2 via Coelba – Você pode estar pagando para receber a segunda vida da conta

A segunda via da conta de luz Coelba pode ser retirada em somente 5 minutos online e gratuitamente sem precisar sair de casa. Tudo o que você precisa ter em mãos é  um número de contrato da Coelba – que pode ser consultado em uma fatura antiga .

Retirar a segunda via da conta de luz é necessário principalmente quando o boleto inicial é extraviado ou entra em atraso – quando é preciso atualizar os valores da conta à pagar com inclusão de juros e multas.

Como retirar a segunda vida da conta gratuitamente online

A segunda vida da Conta Coelba só pode ser retirado de forma completamente gratuita se impressa por vias online, onde o processo é automático. Quando essa operação é realizada via telefone é adicionado no valor da conta os custos postais que  a Coelba teve para enviar novamente o documento.

Para evitar que um erro que, muitas vezes não foi seu, seja creditado na sua conta aprenda a fazer a retirada da 2ª via da conta pelo site oficial da empresa.

  1. Acesse a parte de serviços da Coelba (servicos.coelba.com.br);
  2. Clique na opção “2ª vida da conta Coelba”;
  3. Informe a conta de contrato e o código que aparecer na imagem de verificação;
  4. Clique em Autenticar
  5. Pronto, você será redirecionado para as contas relacionadas a sua unidade consumidora, imprima a conta  e realize o pagamento respeitando a da ta de vencimento em uma agência bancária ou utilize o número do boleto para realizar o pagamento via Internet Banking

Atenção: caso você tenha renegociado os valores em atraso de alguma conta é preciso negociar com a Coelba para que esse boleto atualizado lhe seja enviado de alguma forma diferente, como por exemplo pelo seu e-mail.

O boleto da conta de luz Coelba costuma chegar naturalmente na residência por meio de entrega pelos Correios em até 5 dias antes do vencimento da fatura.

Quanto pago de juros pela conta atrasada?

Toda vez que uma conta é atrasada a concessionária de energia cobra um acréscimo de 2% sobre o Importe Total e juros de 1% ao mês. Quem determina essa possibilidade de cobrança é a legislação 414/2010 da ANEEL.

Quando a conta vence em um domingo, sábado ou feriado o pagamento pode ser feito até o primeiro dia útil sem que seja incidido alguma taxa de juro no valor equivalente a cobrança para aquela unidade consumidora.

Caso o pagamento da fatura não seja realizado até a data de vencimento é provável que a distribuidora de energia lhe mande avisos via telefone para lhe alertar sobre o débito. Isso também pode ser feito por SMS.

Cuidado com fraudes! Consumidores denunciam a cobrança de seguro familiar indevidamente em conta de luz

No ano de 2015 para 2016 a Coelba foi denunciada por cobrar serviços de seguro de proteção familiar indevidamente de consumidores que não tinham solicitado o serviço.

Somente em 2014 foram feitos mais de 26 mil cobranças indevidas, sendo que 13.731 delas  foram relacionadas a cobrança de valores adicionais por meio de seguro da proteção familiar – um programa opcional da Coelba.

Há casos de consumidores que pagaram por meses valores mais altos na conta de luz sem saber do acréscimo indevido. Esse valor, se estiver na sua conta, deverá estar informado como adicional com as iniciais de forma abreviada como Prt ou Famil.

Caso você esteja sendo vítima de fraude o primeiro passo é entrar em contato com o Procon da sua região e também com a empresa por meio do telefone oficial: 0800 071 0200.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply