Como Funciona o Fies? Quem Pode Participar? Como Fazer a Inscrição?

O Fies é um programa de financiamento do Ministério da Educação, voltado ao ensino superior em instituições de Ensino privadas. Serve para estudantes que querem ingressar nas universidades, porém não possuem condições de pagar a mensalidade de forma integral ou parcial. Foi criado em 1999 e está sendo usado até então.

Tanto alunos que acabaram de ingressar na faculdade, como aqueles que já tem algum tipo de auxílio (como o ProUni, por exemplo) podem ingressar no FIES. Apenas existe uma restrição para alunos que possuem o Programa de Crédito Educativo, que era o método de financiamento anterior ao ProUni.

O FIES banca a mensalidade do aluno de forma parcial ou integral nas instituições privadas, segue uma linha de crédito que é paga com juros baixíssimos ao final da formação do aluno. Os financiamentos variam para até 100% do valor da mensalidade, de acordo com o pedido do aluno e crédito aprovado.

Quem Pode Participar?

programa fies

Existem algumas restrições para se cadastrar e ser aprovado no programa de financiamento. Veja o que é necessário:

  • Para ingressar no programa é preciso ter uma renda familiar de no máximo 2,5 salários mínimos por membros.
  • O estudante deve estar cursando ou ter passado no vestibular de uma das instituição Cadastradas no Fies.
  • A instituição deve também ter uma nota positiva no MEC.
  • Desde o ano de 2011 só podem se registrar alunos que fizeram o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
  • É necessário fazer a inscrição no programa, que vamos ensinar aqui.

Como Funciona?

Cerca de 1.150 universidades fazem parte do Fies. O aluno já matriculado, inscrito e aprovado paga uma taxa de até 50 R$ a cada três meses, durante toda sua formação. Após concluir o curso, existe um período de carência de 18 meses, onde não é necessário pagar nada. Esse tempo é fornecido para que o formando consiga achar um emprego com o seu diploma e se prepare para pagar o financiamento do curso.

Quando o período de carência acabar, é feito um cálculo para verificar a taxa de juros e um valor fixo terá que ser pago todos os meses. Essa é a fase de amortização. A taxa de juros é baixa, para seja possível pagá-la. Você pode fazer a simulação no próprio site no MEC. Basta clicar ou copiar e colar no seu navegador a seguinte URL: http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=simulacao

Hoje em dia não existe mais a necessidade de apresentar um fiador para ser aprovado no programa. O contrato é assinado pela Caixa Econômica Federal ou com o Banco do Brasil, conforme a preferência do próprio estudante.

A taxa era de 3,4% do valor financiado. A partir do segundo semestre de 2015, a taxa passou para 6,5% para que o programa pudesse continuar ajudando e financiando outros estudantes. Esse aumento também ocorreu pela situação financeira na qual nosso país se encontra. O período de amortização, ou seja, do pagamento da dívida, é de até três vezes o período de duração regular do curso + 12 meses. O fluxo é contínuo, ou seja, não existe mais um período para inscrição e o aluno pode solicitar o Fies em qualquer etapa do ano.

Como se Inscrever?

Se você corresponde ao perfil necessário para fazer a inscrição no Fies, mas não sabe onde e como se inscrever siga o passo a passo:

  1. Faça a inscrição no Sistema de Seleção do Fies (FIES seleção). Informe todos os dados necessários, como CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido e uma senha de acesso. Após isso será enviado para o e-mail informado a confirmação do cadastro, lembre-se de conferir sempre o lixo eletrônico.
  2. Inscreva-se no SisFies em até 5 dias após receber a divulgação de sua pré-seleção. Nessa etapa que você deve selecionar todos os dados de financiamento que quer contratar.
  3. Valide todas as informações fornecidas através da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA). Essa etapa deve ser feita na instituição de ensino no prazo de 10 dias após a conclusão da inscrição.
  4. Após validar as informações o estudante e seu fiador (caso tenha um) devem comparecer a um agente do Fies em até 10 dias, após o 3º dia útil da validação de sua inscrição pelo CPSA.

E é no ato de inscrição do SisFIES que o estudante escolhe em qual banco e agência prefere fazer o financiamento. Ele pode optar pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply