de adesão, bastando você comprar a maquininha. Além das bandeiras Visa e Mastercard, a Sum Up aceita American Express, Diners e Elo.

6 – IZettle

Com duas opções de maquininhas, a iZettle está no mercado com a Lite (conexão com celular ou tablet que tenha internet, via cabo) ou a Pro (via Bluetooth).

A mesma coisa acontece: você tem o custo de máquina, mas não tem taxa ou mensalidade.

As bandeiras são poucas, apenas Visa e MasterCard.

Quando for adquirir sua máquina de cartão, lembre-se de prezar por uma empresa que tenha um bom suporte técnico do fornecedor contratado, afinal você pode acabar tendo algum imprevisto com a maquininha e necessitar de ajuda especializada.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply