Como se Candidatar ao Jovem Aprendiz? – MG 2019

O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo governo federal para fazer com que o jovem tenha possibilidade de entrar no mercado de trabalho. Por meio de uma cota definida por lei, empresas de médio e grande porte são obrigadas a contratar uma quantidade de jovens para atuarem como aprendizes, o que possibilita um salário e também um aprendizado que poderá servir para o futuro e a carreira do estudante, já que junto com o trabalho é oferecido um curso profissionalizante junto com instituições parceiras. Centenas de empresas mineiras estão com previsão de vagas para 2019, o que abre um grande campo de oportunidades para os jovens.

Podem se candidatar ao programa Jovem Aprendiz rapazes e moças de 14 a 24 anos que estejam estudando, seja no ensino fundamental, médio ou superior. A jornada de trabalho pode ser de quatro a seis horas divididas entre atividades práticas no trabalho e teóricas na entidade conveniada ao Ministério da Educação (MEC). A remuneração tem como base o salário mínimo por hora trabalhada. Além disso, o contrato de trabalho é de no máximo dois anos e é estabelecido dentro da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), com direito a todos os benefícios concedidos aos demais funcionários que se enquadram nessa categoria.

jovem aprendiz

Como se candidatar?

Há várias formas de se concorrer a uma vaga para trabalhar como Jovem Aprendiz. A primeira delas é ficar ligado nas grandes empresas que estão sempre contratando. Elas costumam anunciar em seus canais de comunicação e redes sociais as vagas em aberto e quando elas são dedicadas aos jovens estudantes – além de Jovem Aprendiz, muitas contratam pelo sistema de estágio.

Há também algumas plataformas de emprego que centralizam diversas vagas, inclusive às dedicadas aos jovens aprendizes. Se você realizar buscas periódicas nesses sites, certamente encontrará uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. Um exemplo é o Vagas.com.br, que reúne vagas de todo o estado mineiro (veja aqui). Outro caso é o Indeed, um portal de empregos com uma página dedicada a vagas e oportunidades em Minas Gerais (clique aqui e confira todas as vagas disponíveis).

Um dos principais endereços para quem está atrás de uma colocação profissional, o Infojobs oferece várias oportunidades de emprego para os mineiros. É possível verificar as vagas gratuitamente, embora um sistema pago permita que se candidate a mais empresas interessadas.

Existem ainda outras entidades que atuam especificamente com a contratação de jovens para o mercado de trabalho. É o caso do CIEE, que busca integrar o mundo do trabalho com o ambiente educacional, aproximando os jovens que querem se desenvolver com as empresas que precisam de mão de obra.

Para participar do processo seletivo do CIEE é preciso fazer um cadastro no site do CIEE. Ao entrar na página, clique no botão “Acessar/Cadastrar” no canto superior direito da tela. Uma nova aba do seu navegador se abrirá, com três tipos de acesso: “Estudante”, “Empresas”, Escolas”. Escolha a opção “Estudante” e vá ao cadastro com o seu login e senha. Se você ainda não tiver cadastro, escolha o botão “Estudante – Cadastre-se”. Coloque todos os seus dados, salve o formulário e envie pela plataforma virtual do CIEE. Volte à página principal clique de novo em “Acessar/Cadastrar” e, na sequência, no botão “Estudante”, que abrirá as vagas disponíveis.

Outro site é a ABRE, que também faz a ponte entre trabalhador e empregado, por meio de empregos formais, estágios e Jovem Aprendiz. Para se candidatar a uma oportunidade é preciso fazer um cadastro. Na página principal, vá no canto superior direito e clique no botão “Cadastre-se”. Na página seguinte, escolha a opção “Candidato”. A tela seguinte aparecerá todos os campos para o preenchimento de suas informações, que ficarão armazenadas no portal. Após essa etapa estará habilitado para você pesquisar e se candidatar às vagas.

O portal IEL-MG é outra ferramenta importante para o jovem buscar uma oportunidade para a sua carreira. Ao entrar no site, vá na barra de menu horizontal que fica no alto da tela e escolha a opção “Para Você”. Ao entrar nela há uma série de itens focados no seu desenvolvimento profissional: Desenvolvimento de Carreira SENAI, Estágio, Desenvolvimento da Carreira e outras informações que poderão ser relevantes para você conseguir se tornar Jovem Aprendiz.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply