Como consultar seu IPVA no Detran do DF

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um dos impostos estaduais, que existem com a finalidade de arrecadação de fundos sobre os veículos da população. O pagamento da taxa ao órgão do seu estado é obrigatório em todo território brasileiro. Através do site do Detran do governo do Distrito Federal é possível consultar valores, parcelas, segunda via dos títulos de pagamento, entre outros.

Os veículos inclusos dentro da taxa do IPVA estão os automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões, entre outros. O valor do imposto é diferente de estado para estado, que define o valor da alíquota que será utilizada na hora do cálculo final. Na hora da elaboração da cobrança, também é levado em consideração o valor do automóvel de acordo com a tabela FIPE do ano em vigência e o tipo do veículo a ser taxado.

O do imposto pago pelo contribuinte é endereçado em 50% para o órgão do estado em vigor, neste caso do DF. Com a verba é possível sempre estar realizando obras e manutenções em rodovias e vias públicas do estado.

Como consultar o valor do IPVA?

Descobrir o valor a ser pago referente ao seu IPVA é simples. A busca por informações pode ser feita através da internet, atendimentos em agências bancárias ou até mesmo na própria sede do Detran DF.

Confira abaixo passo a passo de como fazer a consulta do valor do seu IPVA através da internet:

  1. Primeiramente, acesse o site da Secretaria da Fazendo do Distrito Federal (http://www.fazenda.df.gov.br/).
  2. Em seguida, clique na opção “Serviços SEF”.
  3. Após o procedimento anterior, selecione a opção “Cidadão” e em seguida, “IPVA”.
  4. Se você preferir entrar diretamente no site do Detran do Distrito Federal na sessão IPVA, clique no link ao lado (http://www.detran.df.gov.br/consultar-veiculo.html).
  5. Preencha o campo com os números do Renavam do seu veículo (O número do Renavam poderá ser encontrado facilmente no documento de licenciamento do carro, com 11 dígitos entre letras e números).
  6. Selecione o ano de exercício da consulta do seu IPVA (Neste caso, o ano de 2018).
  7. Logo após, você precisa escolher se deseja consultar o DAR em exercício ou o DAR de Dívida Ativa
  8. Após os campos todos preenchidos, basta clicar no botão “Executar” que o site em seguida abrirá todas as informações referentes à sua busca.

Como fazer o pagamento do IPVA?

Tradicionalmente no início do mês de janeiro de cada ano, o contribuinte recebe no endereço cadastrado no banco de dados do Detran um carnê com o valor para pagamento. Você pode realizar o pagamento em diversos pontos do País.

A forma mais prática de quitar a dívida, é através da internet, selecionando o código de barras diretamente do portal da agência bancária. Também podem ser efetuados em casas lotéricas, principais agências bancárias do País (que sejam conveniadas com o órgão específico) e em unidades de autoatendimento.

No documento consta o valor cheio do IPVA, para pagamento à vista (O Distrito Federal aplicou no ano de 2017 o desconto de 5% para os pagamentos à vista) ou em até três parcelas (meses de janeiro, fevereiro e março). Caso a opção de quitação escolhida seja a parcelada, não é aplicado nenhum tipo de desconto.

Esqueci o prazo de pagamento do IPVA? E agora?

Não tem problema. Você poderá fazer o mesmo procedimento no site do Detran do Distrito Federal e selecionar a opção de busca. Dentro da plataforma, você conseguirá emitir uma nova guia e um novo boleto bancário para pagamento online. Ou poderá se dirigir em algum balcão de autoatendimento do Estado.

A desvantagem é a de que se o pagamento atrasar, o contribuinte perde o direito do parcelamento do valor, sendo obrigado a pagar o valor cheio e sem desconto.

Não fiz o pagamento do IPVA. O que acontece?

Caso o contribuinte não esteja em atraso com o órgão público e o imposto do IPVA anual não ter sido liquidado, pode acarretar alguns transtornos, como:

  • Se o pagamento do IPVA não estiver regularizado, será impossível renovar o licenciamento anual do seu veículo.
  • O nome do representante do veículo com imposto atrasado pode ser negativado.
  • O veículo em questão pode ser apreendido a qualquer momento por um órgão fiscalizador de trânsito.
  • Em casos mais extremistas, o veículo em questão poderá ir para leilão.

OBS: lembramos que os únicos veículos que são isentos do pagamento do IPVA são os de entidades beneficentes registradas, portadores de deficiência física, carros oficiais (governo) ou veículos com mais de 20 anos de fabricação e que ainda estão em uso.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply